Copa do Mundo: como atrair clientes no seu bar e restaurante?

Ano de Copa do Mundo e você ainda não preparou seu bar ou restaurante para atrair clientes e faturar mais exibindo os jogos? Vem com a gente conferir 6 dicas essenciais para transformar seu espaço no point da Copa e animar a torcida pela nossa seleção!

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Copa do mundo restaurante 2022

Faltando pouco menos de dois meses para a Copa do Mundo 2022, restaurantes e bares se preparam para um esperado aquecimento do setor, que promete alavancar o faturamento de um ano em que o público voltou lentamente a frequentar os espaços, já que a pandemia recuou e as pessoas passaram a se sentir mais confiantes para se reunir e torcer juntos pelo time do coração, afinal, todo mundo quer torcer pela Seleção e o tão sonhado Hexa.

Segundo a Pesquisa Pinion Copa do Mundo 2022, mais de 90% dos brasileiros pretendem assistir aos jogos na companhia de familiares e amigos. O estudo também revela que, comparando com os números de 2018, subiu de 13 para 20% o número de pessoas que declararam intenção de acompanhar as partidas em bares e restaurantes.

Para ajudar os proprietários e gestores que estão pensando em como faturar na Copa aproveitando a magia do evento para atrair mais público, escalamos uma seleção de dicas para seu estabelecimento brilhar em campo e se tornar referência para o público, tornando esse momento ainda mais inesquecível.

6 dicas para atrair clientes na Copa do Mundo 2022

A analista técnica do SEBRAE especializada em food service, Simone Lopes, em entrevista ao G1, já deu o tom para o evento: é hora de “pensar em ações para atrair novos clientes, aumentar o faturamento e, por meio de algumas estratégias, ampliar a base de clientes”.

Se você ainda não começou os preparativos para seu empreendimento entrar de cabeça na torcida pela nossa amarelinha, não se preocupe: ainda há tempo de seguir nossas recomendações e aproveitar a grande festa do futebol mundial.

1.  Faça um planejamento detalhado

A base de uma abordagem bem-sucedida é planejar antecipadamente cada detalhe. O esperado aumento do fluxo de clientes vai demandar alguns ajustes que devem ser alinhados antes do grande dia.

Contate seus fornecedores, elabore as estratégias de marketing, planeje a decoração e a reorganização do espaço e das mesas para comportar mais público e não se esqueça de alinhar tudo com sua equipe, certificando-se que todos estejam prontos para assegurar bons momentos aos clientes.

2.  Amplie a capacidade do seu negócio

Falando sobre seus colaboradores, certamente será necessário fazer novas contratações para o evento. Mais garçons para agilizar os pedidos, reforço na cozinha para preparar os pratos sem atraso e mais caixas ativos para evitar filas na hora de ir embora.

Uma medida que pode ser o grande diferencial no período é variar o horário de funcionamento do espaço. Os jogos ocorrerão às 7h, 10h, 13h e 16h, horário de Brasília. Seria interessante ter uma parte da equipe disponível para atender pela manhã, além de transmitir as reprises dos jogos à noite para o público regular.

3.  Capriche no marketing

O início da Copa está marcado para o dia 20 de novembro e, mesmo parecendo pouco tempo, uma estratégia de marketing bem executada é a chave para atrair o público. Seu cliente precisa saber que o estabelecimento está no espírito da Copa, especialmente se acompanhar esportes não for bem a pegada do seu negócio.

Decore o espaço com as cores da seleção, bandeiras dos países e bandeirolas, inclusive o espaço externo, se o seu ambiente possuir. Divulgue massivamente em redes sociais com forte apelo visual, como o Instagram, e direcione campanhas de e-mail específicas sobre o evento.

4.  Diversifique as abordagens de atendimento

Distribua panfletos em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings e universidades, oferecendo vouchers de descontos para a abertura do evento. Pense nisso como um investimento para trazer o público desde o primeiro dia, causar uma boa impressão e se transformar no melhor ponto para a torcida da sua comunidade.

Organize dias temáticos, especialmente em grandes clássicos e na segunda fase da Copa, oferecendo descontos ou combos promocionais de acordo com o andamento das partidas, ou premiando quem estiver usando as cores das seleções em campo.

Uma ideia interessante é premiar as “torcidas organizadas”: ofereça brindes como torres de chopp, baldes de cerveja ou porções para a mesa que reunir mais gente à caráter para o jogo da vez, criando um atrativo extra com potencial de reunir mais clientes a cada jogo.

Ainda sobre estratégias que visam atrair o público, se seu estabelecimento comportar, crie espaços privativos para atender clientes que desejam assistir aos jogos somente com conhecidos, mas desfrutando das opções do seu cardápio.

5.  Crie um cardápio temático

Já que mencionamos, o cardápio também pode ser um aliado do marketing para atrair mais clientes. Vale oferecer drinks e cervejas especiais dos países que estarão presentes no evento, montar cardápio de petiscos para combinar com as cervejas, assim como disponibilizar pratos típicos, se sua cozinha comportar a adaptação.

Combine as variações do cardápio com a organização dos dias temáticos e não esqueça de divulgar antecipadamente a presença desses pratos no menu, dando ênfase no calendário dos jogos para evitar confusão e eventuais frustrações por parte dos consumidores.

6.  Ofereça uma experiência completa

Por fim, vale relembrar que a grande estrela desse evento é a transmissão dos jogos e ela deve estar impecável para que seus clientes não migrem para estabelecimentos concorrentes no decorrer da Copa.

Certifique-se da qualidade de imagem e som de cada TV ou telão, investindo também na quantidade de equipamentos, estudando a melhor distribuição deles pelo seu espaço. Não deixe de ouvir a opinião do cliente sobre esse tópico e não tenha medo de reorganizar as telas de acordo com a sugestão do público.

A Pesquisa Pinion também apontou que 19% dos brasileiros têm interesse em assistir a todos os jogos (sendo que, na Classe A, os índices chegam a 29%) e cerca de 20 a 30% do público fica ligadinho no pré e no pós-jogo, então, não se limite a transmitir somente algumas partidas.

E então, já consegue sentir o cheirinho do hexa vindo? O time Abrahão está ao seu lado na torcida pela Seleção Brasileira e pelo sucesso do seu negócio.

Aproveite o momento para curtir e divulgar seu bar e restaurante na Copa, oferecendo um atendimento memorável e fidelizando o público para seguir com você em busca de mais conquistas.

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