Para garantir o sucesso de qualquer restaurante, é necessário ter uma boa equipe. A comida servida tem grande valor na hora da escolha do cliente, mas sem um atendimento adequado, possivelmente ele não voltará e ainda não indicará o seu estabelecimento a ninguém.
Com um treinamento que gere um bom entrosamento entre os membros da equipe, um atendimento de qualidade e profissionalismo, tudo irá dar mais que certo.
Com isso, fique atento às dicas que preparamos para você alcançar a equipe ideal.
Recrutamento
O primeiro passo é recrutar pessoas para formar a equipe do restaurante, sendo necessário um planejamento na hora da contratação.
Divulgue a vaga com o perfil ideal de funcionário, analise os currículos e marque a entrevista. Durante a entrevista, deixe clara a missão da empresa, seus desafios e possibilidades de crescimento, levando em consideração o estado emocional do candidato, que pode estar nervoso ou ansioso em suas respostas.
É importante ter em mãos o cargo e sua descrição, a definição das funções, as principais informações sobre salário, férias, licenças, promoções e os objetivos do restaurante.
Essa parte do processo precisa ser feita com antecedência, pois o contratado precisará passar por um treinamento para ter conhecimento do cardápio do restaurante, além de ser relevante um tipo de integração entre a equipe.
Treinamentos
Se você quer uma equipe excepcional, precisa treinar os funcionários, seja de forma genérica ou específica, conforme a função.
Para a realização dos treinamentos, é importante ter organizado uma lista que inclua um local com móveis, equipamentos e demais materiais como apostilas, certificados e alimentos quando necessários. Existem alguns tipos de treinamentos como:
Treinamento de integração
Todos os funcionários participam: efetivos, temporários e terceirizados. O principal objetivo é apresentar a empresa.
Treinamento “on-the-job”
Esse treinamento ocorre quando um funcionário novo precisa ser acompanhado por outro mais antigo para que aprenda a executar as suas funções de forma correta. Ele acontece no dia a dia.
Treinamentos obrigatórios
São os exigidos por legislação, encaixam-se aqui os de segurança no trabalho.
Treinamento técnico
É feito quando um funcionário precisa adquirir habilidade ou conhecimento em uma tarefa ou equipamento novo específico.
Treinamento de procedimento
É realizado por todos da equipe que precisam executar uma função específica. Esse tipo de treinamento acontece periodicamente e conforme as alterações de processos.
Treinamento comportamental
Esse tipo de treinamento inclui trabalho em equipe e comunicação. O seu principal objetivo é melhorar o desempenho individual e da equipe.
Treinamento de liderança
Serve para preparar ou aprimorar os que exercem papel de líder de uma função ou equipe.
Atendimento
Um item essencial que pode -e deve! - estar incluso num projeto de equipe excepcional, é o treinamento de atendimento ao cliente. Para este, reservamos um tópico especial, pois existem diversas personalidades que os funcionários do seu restaurante podem encontrar e precisam de uma abordagem específica para garantir a satisfação do cliente:
Cliente agressivo
Se o seu cliente ficar exaltado, mantenha a calma e tome cuidado com a linguagem utilizada. É hora de fazer todo o esforço para evitar erros, checar pedidos, tomar notas e conferir os pratos antes de entregá-los.
Cliente comunicativo
Seja sempre simpático, claro, mas não deixe a conversa estender demais para não prejudicar o atendimento aos demais clientes do estabelecimento.
Cliente tímido
A melhor forma de atender um consumidor tímido é se aproximar, respeitando o seu espaço. Receba de bom grado sugestões de outros funcionários para melhorar o atendimento e, de forma específica, use da simpatia, demonstre disposição e o deixe mais confortável possível.
Deficiente visual
Em primeiro lugar, é necessário ter um cardápio em braile. Dar atenção é muito importante, mas não exceda para não tratar de forma precavida demais, apenas mostre disposição e descreva os pratos detalhadamente, se necessário.
Deficiente físico
A principal preocupação é a circulação do cliente. Ele precisa estar posicionado de forma estratégica para facilitar o tráfego pelo restaurante.
Mantenha sua equipe motivada
Uma equipe motivada produz mais e melhor! Dê valor aos seus funcionários entendendo as suas necessidades e interesses, grau de instrução, formação e fatores que influenciam suas motivações, como histórico familiar e de vida.
Cada pessoa da sua equipe está num determinado momento e vivendo uma situação específica, por isso seja profissional e respeitoso.
Compreenda e cumpra o básico, como necessidades fisiológicas, segurança e reconhecimento. Também estimule a equipe através de desafios, projetos, promoções, encontros e elogios.
Ao iniciar o restaurante cumprindo todas essas etapas, você irá incentivar e motivar a sua equipe de restaurante a crescer com você.
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