Como montar restaurante mexicano deliciosamente apimentado

Confira os principais passos para montar um restaurante mexicano de sucesso e descubra porquê investir nessa categoria de estabelecimento!

Compartilhe

Montar e abrir um restaurante mexicano não tem a ver só com entender das comidas típicas do país, mas também com cuidar de detalhes, como os equipamentos, a escolha do endereço, a obtenção de licenças de abertura etc.

Atenção também à construção do menu para agradar tanto os paladares que gostam de um sabor mais apimentado quanto aqueles que, apesar de adorarem comida mexicana, tentam fugir da pimenta.

E para conseguir atender pessoas de todas as idades!

Precisando de ajuda para entrar em ação? ¡Órale! – Ok! Acompanhe as dicas deste artigo.

Como abrir um restaurante mexicano?

Para montar um restaurante de comida mexicana, além de pensar no cardápio e trazer receitas conhecidas, bem como alternativas de pratos e bebidas capazes de agradar diversas pessoas, você vai precisar dedicar sua atenção a toda parte estrutural – equipamentos, instalações, ponto comercial – e também à gestão de insumos e financeira.

Faça um bom plano de negócios, agarrando-se às dicas trazidas adiante.

9 dicas para ter um restaurante mexicano

Da localização ao marketing, é fundamental tirar do papel algumas orientações trazidas por especialistas para caminhar rumo ao sucesso. Confira-as!

1. Escolha uma boa localização

Saiba que escolher um ponto comercial para restaurante impacta diretamente nas vendas. Mesmo sendo charmosas e seguras, ruas com pouca movimentação podem levar seu movimento às ruínas. Da mesma forma, bairros com muitos restaurantes, um atrás do outro, ou com estabelecimentos parecidos, talvez não sejam a melhor alternativa.

Cuidado com a concorrência em excesso e considere um local de boa visibilidade e fácil acesso. Pense também no plano diretor da sua cidade – aquele documento que orienta a ocupação dos terrenos! – para saber em quais horários o estabelecimento poderá funcionar, por exemplo.

2. Obtenha as licenças e permissões

As licenças necessárias para abrir restaurante não são opcionais, mas obrigatórias, e é aconselhado providenciá-las antes mesmo da inauguração.

Aproveite que você vai se dedicar à reunião de documentos e às conversas com órgãos fiscalizadores responsáveis e já providencie também checklists de higiene pessoal dos colaboradores, Procedimentos Operacionais Padrões (POPs), planilhas de recebimento de insumos e de controle diário da gestão de estoque, manuais de boas práticas, registros dos prazos de manutenção e/ou calibração de equipamentos, cronograma de troca de filtros e um contrato com uma dedetizadora especializada.

3. Estude restaurantes em funcionamento

Seja conversando com outros gestores de restaurantes mexicanos ou visitando estabelecimentos como cliente oculto(a), estude o que está bom e o que pode melhorar, além de identificar diferenciais não explorados nestes espaços já em funcionamento para tentar explorá-los no seu negócio.

Sabe o que mais pode ser legal? Bater um papo com quem entenda da culinária mexicana, mas conheça os gostos e hábitos dos brasileiros! Isso é útil inclusive para definir as opções do seu cardápio.

4. Escolha bem as receitas

Inclua no seu cardápio mexicano uma variedade de pratos da culinária mexicana – tacos, burritos, guacamole e quesadillas não podem faltar! –, mas procure ir além e trazer opções que agradem pessoas mais seletivas (batatas-fritas e similares) ao mesmo tempo que apresenta receitas curiosas e talvez menos conhecidas, como as de tamales, cochinita pibil, chiles en nogada e el mole poblano.

Em relação às bebidas, aposte em tequilas, nas famosas “águas frescas” similares às águas saborizadas e em coquetéis como a michelada, o mojito e o paloma.

5. Desenvolva o cardápio com detalhes exclusivos

Com as receitas definidas, planeje o seu cardápio.

Pense em incluir detalhes ligados à identidade visual do restaurante, à cultura mexicana e ao que mais agradar seu público-alvo e estiver adequado às visões e aos valores do estabelecimento.

É importante que ele seja visualmente atraente, traga imagens verdadeiras dos pratos e das bebidas e que tenha nomes, descrições e preços apresentados em fontes de fácil leitura.

Separe também os itens por categorias: aperitivos, pratos principais, sobremesas e bebidas, dentre outras cabíveis, e procure deixar as opções mais caras no final, pois isso induz o consumidor a ver todo o conteúdo.

Para vender mais e melhor, gastando menos (ou nada!) com reimpressões e contratações de freelancers, invista num cardápio digital!

6. Cuide da decoração

Seu objetivo é trazer o México de forma evidente na decoração, por isso, todos os elementos espalhados pelo restaurante devem ter alguma ligação com a cultura mexicana. Experimente:

  • assistir a filmes atuais e antigos que possam ajudar com inspirações;
  • utilizar cores vibrantes nas paredes e/ou nos objetos – rosa, amarelo, verde e azul claro;
  • providenciar tecidos bordados para decorar mesas e janelas;
  • adicionar peças de cerâmica ao ambiente; e
  • comprar alguns quadros.

Não se esqueça de que a música também importa, então, que tal canções tradicionais do gênero mariachi?

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

7. Compre os equipamentos necessários

Especificamente para um restaurante mexicano, a prensa para tortilhas será uma boa ferramenta para comprar logo de cara. Além dela, equipamentos comuns a qualquer restaurante, como fogão, freezer e forno industrial também serão necessários.

Aqui estão algumas indicações e seus respectivos valores, em média!

  • Prensa para tortilhas: R$ 80 a R$ 250
  • Fogão industrial: R$ 700 a R$ 2 mil
  • Geladeira industrial: R$ 4 mil a R$ 6 mil
  • Freezer horizontal: R$ 2 mil a R$ 4 mil
  • Batedeira: R$ 500 a R$ 2 mil
  • Liquidificador industrial: R$ 500 a R$ 1 mil
  • Fôrno industrial: R$ 500 a R$ 3 mil
  • Sistema de exaustão: R$ 1 mil a R$ 4 mil

Recomenda-se comprar o sistema de exaustão novo e contar com a instalação de empresas especializadas, mas os outros equipamentos podem ser semi-novos ou até usados se, na sua pesquisa de preços, você entender que a escolha faz sentido.

Apenas certifique-se de que a manutenção de todos eles esteja em dia.

8. Implemente um ERP e/ou PDV

Busque por PDVs e/ou sistemas de gestão que possam ser integrados a cardápios digitais, pois este “combo” vai lhe ajudar na administração desde a parte financeira até o estoque. Feita a implementação, monitore o desempenho do seu restaurante através dos dados que você vai obter nos relatórios gerados por esses sistemas e adeque o que for necessário.

9. Desenvolva um planejamento de marketing

Por último, mas não menos importante neste início, seu planejamento de marketing deve incluir orçamento e também cronogramas de publicações e até de ações e campanhas.

Você pode usar as dicas de divulgação de restaurante nas redes sociais que estão em outro artigo aqui do blog e não deve deixar de investir em estratégias para o offline também, imprimindo e entregando panfletos, por exemplo!

Além disso, avalie a possibilidade de ter um site e de criar seu cardápio no Google.

Aproveite as oportunidades de participar de eventos típicos da cultura mexicana e de feiras gastronômicas para encontrar parcerias e divulgar o seu trabalho. Algumas iniciativas assim podem sair de graça e acontecer no formato de permutas, aí você direciona o dinheiro para outras coisas!

Qual é o custo para abrir um restaurante mexicano?

O custo para abrir um restaurante mexicano fica entre R$ 150 mil e R$ 300 mil, podendo ser até bem menor se você optar somente pela operação delivery.

Para se organizar, considere o valor da locação do ponto comercial, gastos com reforma e/ou decoração, compra dos equipamentos de cozinha, obtenção dos alvarás, estoque inicial e despesas fixas pagas desde o primeiro dia, como as com funcionários, água, luz e internet.

Utensílios no geral, decoração e mobiliário entram na conta. Seus valores vão depender do tamanho do estabelecimento, principalmente.

E por que investir em um restaurante mexicano?

Como oportunidade de negócio, a gastronomia mexicana ganha força pela versatilidade e por corresponder a uma experiência diferenciada para o consumidor, principalmente quando comparada com a servida em restaurantes tradicionais.

Outro motivo para investir é saber que você está trazendo, para a sua cidade ou o seu bairro, receitas de uma outra cultura, algo que atrai tanto consumidores curiosos quanto aqueles que já conhecem os pratos.

Sem contar que existe um potencial de expansão e até a possibilidade de franqueamento do restaurante!

O setor de franquias como um todo cresceu quase 14% entre 2022 e 2023 no Brasil, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) com a BR Insights, empresa de inteligência com foco no varejo, então…

¡Arriba!

Torcemos pelo seu sucesso.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais