Para administrar um restaurante de sucesso é preciso ir muito além da comida de qualidade, apesar de esse ser um item fundamental.
Trabalhando um conjunto de ótimos pratos com ótimo atendimento, a chance de fidelidade por parte do cliente pode atingir níveis altíssimos.
Um gerente deve estar atento a todos os processos, pois cada parte que integra o restaurante é de grande importância.
Porém, o atendimento é um dos fatores que mais recebem críticas, precisando ganhar atenção especial para oferecer ao cliente uma experiência positiva completa.
Pensando em soluções para otimizar o serviço da equipe do restaurante, vamos conhecer algumas ações e estratégias para fidelizar clientes em um restaurante que podem ser colocadas em prática de forma imediata.
1. Não deixe o cliente esperando
Ao entrar em um restaurante, não há nada mais desagradável do que ficar aguardando, seja por uma mesa, pelo pedido ou pela conta.
Um local onde os clientes estão sempre esperando não é atrativo, não terá sua fidelidade e nem será recomendado para amigos e conhecidos.
Para que esse tipo de situação não aconteça, tenha no restaurante o número suficiente de funcionários em suas funções.
Outra solução que possibilita ter um número ideal de funcionários, enquanto diminui a espera do cliente, é a utilização do cardápio digital.
Com ele, o pedido pode ser realizado de forma imediata e vai direto para a cozinha, para ser preparado imediatamente e sem a necessidade de intervenção do garçom.
2. Gentileza sempre
A gentileza e a paciência devem ser estimuladas, começando pela equipe. Nada mais constrangedor do que presenciar atitudes de falta de respeito entre os próprios funcionários.
Além disso, todas as pessoas que entrarem no restaurante devem ser recebidas com um sorriso e atendidas de forma única.
É necessário ter boa vontade para explicar o cardápio, atenção para ouvir os pedidos e paciência para lidar com aborrecimentos e reclamações.
3. Paciência constante
Com clientes difíceis, a melhor estratégia é manter a calma e ouvir com toda atenção, mesmo que ele esteja sendo agressivo ou injusto.
Continue paciente e respeitoso, pois qualquer indício de irritação de sua parte pode piorar a situação.
A melhor forma de resolver é tentar solucionar o problema diretamente com o consumidor de forma imediata, para que ele não saia do restaurante insatisfeito e espalhe comentários negativos sobre o seu negócio.
4. Desenvolva programas de fidelização e promoções especiais
Os programas de fidelidade são uma excelente forma de garantir benefícios para o cliente - e com certeza será um sucesso entre eles.
Promoções também são bem-vindas, principalmente em datas especiais e comemorativas, como aniversários. Uma dica é oferecer descontos para aniversariantes ou sobremesa para casais em datas como dia dos namorados.
Descontos especiais e pratos gratuitos são os mais queridos e apreciados. Toda ação que incentive a indicação do seu restaurante deve ser usada para promover e fidelizar também novos clientes.
Lembre-se de realizar cálculos que permitam oferecer descontos e brindes, de acordo com os custos da sua empresa e dentro do orçamento possível, assim ninguém sairá no prejuízo.
E lembre-se: a ordem aqui é chamar atenção, então pode ser criativo!
5. Incentive o feedback dos clientes
O primeiro passo para receber um feedback é perguntar se a comida estava boa, se o prato chegou como esperado, se o garçom foi cordial e quaisquer outras perguntas que possam impactar a experiência do seu cliente.
A sua preocupação com a qualidade do que oferece será vista de forma positiva pelo seu cliente.
Já para realizar uma pesquisa de satisfação, você pode ter um formulário junto ao caixa, entregar um questionário junto à conta ou, se você utiliza o cardápio digital, utilizar a área inteiramente dedicada para realizar essa pesquisa, de forma espontânea.
Lembre-se de ser claro nas suas perguntas e disponibilizar respostas objetivas, como “sim” e “não”, pois a facilidade e rapidez em apenas assinalar uma questão estimula o consumidor a responder.
Utilize as respostas dos clientes para analisar e comparar o que precisa melhorar dentro do restaurante, preparando adaptações e mudanças necessárias. O que for positivo deve ser mantido e levar ainda mais destaque e reconhecimento.
Estratégia Bônus: treine sua equipe
Mesmo que a sua equipe seja formada por profissionais qualificados e experientes, realizar um treinamento de atendimento ao cliente de tempos em tempos irá prepará-la de forma específica, de acordo com a cultura e normas da sua empresa.
Além de apresentar a empresa, treine os processos internos, o menu, as formas de combinar pratos e bebidas, dicas e modelos de atendimento, técnicas de venda, lições de etiqueta e sobre a importância de manter o respeito e cordialidade com os membros da equipe e com os clientes.
O ideal é criar um manual de atendimento ao cliente para o restaurante, para ajudar a estabelecer um padrão voltado para as estratégias que foram pensadas no público do seu negócio.
Além disso, treinamentos que renovem as ideias de como atender um cliente no restaurante, estudos de atualização do cardápio e outras formas de estimular o trabalho do colaborador, atualizando-o, precisam entrar na rotina.
Aproveite o espaço para ouvir as ideias que os garçons e demais atendentes têm a oferecer, até porque são eles que mais possuem contato com os clientes e podem saber como agradá-los.
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