Se você está buscando alternativas para transformar o seu restaurante, o cardápio digital pode ser o ingrediente que falta! Adicioná-lo ao seu negócio não requer conhecimentos tecnológicos super avançados nem da equipe e nem dos clientes, muito menos uma estrutura cara e complexa: basta escolher o modelo certo para as suas necessidades e aproveitar as funcionalidades sem moderação.
A depender do tipo de tecnologia escolhida, será possível integrar boa parte da jornada do atendimento e dos pedidos em um único lugar, então, todos saem ganhando.
Muito mais do que uma maneira alternativa de você apresentar os pratos do seu restaurante, o cardápio digital otimiza a operação, facilita a interação entre estabelecimento e consumidores e aumenta as margens de lucro.
Quer conhecer mais? Este artigo reúne tudo o que você precisa saber! Bem-vindo(a) ao seu guia para escolha e implementação de soluções digitais em restaurantes.
O que é exatamente um cardápio digital?
Algumas pessoas pensam que um cardápio virtual ou digital é só o menu de um restaurante transferido para um arquivo de computador ou celular – em doc. ou PDF, por exemplo –, mas longe disso: a tecnologia é uma versão mais moderna e interativa do tradicional cardápio impresso.
Acessível a partir de dispositivos digitais como celulares e tablets, o chamado “menu inteligente” permite que os clientes de estabelecimentos do foodservice visualizem todos os detalhes sobre os pratos e as bebidas disponíveis na casa, selecionem o que querem consumir, personalizem e façam os pedidos.
Tudo pela tela!
Ao contar com a ferramenta, portanto, você estará contando com um sistema de autoatendimento completo, capaz de eliminar suas preocupações com trocas e reimpressões de catálogos físicos e deixar mais dinâmico e automatizado todo o atendimento do seu negócio.
Além disso, também vai poder criar promoções específicas para determinados dias e horários, fazer pesquisas de satisfação, gerir produtos faltantes com um clique de onde estiver e muito mais!
A melhor tecnologia ainda fornece uma série de dados sobre as vendas e os padrões de consumo dos clientes, colocando à sua disposição uma inteligência de mesa capaz de impulsionar resultados.
Como escolher cardápio digital? 4 modelos de destaque
Existem 4 diferentes formatos de cardápios digitais mais utilizados dentre os disponíveis no mercado hoje em dia, e o melhor modelo para o seu restaurante será aquele capaz de atender às suas necessidades e às necessidades do seu público-alvo enquanto contribui para o corte de gastos e o aumento do ticket médio.
Abaixo, veja as soluções oferecidas pela Abrahão e/ou pela Goomer, empresas unidas desde 2023!
1. Cardápio Digital para Delivery
A alternativa é ideal para restaurantes que querem organizar melhor o recebimento de pedidos e se comunicar com os consumidores de forma mais direta, pelo WhatsApp.
Os melhores cardápios digitais para delivery também permitem que gestores vendam seus produtos por aplicativos como o iFood sem precisarem pagar taxas por pedidos.
Essa solução pode ser usada de forma gratuita ou paga: tudo vai depender da quantidade de encomendas que o estabelecimento costuma receber por mês e das funcionalidades das quais a pessoa dona do delivery quer usufruir.
2. Cardápio Digital QR Code
Ao criar um Cardápio Digital em QR Code, o estabelecimento que adere à modernização passa a contar com um código próprio – aquele cheio de quadradinhos, que pode ser lido pela câmera dos smartphones – que servirá de ponte para direcionar o cliente até o menu.
A grande sacada é disponibilizar a imagem do código em lugares bem visíveis do restaurante e mostrar para a freguesia que vale até personalizar o pedido e deixar observações através do próprio celular, sem download de nenhum aplicativo.
3. Cardápio Digital no Tablet
Trazido ao mercado pela Abrahão Goomer para ser o melhor amigo dos garçons, o cardápio digital instalado em tablet também leva mais comodidade para o cliente que frequenta o estabelecimento, pois ele não precisa esperar ser atendido para pedir e escolhe com calma o que quer comer e beber.
Para colocar o Cardápio Digital em Tablet para funcionar, basta orientar ao cliente que selecione seu pedido navegando pela tela. Ao confirmar a escolha, o próprio cliente, com alguns cliques, envia o pedido diretamente para a cozinha. Depois, fecha a conta do mesmo jeitinho.
4. Totem de Autoatendimento
Parecido com o tablet, mas voltado especificamente para quem tem atendimento em balcão, o Cardápio Digital de Autoatendimento em formato totem é implementado numa tela que fica instalada numa área comum do restaurante – geralmente até onde a galera se dirige para fazer o pedido.
Com ele, o cliente pode escolher pratos e realizar o pagamento na hora, sem precisar enfrentar filas.
E agora que você já conhece essas quatro versões de soluções, topa entender como implementar qualquer uma delas por aí? Lembre-se: a escolha vai depender de necessidades e possibilidades identificadas dentro do seu negócio e da sua operação.
Como fazer a implementação de um cardápio digital?
Você vai precisar do ingrediente certo, ou seja, da plataforma ideal, e de alguns cuidados ao preparar seu restaurante, sua equipe e seu público-alvo para aproveitar todo o potencial dela. Aí, sua receita será um sucesso!
Confira os passos fundamentais para o bolo não desandar.
Escolha a solução ideal para as suas necessidades
Avalie com atenção os modelos de cardápio digital disponíveis no mercado para identificar qual formato mais atende ao perfil e aos objetivos do seu restaurante. Observe as funcionalidades, os tipos de planos e o suporte oferecido pela empresa implementadora.
Se possível, solicite uma demonstração para ter certeza da sua escolha.
Construa o seu menu
Para isso, você vai precisar listar ou criar o nome de cada um dos pratos e adicionais, uma descrição caprichada, categorias, preços etc. Outra coisa: vai precisar de fotos reais que valorizam os seus pratos.
Depois de colocar as informações no seu painel de gestão da ferramenta, aproveite para planejar estrategicamente a ordem em que os itens serão apresentados aos clientes. Tudo para valorizar os destaques da casa e as promoções especiais!
Aos poucos, explore os recursos disponíveis na tecnologia. Surpresas muito positivas podem aparecer. Dica extra: leia outro artigo aqui do blog se quiser saber mais sobre como criar um cardápio digital.
Aprenda a gerenciar o cardápio pelo painel
Contando com o suporte fornecido pela empresa implementadora da tecnologia, acesse o painel de gestão – que será seu sistema de gerenciamento do menu – e vá aprendendo a fazer alterações em tempo real e sem pausas na operação, editar textos, incluir ou remover itens, personalizar novos recursos…
E navegue pelos relatórios completos da plataforma para tomar decisões mais assertivas, hein!
Treine sua equipe
Depois de criado o menu, será momento de garantir que toda a equipe o conheça e se familiarize com suas peculiaridades, para dominar seu uso e estar preparada para lidar com qualquer eventualidade.
Uma boa capacitação também permitirá que todo o time saiba como aproveitar todos os recursos da solução e possa utilizá-la, de fato, como uma aliada no dia a dia. Não há prova melhor de que investir no cardápio digital vale a pena do que a felicidade geral da nação!
Divulgue a novidade e oriente os clientes
Uma modernização tão importante não pode passar despercebida entre a freguesia atual e potenciais clientes, por isso, planeje uma boa divulgação do novo cardápio: disponibilize um link de acesso do catálogo nas redes sociais, no site e no WhatsApp e, se aderiu ao QR Code no seu restaurante, imprima a imagem nas embalagens!
Preferiu o Cardápio Digital em Tablet? Posicione-o de maneira estratégica e mantenha seu time a postos para orientar clientes que ainda não estiverem familiarizados com a tecnologia.
Extraia o máximo da ferramenta
Menu criado, equipe treinada e solução na mão dos clientes, aí vai ser só aproveitar.
- Mantenha o cardápio sempre atualizado
- Aposte em ofertas limitadas, promoções personalizadas e programas de fidelidade
- Gere relatórios periódicos para analisar dados e planejar melhorias
- Incentive os clientes a avaliarem o atendimento numa pesquisa de satisfação feita através da própria tecnologia
Aproveite o que há de melhor no mercado para elevar o nível do seu restaurante!
Por que optar por um cardápio digital?
A essa altura do campeonato, você com certeza já sabe a resposta para esta pergunta, mas listar os benefícios do cardápio digital é sempre um bom motivo para falar da tecnologia: otimização do atendimento, transformação da experiência e mais rentabilidade são só alguns diferenciais.
Otimização do atendimento
Imagine um garçom que é capaz de atender várias mesas ao mesmo tempo, apresenta os pratos com todo capricho, não erra nenhum pedido, repassa tudo à cozinha na hora e cobra a conta enquanto já está recebendo o próximo cliente. Super-herói? Não, cardápio digital!
Enquanto a tecnologia faz o trabalho dela, os atendentes do restaurante ficam à disposição para esclarecer dúvidas mais pontuais e atuar como representantes de marca. Além disso, assumem tarefas muito mais estratégicas – que só seres humanos podem executar com maestria.
Os melhores cardápios digitais automatizam boa parte do atendimento, agregando eficiência e agilidade à operação do seu restaurante. Um custo-benefício excelente logo no primeiro mês de uso!
Transformação da experiência do cliente
Nem só com preço menor do que a concorrência um restaurante conquista interessados atualmente: as pessoas têm valorizado cada vez mais a experiência positiva que vivenciam nos estabelecimentos e estão dispostas a pagar além por isso.
Nesse sentido, o menu digital entra como um aliado para tornar a refeição memorável do início ao fim da permanência do freguês no local ou da jornada de pedido por delivery.
Você oferece um jeito atrativo e interativo de pedir, reduz erros e tempo de espera e dá sugestões baseadas em preferências através da tecnologia. Do outro lado, o consumidor fica muito mais feliz.
Cada etapa acertada é uma chance a mais de o restaurante conquistar cinco estrelas no quesito satisfação dos clientes!
Melhora da rentabilidade
O cardápio digital ajuda a economizar e gerar mais lucro, afinal, você deixa de gastar impressões, não precisa mais contratar freelancers para dias mais movimentados, aumenta o ticket médio através de up-selling e cross-selling e fideliza via promoções e programas de incentivo.
Decisões mais assertivas
Pra que ter bola de cristal se você tem um super-atendente? O cardápio digital ajuda gestores de restaurantes a identificar as preferências dos clientes através dos hábitos de consumo e, consequentemente, a prever oportunidades, antecipando-se e surpreendendo todo mundo!
Cada interação de um freguês com a tecnologia gera dados usados para as tomadas de decisão no futuro. São informações valiosas que podem trazer insights até diários para promoções e/ou ajustes na operação!
Nítido diferencial competitivo
E, como se já não fosse suficiente, somando todas as vantagens apresentadas, a ferramenta ainda coloca seu negócio à frente da concorrência tanto por deixá-lo mais moderno quanto por agregar tanto ao cotidiano da equipe e de quem compra. Principalmente se integrada ao sistema de gestão!
Usando-o, você ainda pode posicionar o restaurante como uma marca comprometida com a preservação do meio-ambiente e da qualidade de vida das gerações atuais e futuras. Só coisa boa!
Então, chega de dúvidas? Seguindo o caminho apontado neste artigo, não tem como sua receita de sucesso desandar! Solicite uma demonstração das alternativas Abrahão Goomer e converse com um especialista para compartilhar suas dores e desejos nesse momento.
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