Descubra as tendências na gastronomia em 2023

Veja agora mesmo as tendências gastronômicas de 2023 e não fique de fora das últimas novidades para alavancar o seu negócio.

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Tendência na gastronomia

Depois de um ano turbulento como 2020, nada melhor do que se atualizar nas tendências de 2021 para o setor de alimentação fora de casa. Assim, você não será pego de surpresa.

Para isso, preparamos uma lista com sete tendências para ajudar você a se preparar e a preparar o seu estabelecimento, ficando por dentro de todas as novidades e ganhando tempo de sobra para implementar aquelas que são interessantes para o seu negócio.

As principais tendências gastronômicas selecionadas por nós foram fruto de análise de observações do que vêm acontecendo a nível mundial e que prometem ficar para sempre no coração de seus clientes.

1.  Comfort food

Comfort food

A principal tendência da gastronomia para o ano de 2023 é a famosa comfort food, ou seja, a tradicional comida caseira.

É possível criar pratos incríveis com sabor caseiro e não é por ser uma comida com sabores simples que não pode surpreender, sendo inclusive esse estilo de culinária escolhido por muitos chefs ao redor do globo.

Com a correria do dia a dia, nada melhor do que ir até um restaurante, pedir um belo prato e sentir o gostinho de casa. Lembrar de temperos familiares e encontros em família. Aliás, essa também é uma bela maneira de se destacar nos aplicativos de delivery.

Afinal, você pode focar todos os seus esforços de venda nesta modalidade com um cardápio super caseiro, com comida que traz aconchego e conforto.

2.  Orgânicos

Pratos orgânicos restaurante

Muitos restaurantes começaram a oferecer pratos orgânicos, com ingredientes selecionados diretamente da agricultura familiar e produtores locais. Isso é excelente porque garante ingredientes sempre frescos e estimula os negócios locais.

A justificativa é pensar no planeta e ter consciência do processo por trás de ingredientes, que muitas vezes são lotados de produtos químicos e que causam um grande impacto no meio ambiente. Aliás, com tudo que vivemos no último ano, a saúde passou a ser uma questão prioritária para todo mundo.

Além disso, grandes chefs defendem que a qualidade dos produtos orgânicos é superior à dos produtos industrializados. E isso é comum há muitos anos em países já consagrados pela sua culinária, como a Itália e a França.

3.  Restrições alimentares

Pratos sem glúten restaurante

Mais uma tendência diretamente relacionada à saúde dos seus clientes. Com o crescente número de pessoas que se encontram obrigadas a restringir a alimentação, essa ideia pode ser interessante em todos os restaurantes.

Cada vez mais há restaurantes oferecendo pratos sem glúten, sem lactose, sem açúcar — sem contar os que já nascem com foco somente nesse tipo de alimentação restritiva, mas sempre com muito sabor.

Além disso, também está em alta o debate sobre o veganismo e vegetarianismo, que ganhou muita força por causa tanto da saúde quanto da sustentabilidade do planeta. Assim, os pratos veganos e vegetarianos também são uma ótima opção para o ano de 2023.

4.  Probióticos

Probióticos restaurante

Os probióticos são os novos queridinhos da gastronomia e é impossível falar de probiótico sem falar do famoso Kombucha. A bebida é fermentada e não contém álcool e é ótima para quem quer consumir um drink sem ficar alegrinho, além de estar ingerindo saúde pura, com os bichinhos vivos que produzem a gaseificação da bebida.

Esse é mais um tópico de tendência estritamente voltado à questão da saúde.

A alimentação fora de casa está deixando de ter aquele apelo de comida especial para os finais de semana e ganha mercado do cotidiano, do dia a dia. E no dia a dia, essas comidas mais substanciosas perdem para as comidas saudáveis — o que passa para o cardápio de bebidas também.

5.  Ambientes instagramáveis

Ambientes instagramáveis restaurante

Quem não gosta de fotografar aquele local belíssimo e um prato bem apresentado? Cada vez mais a tendência do “intagramável” ganha forças. Especialmente em tempos de isolamento social. Os restaurantes que tiverem cantinhos com frases motivacionais ou decoração inusitada vão ganhar publicidade e o coração dos clientes.

Afinal, a geração millennial está sempre em busca de um post para as redes sociais, então um ótimo investimento são nos espaços (seja dentro ou fora do estabelecimento), decorados especialmente para que eles possam bater fotos e publicar.

E, como já falamos, além de deixar os clientes contentes, esses cantinhos decorados também geram divulgação e publicidade espontâneas para o seu restaurante, o famoso boca a boca. Nesse caso, o post a post.

6.  Bichos de pelúcia

Bichos pelúcia restaurante

Uma tendência que nasceu por causa da pandemia e dá um charme a mais para o seu restaurante é o bichinho de pelúcia para isolar os lugares que não podem ser ocupados, a fim de respeitar as distâncias e protocolos sanitários.

Com a pandemia do coronavírus, a maior preocupação é a saúde, tanto a nossa quanto dos funcionários e dos clientes. Os novos protocolos de segurança exigem que exista um limite de pessoas por mesa e que se garanta um distanciamento.

Uma ideia muito legal e criativa para garantir esse distanciamento, sem colocar fitas adesivas ou retirar algumas cadeiras, é colocar bichos de pelúcia nos assentos. E fala sério: não tem nada mais instagramável do que isso!

Caso a pelúcia não combine com o estilo do seu restaurante, outra opção é vaso de planta, manequim caracterizado ou até mesmo mini estatueta. Use e abuse da sua imaginação, afinal colocar um adesivo marcando um X pode até mesmo afastar seus clientes.

O que todos querem cada vez mais é um abraço de urso, quentinho, com esperança de que tudo isso acabe logo!

7.  Take away

Sistema take away

Nossa última dica para o seu negócio alavancar é o famoso “compre e retire”, em inglês o sistema take away.

Com essa modalidade, seu cliente faz o pedido e retira no local ou você já deixa algumas porções sempre prontas para pagar e levar. Assim, o seu estabelecimento fica responsável pelo preparo do prato, mas sem precisar disponibilizar mesas para consumo, funcionando com pedido/compra e retirada.

Essa é uma ótima opção de baixo investimento e os clientes aproveitam uma refeição rápida, fresca e deliciosa para comer onde quiserem e onde se sintam mais seguros.

Gostou das tendências para 2023? Seguindo nossas dicas, temos certeza de que seu restaurante vai arrasar e suas vendas vão aumentar muito. Afinal, muitas delas podem ser implementadas agora mesmo, independentemente do seu nicho de atuação.

O que importa é se adaptar para sobreviver ao mercado em tempos difíceis e olhar para os clientes e para o que está acontecendo lá fora é uma parte importante da sua gestão. No mais, conte sempre conosco para trazer esses conteúdos sempre ricos para você.

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