Desistir do pedido é algo comum e que pode acontecer com qualquer um e, por isso, é preciso saber como cancelar o seu pedido no iFood, seja você cliente ou restaurante.
A opção de cancelamento é válida para ambos, de maneiras diferentes, e é recomendável realizá-la com muita prudência e o quanto antes, visando reduzir os prejuízos para o estabelecimento.
Além disso, o app de delivery faz o reembolso do pedido para o cliente, mesmo que o produto esteja em andamento.
Passo a passo de como cancelar o pedido no iFood para clientes
Primeiro, é preciso ter em mente que para compras realizadas com o cartão de crédito o prazo para reembolso é de três a cinco dias úteis.
Depois, saiba que o iFood realiza o reembolso ao cliente, apenas após uma análise do cancelamento do pedido, de modo que isso não é algo tão simples e nem rápido.
É preciso que o cliente preencha corretamente a aba “Avaliação”, informando o real motivo para o cancelamento da ordem. A análise é feita após o iFood entrar em contato com o restaurante e avaliar o lado do estabelecimento perante o estorno da venda.
Agora que as informações importantes foram esclarecidas, confira o passo a passo e descubra como e onde cancelar o pedido no iFood.
- Abra o app ou o site do iFood (onde você realizou o seu pedido).
- Clique no seu perfil, para que abra o menu.
- Clique em “Pedidos” e, depois, selecione a ordem que você deseja cancelar.
- Clique no botão “Ajuda”.
- Procure pela ferramenta “Quero cancelar meu pedido” e clique em "Seguir".
- O app oferece uma lista de motivos para o cancelamento e você deve selecionar o seu. Após, aperte em “Confirmar”.
- O iFood vai processar o cancelamento e, após alguns minutos, notificará o usuário.
Caso o seu pedido esteja em andamento ou pronto para sair para entrega, o aconselhável é entrar em contato primeiro com o restaurante e, logo após, seguir o passo a passo para desistir do pedido.
Como cancelar pedido não-entregue
Caso o seu pedido tenha sido finalizado e a cobrança concluída, mas você não o recebeu, é possível realizar o cancelamento da ordem, avisando o iFood do ocorrido.
Passo a passo para seguir:
- Abra o app ou o site do iFood e clique no seu perfil.
- Clique em “Pedidos” e selecione o pedido que deseja cancelar.
- Procure a opção “Avaliação”.
- Ao preenchê-la, no quesito “O pedido chegou no tempo informado?”, assinale “Não, atrasou”.
- Abrirá, então, a opção “Selecione o tempo de atraso aproximado”, e você deve escolher “Não foi entregue”.
- Avalie o pedido dando de uma a cinco estrelas. Caso você selecione menos de 5 estrelas (o mais provável), o iFood abrirá uma caixa de sugestão de mudança, assinale “Tempo de Entrega”.
- Na caixa “Deixe um comentário”, explique todo o ocorrido e as informações por escrito, pois o texto será utilizado para que o iFood analise e resolva a situação do seu pedido.
- Por último, avalie o app do iFood e clique no botão “Avaliar”.
Pronto! Seu pedido de cancelamento foi enviado.
O estorno do seu pedido pode ser feito de três a sete dias úteis, se o pagamento tiver sido feito com cartão de crédito, como mencionado anteriormente, e o valor do seu pedido aparecerá como crédito na sua próxima fatura.
Se o pagamento tiver sido por outra forma, o prazo pode ser de três a sete dias úteis.
É válido informar que em algumas situações o iFood entra em contato com o usuário e solicita que a negociação de estorno seja realizada diretamente com o estabelecimento.
Por isso, após o cancelamento, fique de olho no seu e-mail ou no app, para checar as notificações recebidas.
Como restaurantes podem cancelar pedido no iFood
Quando o restaurante é notificado com uma nova ordem, existe a opção da não-aceitação do pedido por sua parte e é somente nesta etapa que o pedido pode ser cancelado de forma simples.
Caso a ordem seja confirmada, o processo é um pouco mais complicado, na verdade mais demorado, pois o iFood não permite que o cancelamento seja realizado de maneira automática.
Passo a passo para seguir:
- Após a confirmação do pedido, acesse o site do iFood e preencha suas informações de login. Depois, clique em "Entrar".
- Será necessário realizar o contato via e-mail com a empresa.
- No e-mail, informe corretamente o número do pedido e todos os detalhes referentes ao motivo do cancelamento da ordem.
- Seu caso será analisado e é preciso esperar pela resposta da empresa.
Pela demora na análise, a melhor opção é entrar em contato com o cliente e informar o motivo do cancelamento por sua parte para, somente depois, efetuar o cancelamento através do iFood.
Esta demora se dá ao fato de que o iFood cobra uma taxa de serviço por vendas efetuadas e por isso a análise do cancelamento precisa ser realizada de maneira minuciosa, pois pode haver fraude por parte do estabelecimento, que deseja cancelar a ordem apenas para não cumprir com o pagamento da taxa de serviço.
E aí, ficou com mais algumas dúvidas? Deixe-as nos comentários, assim podemos saber qual conteúdo produzir para ajudar a solucioná-las.
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