10 razões para usar um cardápio digital

Usar o cardápio digital pode trazer inúmeras vantagens para o seu negócio, incluindo o aumento das vendas e a economia com a impressão do menu de papel. Mas você sabe como funciona essa tecnologia? Confira agora!

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Usar cardápio digital

Usar cardápio digital é fácil, prático e muito vantajoso para o seu negócio, pois ele auxilia no aumento de vendas, na redução de custos com admissão de profissionais e ainda otimiza e automatiza o atendimento.

De modo geral, são dois os modelos mais conhecidos da categoria. O tablet disponível na mesa é uma opção interativa de menu que fica ao alcance do cliente, enquanto o cardápio por QR Code é atrativo porque o próprio consumidor consegue acessar as opções por meio do telefone celular.

E se você se interessou nas vantagens dessa tecnologia que facilita e garante um bom retorno financeiro, vem com a gente primeiro conhecer um pouco mais sobre o formato digital e saber como ele funciona na prática!

O que é um cardápio digital?

É uma tecnologia que tem a finalidade de mostrar aos clientes as opções de tudo o que é oferecido no restaurante, mas, para além disso, ele serve como um intermediário que envia o pedido diretamente para a cozinha através do sistema instalado em um tablet ou via QR Code.

Ambos ficam disponíveis na mesa para que o cliente possa manusear no momento em que quiser, sem a necessidade de chamar um garçom a cada vez que fizer um pedido.

O cardápio em tablet roda por meio de um dispositivo adquirido ou alugado pelo restaurante, que fica disponível na mesa para que o cliente possa usar durante sua experiência.

Já o cardápio por QR Code funciona através de um código deixado na mesa e, para ter acesso ao menu, o cliente precisa direcionar a câmera do seu smartphone pessoal para o código, abrindo de maneira automática o link com as informações do cardápio.

Ambas tecnologias são simples e de fácil interação e com poucos cliques o cliente consegue visualizar suas opções e efetuar o pedido de maneira automatizada. Interessante, né?! Mas assim que o cliente realizar o pedido, você sabe o que acontece? Veja só!

Como funciona o cardápio digital?

O cliente faz o pedido do que quer consumir e, assim que finalizada a ordem, o pedido é enviado diretamente para a cozinha em tempo real, sem que haja a necessidade de um garçom vir até a mesa para fazer a anotação e entregar o pedido ao chef da cozinha.

Essa comunicação acontece de maneira rápida e automática, graças à tecnologia do cardápio digital, eliminando, assim, qualquer erro de digitação, além de informar à equipe da cozinha o pedido escolhido e qual mesa efetuou a ordem.

O pedido chega ainda com uma numeração, que é necessária para que o atendente consiga entregar os pratos prontos nas mesas corretas, sem risco de confundir os pedidos.

O mecanismo de entrega automática do pedido para a cozinha acontece tanto na versão disponibilizada por tablet quanto na versão em QR Code, já que os sistemas são basicamente o mesmo.

O menu disponível nas duas opções aparece para o cliente dividido em categorias e pode ser atualizado diariamente, o que é uma das vantagens do cardápio digital.

Por falar em vantagens, conheça abaixo mais 10 razões incríveis que vão fazer você se apaixonar pela versão digital do cardápio e querer implementá-lo o mais rápido possível no seu negócio. Veja só!

10 razões para usar um cardápio digital

Desde o fato de que ele é mais higiênico do que os tradicionais cardápios de papel ou plástico, que estão sempre manchados e engordurados, o cardápio digital também aumenta o ticket médio do restaurante ao sugerir combos de pedidos, ofertas e até drinks automaticamente.

Basicamente, estamos falando de um vendedor digital para o seu restaurante!

Por mais que o investimento inicial seja um pouco mais elevado do que os custos que você geralmente tem com gráficas na hora de imprimir novas versões do seu menu, o retorno é muito mais rápido e você acaba economizando, já que não precisa fazer novas cópias toda vez que o preço de algum produto for alterado ou quando ele sair da sua linha de produção.

Tudo isso porque o gestor pode atualizar o cardápio digital com apenas um clique e nenhum gasto.

Todo esse processo é feito através do painel de controle do menu, que também oferece relatórios com base na preferência dos seus clientes e analisa quais pratos estão sendo pedidos com mais frequência.

As vantagens não param por aí! Confira a lista dos maiores benefícios que um cardápio digital pode oferecer a você!

1.  É mais higiênico

Quando o cardápio é impresso, é comum que exista um maior compartilhamento entre os clientes e muitas vezes essa troca pode acabar prejudicando o visual do seu menu.

Além disso, é comum que as versões impressas sujem mais rápido, criem manchas e até mesmo contribuam com o proliferamento de bactérias, o que não ocorre com o digital.

A limpeza do tablet é fácil, bastando um pano com produto especial para telas e o aparelho está limpo e higienizado, pronto para ser usado pela mesma mesa durante todo o período de funcionamento do seu restaurante.

2.  É mais econômico

Se você quer economizar dinheiro com os custos de impressão, implementar o cardápio digital pode ser uma boa alternativa. Afinal, não será preciso trocar os cardápios de papel a cada vez que um cliente deixar o suco cair na mesa e nem precisar refazer toda a produção porque as imagens escolhidas não saíram com boa resolução.

E nós sabemos que boa parte dos custos mensais de um restaurante vem dos recursos investidos em equipe de salão. Por isso, com um cardápio digital, você reduz as tarefas dos garçons pela metade, já que eles só estariam encarregados de entregar os pratos e limpar as mesas, pois todos os pedidos serão feitos através do menu digital.

A grande vantagem disso é que você pode reduzir a equipe de garçons, gastando menos com a folha de pagamento mensal, ou seja, seu quadro de funcionários pode ser menor, o suficiente apenas para servir as mesas, levando os pedidos prontos, e dando aquela atenção especial à sua clientela.

3.  Aumenta seu ticket médio

Sabia que é possível aumentar o ticket médio do seu restaurante por causa da tecnologia que você está oferecendo? Esse é um retorno garantido para os gestores que apostam no cardápio digital para oferecer uma experiência gastronômica aos seus clientes.

Isso porque essa tecnologia permite que o cardápio faça sugestões de combinações que seu cliente pode gostar ao selecionar determinado prato, seja uma bebida, um acompanhamento ou até mesmo uma sobremesa.

E você sabe que, quanto mais seu consumidor pede, mais você ganha no caixa, não é?

Até mesmo o fato de o consumidor conseguir fazer o seu pedido a qualquer momento sem precisar esperar pelo atendimento faz com que o número de pedidos seja maior, o que sem dúvidas aumenta a lucratividade do seu negócio.

4.  Oferece atendimento automatizado

Acabamos de citar o fato de que reduzir o contato da equipe com os clientes pode ser um ponto interessante a se oferecer, né? Pois bem, o atendimento por cardápio digital aumenta a autonomia do consumidor.

Se ele sentir sede, por exemplo, fica fácil pedir outro drink na mesma hora, sem ter tempo para mudar de ideia, o que geralmente acontece quando é preciso esperar o garçom vir até a mesa, anotar e entregar o pedido.

5.  Mantém seu cardápio sempre atualizado sem custos extras

Atualize os itens do menu com facilidade e frequência - e o melhor: sem gastar nada para isso! Basta clicar nas configurações e fazer as alterações necessárias em tempo real. Essas mudanças também aparecerão imediatamente nos cardápios dos seus clientes.

Alguns sistemas, como o da Abrahão, também fornecem assistência técnica para que você possa pedir ajuda quando for necessário.

Essas são algumas das maiores vantagens dessa tecnologia: rapidez, otimização e uso intuitivo da ferramenta.

6.  Cria um diferencial para seu estabelecimento

Que os clientes buscam novidades, você já sabe, não é? O uso desta ferramenta no restaurante promove a famosa propaganda boca a boca.

É possível usar a tecnologia do menu digital para criar reconhecimento da sua marca nas mídias sociais, também criando uma via diferente para se relacionar com o seu público-alvo.

Ou seja, além da boa culinária e do atendimento de qualidade, seu negócio pode ficar conhecido por oferecer uma experiência cada vez melhor para os clientes.

7.  Possibilita traduzir o cardápio

Melhore a experiência do cliente que está em turismo na sua cidade, oferecendo a ele um cardápio traduzido. Tudo isso é feito de forma automática pelo menu digital. Que tal fazer com que o seu restaurante se torne um ponto turístico? Afinal, será possível receber pessoas de várias nacionalidades com o menu digital.

Inclusive, essa é uma funcionalidade não muito acessível quando o menu é impresso, pois o alto custo da impressão não permite que os estabelecimentos ofereçam cardápios longos com idiomas diferentes.

Essa é uma pequena vantagem que faz muita diferença no seu restaurante, permitindo que ele ganhe destaque entre os concorrentes.

8.  Estimula os sentidos do consumidor

Além do paladar, os clientes são atraídos por outros sentidos e um deles é o da visão, por isso oferecer boas imagens de comida é uma boa dica para aumentar o consumo no seu estabelecimento.

Com o modelo digital, além de oferecer imagens grandes e em boa resolução, é possível que as fotos fiquem passando continuamente na tela mesmo enquanto o cliente não estiver usando, aguçando sua vontade de consumir o que está vendo.

9.  Otimiza o serviço

Quanto maior for a demora no atendimento, na anotação dos pedidos e no repasse deles para a cozinha, maior será o tempo de espera do cliente e, com isso, mais tempo na mesa ele passará, impossibilitando novos atendimentos.

Com o digital, a rotatividade da mesa pode ser acelerada, pois o cliente, ao ocupar a mesa, já tem tudo o que precisa em mãos para efetuar o pedido o mais rápido possível, enviando a ordem diretamente para a cozinha.

10.  Evita erros de comanda

Que atire a primeira pedra quem nunca teve um pedido anotado errado e precisou esperar ainda mais para que o prato certo chegasse à mesa, não é mesmo?

Por ser decidido e escolhido através de poucos cliques, o envio do pedido não contém erros de escrita ou de digitação e também não pode ser extraviado ou rasurado, sendo simples, prático e eficiente.

O cliente pediu, enviou e recebeu o prato escolhido em pouco tempo e com muita facilidade. Incrível né?! Ah, é preciso mencionar a organização e design do menu digital.

As categorias são bem divididas, com fontes padronizadas e em tamanho proporcional, priorizando a ordem escolhida pelo gestor do estabelecimento, tudo para facilitar o uso e melhorar a qualidade do serviço oferecido.

Inclusive, na Abrahão, o empreendedor ainda conta com uma equipe especializada em engenharia do cardápio para auxiliar na produção do menu de forma que os clientes encontrem os itens de forma mais eficiente e também para ajudar você a vender mais.

Não há mais dúvidas de que oferecer um cardápio digital, seja por tablet ou QR Code, é uma escolha inteligente e estratégica de vendas, não é mesmo? Escolha um sistema de pedidos completo de gerenciamento e aproveite para alavancar o sucesso do seu negócio, usando a tecnologia a seu favor.

A Abrahão pode ajudar, já que o nosso sistema é completo e você pode escolher qual versão quer usar, disponibilizando tablets sobre a mesa ou usando nosso sistema de QR Code, deixando que o cliente use o próprio smartphone para realizar o pedido.

Aposte na inovação e boa sorte!

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