O pagamento por aproximação, feito através de cartões mais modernos ou de carteiras digitais, por exemplo, oferece mais rapidez, segurança e praticidade para restaurantes e clientes, tornando-se um diferencial e melhorando a experiência de consumo.
Esse tipo de pagamento não depende sequer da digitação de senha para valores abaixo de um limite pré-estabelecido, por isso, contribui para a higiene, além de reduzir as filas no caixa e agilizar o atendimento.
E implementá-lo não tem segredos, viu? Este artigo explica como agir e se a alternativa vale mesmo a pena. Leia agora!
O que é e como acontece o pagamento por aproximação?
O pagamento por aproximação, também conhecido como “contactless” (sem contato), é uma transação financeira feita através de tecnologias sem a necessidade de inserção de cartões em maquininhas e de digitação de senha, por exemplo.
Através da comunicação por campo de proximidade (NFC), os consumidores de estabelecimentos diversos em todo o mundo, hoje em dia, pagam contas apenas aproximando seus dispositivos móveis ou relógios de um terminal compatível.
Nesses dispositivos, estão instaladas as carteiras digitais dos consumidores e aplicativos como Google Pay e Apple Pay, então, em questão de segundos, fica concluída a transação.
Pagamentos por aproximação através de tecnologia NFC no Brasil cresceram mais de 50% entre 2023 e 2024, mantendo-se no topo de tendências de pagamento no setor alimentício e, praticamente, tornando-se um imperativo para bares e restaurantes que querem vender mais.
Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS).
Quais os benefícios do pagamento contactless em restaurantes?
Com a adesão impulsionada por um alinhamento maior às expectativas e os hábitos dos consumidores e pela necessidade inovação nos bares e restaurantes para que se destaquem frente à concorrência, o pagamento sem contato tem vantagens que vão desde a agilidade até a segurança de dados, passando pela higiene.
Confira-as na lista adiante.
9 vantagens do pagamento sem contato para você conhecer
- Agilidade e eficiência
- Menos erros no atendimento e nas cobranças
- Redução de filas nos caixas
- Mais eficiência operacional e maior giro de mesas
- Segurança garantida nos pagamentos
- Higiene, pois não há digitação de senha* ou manuseio de cartões ou cédulas
- Pagamentos internacionais facilitados
- Satisfação do cliente e melhor experiência
- Inovação e conveniência no DNA do estabelecimento
*O valor máximo para compras por aproximação sem a necessidade de senha é definido pela instituição vinculada ao cartão ou à carteira digital de cada consumidor; esse valor somente pode ser alterado pelo proprietário da forma de pagamento.
Está na hora de adotar a inovação por aí, não?
Como aceitar pagamento por aproximação: dicas importantes
Se você entende que agora é hora de implementar uma tecnologia no seu restaurante voltada aos acerto mais fácil de contas após o consumo, a principal dica é adotar, de vez, uma automatização que vai do pedido ao pagamento, ou seja, por um cardápio digital em que a alternativa “pagamento sem contato” já venha ativada.
Além de garantir dinheiro entrando rapidamente no seu caixa e todos os benefícios conhecidos anteriormente, você ainda aumenta seu ticket médio com vendas sugestivas e as chances de fidelização dos clientes, enquanto reduz problemas na operação como um todo e gastos com freelancers!
Outra opção é conversar com quem opera suas maquininhas de cartão para verificar a existência da tecnologia de NFC nelas para começar a aceitar o contactless.
Independentemente da escolha, certifique-se de sempre conseguir garantir que seus terminais de pagamento sejam seguros e estejam de acordo com os padrões que levam o nome de “PCI-DSS” (Payment Card Industry Data Security Standard) e que suas conexões de rede sejam criptografadas para minimizar o risco de interceptação de dados, fraudes e roubos.
Deixe seu comentário