Quanto cobrar pelo café no restaurante: guia de precificação

Neste guia rápido, você vai descobrir o que é essencial para calcular quanto cobrar num café do seu restaurante. Leia agora!

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Um homem sorridente e uma mulher compartilhando uma xícara de café em um ambiente aconchegante. Eles estão desfrutando de um momento alegre juntos.

Para decidir quanto cobrar pelo café que você serve no seu restaurante, considere quanto você gasta para preparar e servir a bebida e acrescente ao montante a sua margem de lucro.

Só não se esqueça de que o preço final do produto também pode variar de acordo com a localidade do estabelecimento e a quantia praticada pela concorrência.

Já anota aí: ao redor do país como um todo, o cafézinho de restaurante custa entre R$ 2,50 a R$ 10 na maioria das situações.

Equilibre seus gastos com o preço que o cliente está disposto a pagar e ainda considere a oferta da experiência gastronômica, não só da bebida. Chega mais porque, neste artigo, estão todas as orientações necessárias para você arrasar na missão! 

Como definir preço do café no cardápio de restaurante em 5 etapas

A precificação de cafés em restaurantes envolve análise de mercado e dos custos envolvidos no preparo e serviço do produto. Esse cálculo precisa garantir que o valor final do item cubra todas as despesas do estabelecimento e ainda traga lucro para o caixa.

Ao fazer as contas, considere o perfil do seu público-alvo e quanto essa turma está disposta a pagar pela bebida. Estude a concorrência, averigue se os consumidores gostariam do acompanhamento de um biscoitinho ou de um copo pequeno de água com gás etc.

Cada detalhe conta, afinal, nenhum cafezinho é igual ao outro, e o valor agregado do seu pode impactar na decisão dos fregueses de não recorrerem à concorrência.

1. Pesquise o mercado local

Um ponto importante da sua precificação é a pesquisa do mercado local, ou seja, dos valores e da forma de servir café de outros restaurantes como o seu – ou, pelo menos, na mesma região que o seu.

A partir dessa análise, você entende do que o cliente faz questão e do que não faz e o que falta em outros estabelecimentos que você pode oferecer por aí.

Além disso, mais do que se posicionar melhor diante da concorrência, a pesquisa permite que você evite cobrar valores absurdos ou se prejudicar com preços baixos demais.

2. Sirva diferenciais – e cobre por eles

Considere o valor agregado do seu café quando for calcular o preço final e leve em conta os benefícios e diferenciais entregues ao consumidor tanto no pedido quanto no consumo da bebida, como:

  • origem especial dos grãos;
  • método de preparo manual;
  • ambiente confortável;
  • acompanhamentos;
  • etc.

Se você transforma um momento simples em uma experiência de verdade, seu cliente estará disposto a pagar e ainda deve voltar para repetir a dose!

3. Calcule o custo da produção 

Cumpridas as primeiras etapas, calcule o custo da produção do café, por mais simples que o processo seja, pois ele vai servir como bússola da precificação, afinal, sem considerar gastos fixos e variáveis, você não chega a lugar algum!

Todos os ingredientes usados na bebida e valores das despesas com água, energia elétrica, compra e manutenção de equipamentos e mão de obra, dentre outras, entram na conta.

Você deve cobrir essas despesas, não a partir da definição de um preço que lhe pareça justo, mas de forma estratégica e calculada. Aí, some a margem de lucro.

4. Estabeleça sua margem de lucro

Some as despesas fixas e variáveis do preparo do café no seu restaurante a uma porcentagem adicional calculada justamente sobre essas despesas para obter a sua precificação com margem de lucro. 

Alguns restaurantes cobram até 400% do valor do investimento de produção no cafezinho vendido para o consumidor final, ou seja, gastam R$ 2 para preparar e servir o item e cobram R$ 8 na venda. Senão mais!

Reforçamos: tudo vai depender da localização, do público, da bebida e do serviço propriamente ditos.

5. Defina e teste o valor

Com base em tudo o que você viu até aqui, ao calcular custo e preço de venda do café, se o seu restaurante gastar, por exemplo, R$ 35 para preparar 1 litro da bebida, e você tiver como objetivo lucrar pelo menos 40% na venda desse litro inteiro, a precificação do produto final ficará em:

R$ 35 + (40% de R$ 35) =
R$ 35 + R$ 14 =
R$ 49

Uma xícara de R$ 100 mL de café, portanto, poderá ser vendida a R$ 4,90. 

Faça testes do valor e colete feedbacks para saber se ele está adequado ou precisa de reajustes!

Quando reajustar preço do café num restaurante?

Pode ser que você determine uma precificação para o seu cafezinho e perceba que ela está abaixo ou acima do praticado pelo mercado ou do adequado para o tipo de produto e serviço oferecidos. Esse será um motivo para reajuste.

Bebidas cujo preparo é mais delicado ou complexo também podem ser mais caras, assim como aqueles tipos de café que levam ingredientes premium.

Ainda, fatores que influenciam no preço do café em saca impactam na cobrança ao cliente final! Anote-os para monitorar cada um deles bem de pertinho.

  • Oferta e demanda
  • Qualidade do grão
  • Tipo de torra
  • País de origem
  • Eventos climáticos
  • Sazonalidade

Chegou à conclusão de que é hora da mudança? Talvez caiba experimentar outra estratégia.

Melhores estratégias de preço para bebidas quentes 

Caso esteja buscando inspiração, o quadro abaixo serve como guia para precificar bebidas quentes em restaurantes.

Estratégia Estabelecimentos
que usam
Como funciona
Preço premium (mais alto do que o praticado pela concorrência) Marcas de alto padrão, restaurantes chiques, cafeterias artesanais e similares Ingredientes selecionados e produtos de alta qualidade
Desconto por volume Restaurantes e outros estabelecimentos que precisam girar o estoque e/ou querem evitar desperdícios Quanto maior o volume da compra, maior o desconto
Custo agregado à percepção do cliente Lojas que querem cobrir gastos operacionais e lucrar com a venda dos produtos Produto vendido pelo preço que vale na visão do consumidor, mas preço ultrapassa o valor das despesas
Preço dinâmico Estabelecimentos que ajustam preços frequentemente por causa de fatores internos ou externos Restaurantes com cardápios digitais que podem ajustar preços em tempo real tendem a se beneficiar
Preço isca Todo e qualquer estabelecimento cujo cardápio seja visualizado por inteiro numa mesma olhada Entre um item de maior valor e um item de menor valor, posiciona-se um item de valor intermediário cuja venda é benéfica para o CMV do restaurante

Seja adepto(a) também de programas de fidelidade e faça com que os clientes se sintam ainda mais valorizados e especiais. De quebra, ganhe espaço até nas redes sociais e no ambiente digital.

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