Oferecer drinks exclusivos ajuda bares e restaurantes a se destacar da concorrência, conquistar e fidelizar clientes, além de contribuir com suas estratégias de marketing.
As opções alcoólicas e não alcoólicas de bebidas, quando pensadas de um jeito especial, não só completam o cardápio como o deixam ainda mais atrativo. Elas podem ser desenvolvidas até mesmo por gestores e colaboradores.
Para isso, basta criatividade, conhecimento básico dos principais componentes de um coquetel e capacidade de definir quais deles combinam uns com os outros. Também é necessário entender os gostos e interesses de quem frequenta o estabelecimento.
Uma vez criado o drink exclusivo e antes de começar a vendê-lo, vale a pena contar com um especialista em mixologia e, portanto, em formulação de coquetéis para descobrir se a ideia é realmente válida.
Outra possibilidade está em contratar esse profissional e contar com sua expertise para que prepare toda a carta ou o cardápio de bebidas do lugar: a decisão é sua!
De qualquer forma, trouxemos algumas dicas e sugestões para ajudar. Confira!
O que são drinks exclusivos para bares e restaurantes?
Podemos chamar de drinks exclusivos todos aqueles que nenhum outro estabelecimento além do seu está apto a vender, seja porque eles têm ingredientes secretos, por serem feitos a partir de uma receita ainda desconhecida ou por nunca ninguém ter imaginado combinações de seus ingredientes.
Esses drinks podem ter algum tipo de inspiração em coquetéis clássicos e mais pedidos em restaurantes, podem ser bebidas da moda de outros países com adaptações para o Brasil e podem também ser misturas mirabolantes feitas na sua casa e que deram certo.
Eles ainda podem ser criados por algum colaborador do estabelecimento, viu?
De qualquer forma, será importante ter um aval de um especialista no preparo de coquetéis, o profissional conhecido como mixologista, para decidir se a receita faz sentido e cabe no cardápio.
O próprio profissional de mixologia pode, ainda, ser contratado para criar todo o cardápio de bebidas do seu bar ou restaurante se você preferir: uma carta assinada por alguém especial serve para dar ainda mais destaque para o estabelecimento na mídia.
Também ganham a atenção da crítica e do público restaurantes que colocam no cardápio um drink preparado pelo colaborador mais antigo da casa, por exemplo. Tanto quanto aqueles que pensam em uma criação original e gostosa, mesmo que ela não leve o nome de alguém em especial.
Qual a importância de oferecer drinks exclusivos?
Quando um estabelecimento oferece um cardápio de drinks exclusivos aos seus clientes, mostra que se preocupa com os interesses de cada um deles em relação ao que gostam de consumir e que faz investimentos para ser diferente dos outros.
Mas não é só isso!
Veja a seguir uma lista com os sete principais benefícios de coquetéis exclusivos para restaurantes:
- O consumidor vê que é colocado em primeiro lugar.
- Clientes têm uma melhor experiência.
- Foco do restaurante está em seu interesse em se diferenciar.
- O estabelecimento ganha destaque nas redes sociais e em outros meios de comunicação.
- Aumenta o número de divulgações do lugar e do cardápio.
- Aumenta o ticket médio.
- Cresce o valor agregado do negócio.
Bebidas com ou sem álcool são, inclusive, muito requisitadas em eventos, comemorações, reuniões e happy hours depois do trabalho. Então, pense seriamente sobre tê-las no menu.
De que maneira você pode oferecê-los em seu restaurante?
Quando falamos das diferentes formas de oferecer coquetéis aos clientes do seu estabelecimento, tratamos de dois aspectos distintos: primeiro, a maneira como cada coquetel é apresentado ao consumidor e, segundo, a ferramenta utilizada pelos clientes para escolherem alternativas que os agradam.
Pense na apresentação dos seus drinks exclusivos
Coquetéis exclusivos também precisam ser servidos em copos ou taças com o mesmo nível de personalidade da receita de cada um deles, além de trazerem para o consumidor a sensação de personalização e de que o item foi feito com cada detalhe muito bem pensado.
E, por mais que as palavras sejam parecidas, personalidade e personalização são coisas diferentes, viu?
Personalidade: traços próprios que diferenciam coisas ou pessoas. Personalização: ato de tornar individual (personalizar). |
Sendo assim:
- Visite lojas especializadas na venda de louças para restaurantes.
- Escolha duas ou três opções de copos ou taças para experimentar com o seu drink e descobrir em qual ele fica melhor acomodado e apresentado.
- Pense em como será a decoração do copo ou da taça para além do coquetel propriamente dito.
- Explore os ingredientes da receita do drink também fora dele. Por exemplo: se você decidiu colocar pitaya no coquetel, dá para fazer algo na apresentação que envolva a casca da fruta, sua folha ou pelo menos utilizar algum elemento que remeta à sua cor original.
- Faça questão de agradar aos olhos do consumidor antes mesmo de agradar ao paladar.
Lembre-se que, apesar de todo o charme, uma bebida não pode ficar escorrendo para fora do copo ou da taça enquanto o consumidor bebe.
Muito menos ser pesado ou "desengonçado" demais a ponto de não ser possível segurá-lo nem sequer por alguns instantes.
As dicas valem igualmente para restaurantes que vendem em modelo à la carte e rodízio. Também servem para coquetéis alcoólicos e não alcoólicos, viu?
Planeje o oferecimento e venda do drink exclusivo
Agora, quando o assunto é a ferramenta usada pelo estabelecimento para apresentar os coquetéis exclusivos aos consumidores, existe mais de uma opção plausível.
Entre elas estão os cardápios físicos tradicionais, panfletos ou informativos impressos à parte e anexados aos cardápios, tecnologias para restaurantes como menus digitais e totens de autoatendimento, atendentes treinados para esse tipo de venda e por aí vai.
Em meio às alternativas, algumas formas de divulgar essas receitas especiais e transformá-las em atrações para o restaurante, pensando até mesmo no aumento do ticket médio, ganham destaque. É o caso do cardápio digital.
Essa ferramenta existe em formato de tablets que ficam instalados nas mesas do estabelecimento e também como QR Codes que podem ser escaneados pelo celular de cada consumidor.
Esses tipos de cardápio possibilitam, entre outras coisas:
- autoatendimento do cliente;
- atualização imediata do que está ou não disponível para venda;
- inserção ou exclusão de ações promocionais;
- apresentação de novos coquetéis na capa de abertura e também dentro do cardápio; e
- visualização das imagens de pratos e bebidas em alta resolução com clareza e nitidez.
Suas imagens também são apresentadas em tamanho e qualidade maiores quando comparadas com as fotos de cardápios físicos.
Esses são fatores importantíssimos que colaboram com o aumento das vendas em até 40% a partir do momento em que o recurso começa a ser utilizado.
E tem mais! A cartela de bebidas apresentada aos clientes via menu digital pode ser a mesma usada em estratégias de marketing para as redes sociais do restaurante e para a web. Entenda por que no próximo tópico.
Como usar uma cartela de drinks como estratégia de marketing?
A cartela de drinks por si só já é uma estratégia de marketing e branding para restaurantes, desde que enfatize o quanto cada coquetel é inédito e exclusivo e, de alguma forma, transmita através deles a proposta do restaurante, seja com ingredientes, cores ou formas.
Uma vez que ela estiver pronta, para conseguir inseri-la no menu digital do estabelecimento, você vai precisar organizar uma sessão de fotos de todos os coquetéis. E assim a sua divulgação estará completa!
Como você viu anteriormente, as fotos ganham um destaque especial em menus mais modernos e por isso são tão importantes.
Só que essas imagens também podem servir como divulgação do restaurante em sites de busca como o Google e o TripAdvisor e serem publicadas de tempos em tempos nas redes sociais, para que o perfil do seu negócio esteja sempre ativo e atualizado.
Aproveite a sessão de fotos para fazer alguns videozinhos dos seus drinks também - tá aí mais uma coisa que vai render à beça nas redes sociais!
Transforme esses vídeos em um vídeo com cerca de 60 segundos bem editado ou então publique-os separadamente em diferentes posts e mostre:
- preparo de cada coquetel, mesmo sem entregar todos os detalhes;
- montagem dos drinks;
- decoração especial;
- inspirações das receitas e referências;
- informações sobre adição ou não de álcool; e
- equipe servindo bebidas à mesa dos clientes ou em eventos.
Jogue os conteúdos no TikTok do seu restaurante ou no Instagram usando hashtags que estiverem em alta e marcando sua localização. Então, é só esperar os clientes chegarem.
Por falar em marcar a localização, outra maneira de usar a carta de drinks no marketing do seu estabelecimento é incentivar que as pessoas tirem fotos das bebidas que pedirem e publiquem nas próprias redes sociais, sempre marcando o perfil do lugar e/ou sua localização.
Esse incentivo pode acontecer com um desconto no fim da conta ou oferecendo uma sobremesa ou porção grátis, só que, às vezes, eles nem são necessários!
Apenas o fato de o coquetel ser "instagramável", colorido, bonito para a foto e exclusivo, diferente de outros lugares, já faz com que as pessoas publiquem imagens dele sem precisarem de incentivo nenhum.
Essas publicações, além de chamarem a atenção de outros possíveis clientes, também ajudam o estabelecimento a se manter online e ativo nas redes sociais, curtindo e republicando o que for postado cada dia.
E então, bora criar sua carta exclusiva de drinks? Um brinde a isso! Tim-tim!
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