Layout de Restaurante: como tornar seu espaço mais eficiente e funcional

Está pensando em mudar o seu layout de restaurante? Confira aqui as dicas para torná-lo mais eficiente e aumentar seus lucros!

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layout de restaurante funcional

Todo dono de restaurante sonha em ver o salão cheio e todos os clientes consumindo e satisfeitos, afinal esse é o objetivo do negócio. Para que isso aconteça sem problemas, é necessário manter o foco na organização do local onde o seu restaurante funciona.

Ele precisa ser funcional e confortável tanto para os clientes aproveitarem suas refeição quanto para os atendentes transitarem entre as mesas sem esbarrar em ninguém.

Dito isto, como é possível encontrar um equilíbrio entre a satisfação do cliente e a funcionalidade para o garçom? Organizar o layout de restaurante é uma ótima opção.

Fazer bom uso do espaço que você tem disponível pode ser desafiador, então para você se sentir seguro nas suas escolhas, seguem algumas dicas de como aumentar o lucro e o consumo no restaurante simplesmente ao otimizar a organização de mesas e cadeiras.

A ideia por trás de fazer esse rearranjo de mesas e cadeiras se dá porque, a cada ano que passa, os custos de operação para restaurantes aumentam. Logo, também aumenta a vontade de colocar mais clientes dentro do estabelecimento e aumentar o consumo de produtos.

Como tudo na vida, há uma ciência por trás da estratégia de lugares que pode ajudar você a escolher qual a melhor maneira de organizar seu restaurante.

Antes de mais nada…

O dono do restaurante precisa entender dois fatores principais: qual o seu público alvo e o que os clientes buscam no seu estabelecimento.

Se o local em questão serve comidas estilo fast-food, os clientes tendem a passar menos tempo dentro do local, afinal eles querem apenas comer e seguir a vida. Um restaurante mais requintado, ao contrário, é feito para o cliente ter uma verdadeira experiência gastronômica - logo, ele passará mais tempo dentro do estabelecimento.

A partir disso, será possível escolher a estratégia certa a ser aplicada na organização de assentos. Mais do que isso, deve-se manter em mente também como o arranjo de mesas irá ajudar na rotatividade de clientes e aumento de consumo (e lucros).

Tamanho do restaurante

O ideal é que o restaurante reserve de 60% a 70% do tamanho total do local para o salão, sendo o restante dividido entre a cozinha, estoque e banheiros. A partir disso, você precisa calcular qual a capacidade máxima do seu espaço, o número de pessoas por metro quadrado.

Tamanho de mesas e cadeiras

O ideal é que os clientes recebam, no mínimo, 3 metros quadrados por pessoa. Mas, claro, o tamanho das mesas e cadeiras pode variar de acordo com o conceito do restaurante - assim como levando em consideração o estilo de comida e pratos que são servidos.

De maneira geral, as mesas precisam encontrar um equilíbrio de tamanho ideal já que, se forem muito pequenas, os clientes poderão se sentir desconfortáveis e ir embora mais rápido. Porém, se forem muito grandes, você pode deixar de aumentar seus lucros por não ter espaço suficiente para portar mais clientes ao mesmo tempo.

Controle de rotatividade

Otimizar o tamanho e posicionamento de mesas e cadeiras dentro do salão do seu restaurante pode fazer com que haja uma maior rotatividade de clientes. Mas para garantir que isso esteja mesmo acontecendo e que o seu faturamento esteja realmente crescendo com isso, você precisa ter um bom controle e sistema de relatórios para entender os padrões que acontecem no dia a dia do seu negócio.

Caso você ainda não tenha um bom sistema para restaurantes, está na hora de investir em um. Não apenas será útil para ter um controle melhor da rotatividade de mesas, mas também de todos os processos que ocorrem dentro do restaurante.

Dica: Claramente, ter uma boa rotatividade é importante, mas às vezes compensa mais focar em estratégias para aumentar o consumo do cliente no tempo de permanência médio que o seu restaurante já tem.

Estratégias de posicionamento

Primeiro você precisa definir se o seu restaurante é um local onde os clientes chegam e vão até as mesas que escolhem ou se eles são guiados até a mesa por um(a) recepcionista. Se for a primeira opção, você precisa ter em mente que os clientes normalmente se posicionam perto de janelas, de paredes decoradas ou de paredes divisórias.

Estilos de mesa e cadeiras

Há três tipos principais de estilo de mesas e cadeiras que podem ser utilizados dentro do seu restaurante e cada um deles tem suas vantagens e desvantagens.

Mesas de banquete

mesa de banquete

Uma mesa único ao longo da parede com cadeiras do lado oposto. As mesas de banquete podem proporcionar, por exemplo, um ambiente confortável para grandes grupos se reunirem e fazerem suas festas no local. Porém, pode ser desconfortável para dois casais desconhecidos sentarem lado a lado na mesma banco sem nenhuma divisória.

Cabines

mesa de cabines

As cabines (booths) são mesas cercadas por um banco alto que também funciona como parede divisória. Consideradas uma ótima opção para investir, pois traz mais privacidade e, consequentemente, mais conforto para o cliente. Por conta disso, eles tendem a passar mais tempo dentro do local e também a consumir mais.

Mesas tradicionais

mesa tradicionais

As mesas tradicionais são tradicionais por um motivo, não é mesmo? Geralmente uma mesa com duas ou mais cadeiras (podendo ter no máximo quatro cadeiras). Elas são a maneira mais simples e prática de acomodar clientes no seu restaurante! Se forem colocadas perto de janelas e paredes decoradas, como mencionado anteriormente, elas sempre farão sucesso.

Vale ressaltar

Todo restaurante terá um conceito diferente dos competidores, ainda que por poucos detalhes. Uma vez que você tenha o controle sobre todos os processos do mesmo, também será possível determinar muitos outros aspectos, tais como o potencial de vendas para cada dia da semana - o que ajudará a melhorar a administração financeira, assim como o controle de estoque e horários da equipe de funcionários.

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