A tecnologia vem dominando diversos setores nos últimos anos, e a hotelaria é uma área em que não faltam opções de inovação em tecnologia para investir. Desde aplicativos para fazer reservas até robôs que servem os hóspedes em seus quartos.
E há muitos benefícios inclusos na oferta desse tipo de serviço. Algumas das vantagens que a tecnologia na hotelaria traz são, por exemplo, um aumento na lucratividade, a satisfação do cliente e processos mais eficientes.
Apesar de parecer tão comum hoje em dia, a própria oferta de wi-fi no hotel, em cada quarto, já é um exemplo de tecnologia sendo aplicada.Além disso, existem diversos aplicativos que realizam reservas, check-in e check-out do hotel.
Assim como existem chatbots que respondem mensagens enviadas através de redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp - apesar de eles serem muito prestativos, não se deve excluir totalmente o contato humano para atendimentos via online.
Outros itens que podem ser utilizados são os totens de autoatendimento para o cliente fazer todos os processos sem precisar enfrentar filas na recepção e, também, um tablet com o cardápio digital, que pode ajudar bastante ao ser disponibilizado tanto nos quartos, para pedir serviços de quarto, quanto no restaurante do hotel.
É importante fazer uso da tecnologia na hotelaria não apenas para impressionar e atrair clientes, mas para melhorar o próprio funcionamento do hotel, com soluções facilitadoras de gestão e administração em geral.
Software de gestão
O software de gestão serve para muitas ações dentro de uma organização como o hotel, ele pode ser um sistema bem completo que tanto oferece os serviços principais do hotel aos clientes quanto salva todos os dados necessários para analisar as operações e colaboradores.
O sistema de hotelaria tecnológico faz um controle de reservas, despesas e receitas que circulam no hotel.
Um software de gestão é um meio seguro de emitir notas fiscais, controlar o fluxo de caixa, padronizar os processos e, de maneira geral, simplificar a gestão ao oferecer todos os serviços de controle e análise em apenas um sistema.
Totem de autoatendimento
O totem de autoatendimento pode ter utilidade para vários tipos de serviços dentro do hotel. Esse dispositivo eletrônico representa muito bem a tecnologia na hotelaria, assim como a facilidade que traz consigo.
Afinal, os totens de autoatendimento são bastante interativos e de navegação intuitiva, mesmo as pessoas que não tem tanta exposição ao uso de tecnologias no dia a dia conseguem utilizar o serviço com facilidade.
Alguns tipos de serviço que o totem pode ajudar a facilitar são:
- Check-in e check-out no hotel, evitando filas na recepção;
- Pedidos de refeições no restaurante, ainda mais em hotéis que são muito movimentados e com restaurantes abertos ao público;
- Serviços de quarto disponíveis, ao realizar o check-in o cliente já pode pedir quais serviços gostaria, por exemplo.
Cardápio digital
Além de tudo, não poderia faltar nessa questão de tecnologia e hotelaria os serviços de um cardápio digital. Muitos hotéis atualmente já disponibilizam o uso de tablets nos quartos com diversas funcionalidades, por exemplo: ligar e desligar TV e ar-condicionado, chamar camareiras e pedir trocas de lençol, registrar reclamações, sugestões, etc.
Então, além dessa facilidade, o aparelho já pode ser disponibilizado também com o cardápio digital, ou seja, com todas as refeições e bebidas que o hotel oferece para o cliente pedir como serviço de quarto. Assim, o cliente pode fazer seus pedidos sem medo de erros na comunicação e com a tranquilidade de que o atendente do hotel irá levar até o quarto quando estiver pronto.
Mais do que isso, o próprio restaurante não poderia ficar sem usar essa tecnologia, principalmente se for o tipo de hotel que tem restaurante aberto ao público, aumentando o movimento do dia a dia.
Isso também ajuda a reduzir custos com funcionários, já que não seria necessário uma equipe garçons para atender e outra para cuidar do restante de tarefas.
Basta ter alguns atendentes para tirar dúvidas, fazer a entrega de refeições e realizar a limpeza de mesas quando o cliente tiver terminado.
É fácil ver todas as maneiras como a tecnologia na hotelaria pode ser um bom investimento, e, claro, não se pode deixar de falar da presença na internet. Ter um site próprio e movimentar redes sociais é essencial hoje em dia, sem estes, o estabelecimento pode se considerar inexistente. Então escolha bem as tecnologias e faça valer a pena.
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