A gestão de produtos é fundamental para o sucesso de um restaurante porque garante que o estabelecimento esteja oferecendo exatamente o que o cliente procura, com máxima qualidade e agilidade, e ajuda a evitar desperdícios ligados a problemas com o estoque, por exemplo.
Não basta uma hamburgueria só divulgar os produtos nas redes sociais e publicar fotos do sanduíche mais pedido se, quando o freguês chegar para consumir, o garçom vai precisar dizer que os insumos acabaram e a receita não pode ser preparada!
A gestão ajuda o estabelecimento a ter todos os ingredientes em estoque, controlar melhor suas vendas e até administrar melhor o fluxo de caixa, além de construir e manter uma boa relação com os consumidores.
Faça a sua seguindo as dicas deste artigo e, como “consequência”, aumente seu faturamento!
O que é gestão de produtos em restaurantes?
A gestão de produtos é a definição e aplicação de um conjunto de práticas voltadas para o planejamento, a organização e o acompanhamento do ciclo de vida das matérias-primas usadas na produção das receitas de um restaurante, bem como do ciclo de vida dos próprios produtos finais, vendidos aos consumidores.
Ela acontece desde a chegada dos insumos, entregues pelos fornecedores, até a hora que o freguês fecha a conta, ou seja, envolve o cuidado com o planejamento de cardápio, o controle de estoque do restaurante depois de cada dia, semana ou mês trabalhados e a análise do desempenho das vendas.
Imagine que o dono da hamburgueria mencionada na introdução deste artigo extraia os relatórios do cardápio digital do restaurante e perceba que um hambúrguer em específico tem alta da procura aos finais de semana… Com essa informação, ele pode reforçar o estoque sem correr riscos de desperdício!
A gestão de produtos, portanto, serve para levar mais eficiência operacional aos estabelecimentos, reduzir custos, garantir a produção das receitas dentro dos padrões de qualidade e melhorar a experiência do cliente. Principalmente quando tem como aliada a tecnologia voltada ao cotidiano de restaurantes.
Maiores provas de que a gestão de produtos é importante
Quem já se dedicou a melhorar a gestão de insumos e produtos dentro de um restaurante pode garantir: ela é importante porque evita problemas que podem afetar diretamente o desempenho do estabelecimento e a reputação que ele tem no mercado.
- Problemas operacionais caem drasticamente: com o estoque sempre sob controle, os gestores e chefs não correm mais o risco de ficar sem algum ingrediente no meio da operação, mesmo nos dias mais movimentados.
- Melhora a experiência do cliente e aumenta a taxa de retenção: operações sem atrasos e sem frustrações ou pedidos de desculpas pela ausência de determinado produto garantem a satisfação dos clientes e aumentam as chances de fidelização.
- Desperdícios são reduzidos: um controle preciso dos insumos minimiza perdas de alimentos que vão pro lixo por terem estragado ou ficado fora da validade e diminui custos desnecessários ligados ao desperdício.
- Gestores tomam decisões muito mais estratégicas: com relatórios claros de vendas e controle preciso de estoque, fica mais fácil para os donos dos restaurantes planejar promoções, fazer mudanças no menu e identificar tendências de consumo, adequando-se aos novos hábitos dos consumidores.
- Aumenta a quantidade de dinheiro em caixa: ajustando o cardápio e as compras com base nos itens que mais vendem, o restaurante pára de desperdiçar um dinheiro que seria importante manter em caixa com compras desnecessárias.
Além disso, a queda dos problemas operacionais, a melhora da experiência e as decisões estratégicas impactam diretamente no crescimento da lucratividade da marca.
Como fazer a gestão de produtos? 5 dicas para quem quer arrasar!
Fazer uma boa gestão de produtos pode parecer desafiador, mas com organização, planejamento e as ferramentas certas, tudo fica mais fácil. Vá entendendo quais são suas atividades dentro do contexto (planejamento, controle físico do estoque, avaliação de relatórios e tomadas de decisões) e descubra quais movimentos fazer para usufruir das oportunidades que aparecerem.
Aceita dicas?
1. Planeje melhor suas compras
Isso inclui pesquisa de mercado para restaurante, avaliação das negociações com fornecedores e definição do que fica ou não no menu a partir da chamada “engenharia de cardápio”, bem como uma análise ou previsão cautelosa da demanda por parte dos consumidores.
Nesse momento, pode ser valioso conversar com outros gestores que já tenham passado por situações semelhantes, assim como levar em conta questões como a sazonalidade e os altos e baixos do foodservice baseados em férias, feriados, datas comemorativas etc.
2. Preze pelo controle físico do estoque
O controle nada mais é do que a atividade de monitoramento de entradas e saídas tanto do estoque seco quanto das geladeiras ou câmaras frias para garantir que não faltem insumos e que não haja excessos, e estar presente quando ele acontece pode fazer toda a diferença.
Se você optar por designar alguém para fazê-la, precisa definir quem, de quanto em quanto tempo ela vai acontecer e como serão registradas as checagens. Vale usar sistemas ERP ou automações similares!
3. Use a tecnologia de acordo com suas necessidades
Seja para automatizar 100% algum processo, para tornar o controle mais rápido ou mais assertivo, conte com sistemas especializados desenvolvidos exclusivamente para o food service. Algumas soluções de gestão podem até ser integradas a cardápios digitais para você conseguir atualizar entradas e saídas em tempo real.
4. Treine a sua equipe para se envolver na gestão também
Um time bem preparado faz toda a diferença não só no atendimento ou na produção, mas na gestão dos insumos, portanto, ensine sua equipe a registrar entradas e saídas no sistema, mostre para eles a importância dos números que aparecem nos relatórios e insista que todos sigam os procedimentos operacionais padrões do restaurante.
Tudo isso impacta no estoque e nas vendas.
5. Avalie os resultados periodicamente
A partir de relatórios, avalie constantemente o desempenho das vendas e faça uma análise cautelosa dos números registrados durante as etapas anteriores para a identificação de oportunidades de melhorias.
Acompanhe os indicadores-chave de desempenho escolhidos por você para monitorar o sucesso do seu restaurante, como giro de estoque, margem de lucro, itens mais vendidos etc.: os dados ajudam a identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.
Você vai perceber que as análises levarão, novamente, a um planejamento de compras, a adequações no controle físico do estoque, à atualização do treinamento da equipe e até podem influenciar na sua escolha por novas tecnologias de gestão, então, o movimento será sempre cíclico!
E, a cada volta completa, seu restaurante estará sendo transformado para melhor.
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