Para começar 2023 super bem e aumentar as vendas no seu restaurante, você pode ficar de olho em algumas tecnologias do food service como o cardápio digital no tablet e no QR Code, o totem de autoatendimento, o sistema para gestão de filas e a tecnologia RFID.
Se você tem um food service, sabe o quanto os clientes estão cada vez mais exigentes. Se o mundo vem se digitalizando, esse setor não deixa por menos e está sempre trazendo novas tecnologias para aprimorar o atendimento, encantar consumidores e aumentar as vendas.
A fim de contribuir para que o seu negócio descubra tecnologias para food service, trouxemos algumas que já estão sendo usadas e são tendências que devem ser ainda mais exploradas em 2023 e nos próximos anos. Será que você conhece alguma delas? Quem sabe esse pode ser o próximo grande diferencial da sua empresa!
Vamos juntos?
O que é um food service
Um food service é qualquer empresa que prepara refeições para serem consumidas fora de casa. Podem ser bares, restaurantes, botequins, food trucks, lanchonetes e bistrôs ou também distribuidores, prestadores de serviços, fabricantes de equipamentos dedicados ao ramo gastronômico e fornecedores de alimentos.
É considerado um food service toda empresa que ajuda a comida a chegar para o consumidor, seja em um estabelecimento que oferece pratos para serem consumidos no local, por meio de delivery – levando a comida para onde o consumidor está – ou drive-thru e take away, quando o cliente busca o alimento no estabelecimento.
Por isso, a fim de fazer com que o alimento chegue para as pessoas de forma saudável, descomplicada e ágil, sem importar o formato do food service, essas empresas precisam se atualizar constantemente para satisfazer o cliente.
Afinal, novas tecnologias surgem todos os dias, contribuindo para o atendimento no ramo gastronômico. Se você não usá-las, seu concorrente com certeza vai e assim o mercado não para de evoluir.
Por isso, listamos cinco tecnologias para ficar de olho em 2023. Veja!
Como a tecnologia auxilia restaurantes a crescerem
Atualmente, é difícil imaginar um food service que não tenha, no mínimo, internet ou uma gestão automatizada, por mais simples que seja.
Se você tem um restaurante, provavelmente possui um software para gerir os pedidos e valores cobrados dos clientes e, se não tem, já pode começar a buscar opções, pois esse não é mais o futuro, mas sim a realidade presente do mercado.
Para além disso, temos visto pedidos feitos por QR Code, cardápios digitais e autoatendimento nos últimos anos. Todas essas tecnologias incluem agilidade no preparo do pedido, fazendo com que o consumidor só precise encontrar o garçom ou atendente quando o prato está pronto.
Só para se ter ideia, segundo a pesquisa PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), em 2021, a internet chegou a 90% das residências brasileiras.
Esse público está habituado a usar aplicativos com formatos mais práticos e digitais no dia a dia. É por isso que inserir o seu negócio nesse cenário faz todo sentido. Os clientes encontrarão praticidade e uma experiência moderna, aumentando a satisfação e, é claro, os pedidos!
Pronto para conhecer as possibilidades que podem aumentar em até 40% o ticket médio do seu negócio?
1. Cardápio digital no tablet
Já imaginou não precisar mais usar cardápios de papel nem ter que fazer reimpressões a cada ajuste de preço ou troca de pratos? Ou quem sabe ter a conveniência de possibilitar o seu cliente a pedir direto da mesa, sem esperar pelo garçom? Com o cardápio digital no tablet do Abrahão, você encontra tudo isso e muito mais!
Que tal inserir as promoções primeiro no cardápio? Assim, você surpreende os clientes e já começa a revolução tecnológica aumentando suas vendas!
A liberdade de cadastrar o que quiser fazendo alterações no sistema que mudam em tempo real nos tablets não economiza só papel, como também facilita os pedidos e permite a inserção de novidades e constante atualização do menu.
Você pode deixá-lo com a cara de datas temáticas ou campanhas temporárias, fazendo o cardápio conversar com o clima do momento.
Quer algo ainda mais dinâmico para um negócio com maior rotatividade de clientes? Dá uma olhadinha na nossa próxima dica!
2. Totem de autoatendimento
Outra opção bem interessante para proporcionar autoatendimento em restaurantes são os totens, que agilizam o fluxo de trabalho e permitem que o cliente realize pedidos e pagamentos pelo mesmo dispositivo. Esses equipamentos são capazes de transformar a experiência de compra.
Sem precisar esperar, o cliente chega diretamente no totem, realiza seu pedido, que provavelmente terá menos erros, e evita filas. Isso porque totens são sistemas de automação que ficam nas recepções dos food services ou em locais de fácil acesso.
Eles são compostos por uma tela em torno de 18 a 21 polegadas para que o usuário faça seu pedido sem que o uso atrapalhe a sua privacidade. É comum encontrar esse tipo de dispositivo em fast foods como McDonald's e Burger King.
Assim, os clientes pedem o que desejam sem precisar esperar para falar com ninguém da empresa. Uma tecnologia assim dá autonomia ao cliente, otimiza o serviço e melhora a experiência por meio de um produto moderno que permite interatividade e praticidade.
Pensando em algo mais prático e que até cabe no bolso do consumidor? A próxima dica é para você!
3. Cardápio digital no QR Code
Como praticamente qualquer pessoa possui um celular hoje em dia, oferecer um cardápio digital no QR Code por meio do qual a pessoa acessa o cardápio e faz o pedido também é uma tecnologia bem visada para 2023.
Com o Abrahão Pocket, seus clientes não precisam baixar um aplicativo para acessar o cardápio, bastando abrir a câmera do celular para visualizá-lo e escolher o que desejam. A maior vantagem dessa tecnologia é não precisar investir em equipamentos ou instalação.
Da mesma forma que as tecnologias citadas acima, por meio do QR Code, seu cardápio pode ser atualizado em tempo real. Além disso, o cliente pode chamar o garçom sem precisar assobiar ou estender o braço, fazer avaliações a respeito dos seus pratos, visualizar e fechar a conta. Muita praticidade na palma da mão!
E por falar em praticidade…
4. Gestão de filas
Pensando em sempre satisfazer os consumidores, algumas tecnologias ficam de olho em problemas comuns do dia a dia dos food services, como é o caso da fila. Situações como essa podem significar alta procura e sucesso do seu negócio, mas também fazer com que os clientes desistam de consumir por conta da espera.
Com tantos meios para comprar comida, o cliente que espera demais logo vai em busca de outro serviço para ser atendido, por isso, já é possível fazer a gestão de filas com o Abrahão Host.
Com nosso sistema, seu cliente acompanha a posição na fila de onde quiser, sem precisar ficar no local. Isso permite que ele chegue só quando for a sua vez, o que pode reduzir a desistência em filas de espera em até 30%.
O atendente ou o próprio cliente insere seu número de celular e nome no aplicativo. Assim, o cliente acompanha sua posição na fila de espera de onde estiver. Quando a mesa ficar disponível, um SMS é disparado para o cliente, avisando que ele já pode ser atendido.
O sistema também é uma mão na roda para definir o número máximo de pessoas permitidas no salão, já que ele desativa, de maneira automática, as reservas de mesa que ultrapassem a capacidade máxima do local.
De quebra, você ainda pode construir uma base CRM, ou seja, uma lista de pessoas que frequentaram o seu negócio, que pode ser usada para o envio de pesquisas de satisfação e promoções.
Procurando uma solução que envolve mais o comércio de matéria-prima e não apenas as relações com o consumidor final? Também preparamos algo nesse sentido!
5. Tecnologia RFID
Indo para um setor da outra ponta do food service, que são as empresas que lidam com o manuseio de matérias-primas e produtos finais da indústria alimentícia, também existe tecnologia a ser explorada.
A RFID, que é uma sigla que vem do inglês e significa “identificação por radiofrequência”, é utilizada para identificar um produto individual à distância, sem exigir proximidade ou visualização. Isso é possível porque as etiquetas RFID podem informar diferentes dados sobre o item.
Isso mostra como a tecnologia também está atenta para contribuir com o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Essa é a melhor possibilidade de entregar alimentos de qualidade, com funções como monitoramento de temperatura e vida útil dos produtos, rastreando e evitando, inclusive, o desperdício de alimentos mesmo que à distância.
Por fim, fica a pergunta: seu negócio está preparado para os novos tempos? Se você não usa alguma tecnologia para food service a seu favor, ainda dá tempo. Continue atento às novidades e aplique aquilo que fizer mais sentido para a sua empresa. Seus clientes com certeza vão amar!
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