Lanches saudáveis, comida vegana, sustentabilidade, grab and go e comida regional e afetiva são algumas das tendências do delivery em 2024. Some a elas, o uso de dados e da Inteligência Artificial dentro e fora da cozinha.
Especificamente no Brasil, o futuro das entregas é mais consciente, autêntico e tecnológico, e quem quer lucrar com restaurantes talvez não possa ficar de fora dele: segundo uma pesquisa da Statista, especialista em coleta de dados, 84% dos brasileiros que têm um celular usaram o dispositivo para pedir comida no ano passado.
As previsões para 2024 não são diferentes, mas, se aumenta a demanda, também aumenta a oferta, então, você está preparado(a) para se destacar da concorrência? Leia este artigo até o final e aumente sua bagagem!
Como está o mercado de delivery no Brasil?
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de delivery brasileiro faturou cerca de R$ 38 bilhões em 2023. Além disso, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o mesmo mercado abriu mais de 800 mil vagas de trabalho no mesmo ano.
Contra números não há argumentos, mas quem está envolvido com bares e restaurantes já sabe: o futuro do delivery é moldado, a todo instante, diante dos nossos próprios olhos!
Fique atento(a) ao seu redor, pois, ignorar o que pode ser imperativo para atrair e fidelizar o consumidor não é uma opção.
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Dentre as principais tendências do delivery para 2024 estão o consumo consciente; a facilidade de pedir, pagar e rastrear a entrega em tempo real; a culinária afetiva e a presença cada vez maior de proteína vegetal no prato de muitos brasileiros.
Abaixo, entenda detalhes destas tendências para pensar em como agir e sair na frente da concorrência ainda este ano!
1. Comidas à base de plantas
De acordo com uma estimativa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), cerca de 7 milhões de brasileiros se consideram veganos atualmente, o que não significa que eles queiram viver de comer apenas comida feita em casa: o delivery “plant-based” é uma tendência que veio para ficar, e não precisa ter só receitas com verduras e legumes crus.
Você pode adicionar opções vegan no seu menu tradicional ou abrir um restaurante só para atender esse público-alvo. Pesquise por fornecedores de hambúrgueres, salsichas, nuggets, queijos e leites vegetais prontos para se tornarem um prato incrível!
2. Alimentos saudáveis
Principalmente para quem não tem tanto tempo no dia a dia, um delivery de marmita ou de lanche saudável pode ser excelente opção – ainda mais se você considerar que tanto uma alternativa quanto a outra estão na lista das comidas que mais vendem hoje no delivery brasileiro.
Entregas repletas de cores, texturas e sabores encantam quem pede, e as pessoas consomem os pratos do início ao fim sem peso na consciência, sabendo que a iniciativa de pedir alguma coisa em vez de preparar foi acertada!
Tem ainda quem opte pelo delivery saudável por decidir seguir outra tendência: a do slow food, que respeita o meio ambiente e a saúde humana e reúne defensores de uma alimentação mais justa, limpa e saudável, em que saber de onde a comida vem, importa.
3.Produtos frescos
Frutas, verduras, legumes e até snacks in natura, ou seja, não industrializados, estão na moda e podem tornar o seu negócio ainda mais popular nos próximos anos, ainda mais se forem orgânicos.
Produtos fresquinhos, entregues ao estilo “caixa de feira”, itens vendidos por kg e petiscos saudáveis quebram um galho de quem precisa se alimentar melhor, mas tem uma rotina apertada, por isso, estão virando tendência.
Só cuidado com a sazonalidade e preze pela diversidade do seu cardápio!
Dica extra: se quiser ir mais a fundo na compreensão do modo de pensar do consumidor, o documentário “Hack Your Health: The Secrets of Your Gut”, disponível na Netflix, é excelente pedida.
Você sabia que, para uma saúde intestinal de excelência, uma pessoa deve consumir de 20 a 30 tipos diferentes de frutas e vegetais por semana?
4. Sustentabilidade
As pessoas tendem a pagar mais para apoiar um negócio que “pensa” como elas, afinal, seres humanos compram emoções e não apenas produtos. Dessa forma, a sustentabilidade, além de necessária, se torna tendência no delivery.
Estão adequados a ela restaurantes que priorizarem:
- uso de embalagens biodegradáveis;
- redução de desperdícios;
- adoção de veículos elétricos ou alternativos para as entregas;
- etc..
Outro conceito que pode ser encaixado aqui é o da ecogastronomia ou da gastronomia responsável, preocupada com restituir o papel cultural do alimento e proteger a biodiversidade do planeta. Vale estudá-lo também!
5. Delivery digital e inteligente
Cardápios digitais exclusivos para delivery, com pagamento online, sem taxas como as cobradas pelos marketplaces e atualizados em tempo real pelos gestores se destacam dentre as soluções inteligentes que já viraram tendência e devem estar consolidadas no mercado nacional e internacional nos próximos anos.
Além deles, outras soluções que contribuem com a organização dos pedidos e/ou utilizam da Inteligência Artificial para melhorar a experiência dos consumidores, chegam com tudo! A exemplo de:
- ferramentas de autoatendimento e cardápios digitais como um todo;
- sistemas de roteirização para otimizar rotas de entrega;
- rastreamento de pedidos e leitura do trânsito em tempo real.
- atendentes virtuais para WhatsApp e similares;
- formas de pagamento sem contato; e
- soluções diretamente ligadas à gestão de estoque.
No cenário internacional, as entregas via drone ou robôs já são sucesso em vários países, especialmente nos Estados Unidos. Já no Brasil sua inclusão no mercado continua a mercê da criação de regulamentações claras e de infraestrutura apropriada.
Mesmo assim, é importante conhecê-las e ficar de olho em tudo o que acontece lá fora, evitando surpresas quando essas novidades engrenarem no país.
Mas enquanto isso, por que se agarrar a tecnologias obsoletas se o seu negócio pode ser menutech e surfar na onda da inovação?!
6. Culinária regional e afetiva
Deliveries de comida japonesa, mexicana, italiana e tantas outras continuam muito populares, não se preocupe, mas o movimento da culinária regional vem ganhando mais espaço nos últimos anos.
Uma pesquisa do Datafolha e do instituto Ipsos apontou recentemente que mais de 80% dos brasileiros têm costume de comer pratos típicos das suas regiões. O estudo afirma que esse costume é ainda maior para os moradores do Nordeste e do Sul.
De petiscos tradicionais até receitas familiares passadas de geração em geração, dependendo da proposta do seu restaurante, pode ser que valha explorar essa cozinha ou a culinária da sua região.
Isso lhe dará o poder de trazer conforto emocional aos clientes, além de proporcionar uma experiência única para quem nunca visitou seu bairro, sua cidade, seu estado ou seu país.
7. Take away + grab and go
Por mais que não estejam diretamente ligadas ao serviço de entrega, as tendências de take away e grab and go entram como destaques para o delivery brasileiro em 2024 porque tem muito restaurante oferecendo mais do que o envio dos pedidos direto para o endereço dos clientes!
Deliveries com sistema take away têm um espaço, mesmo pequeno, para receber fregueses que pedem à distância e passam só para pegar a refeição depois de preparada, eliminando a necessidade do transporte por motoboy.
Enquanto isso, restaurantes que aderem ao grab and go sequer exigem o tempo de espera, porque vendem refeições prontas e embaladas para serem consumidas pelo freguês em outro local.
8. Experiência do consumidor de A a Z
O foco na experiência já é tendência há alguns anos, mas quem quer ir além precisa se preocupar com ela de ponta a ponta, do início ao fim de um pedido ou serviço, ou melhor, ao infinito e além – pensando em fidelização!
E de forma estratégica, com ações muito planejadas, a exemplo da implementação de um cardápio simples e fácil de ler, de embalagens personalizadas, de programas de fidelidade, das entregas dentro do prazo…
Aí, sim, bom-apetite!
Não custa reforçar: estas e outras ideias de delivery diferentes podem ser adequadas, junto com cada um dos pontos desta lista, à sua realidade. Apenas priorize as necessidades do seu público-alvo, continue lendo o blog da Abrahão Goomer e pode ter certeza de que estará no caminho certo.
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