O smash burger ou “hambúrguer esmagado/prensado” começou a ser disseminado no Brasil por volta de 2014 e agora é tendência. A técnica é de origem americana e consiste basicamente em prensar o hambúrguer de carne diretamente na chapa.
Obviamente, como nem tudo são flores, essa tendência exige um pouquinho mais de habilidade. Por isso, decidimos apresentar a técnica do hambúrguer prensado para você!
Continue a leitura e descubra o que é smash burger, qual a diferença entre ele e o hambúrguer tradicional e como prepará-lo. Além de conferir uma receita da tendência para incluí-lo no cardápio da sua hamburgueria ou restaurante.
O que é smash burger?
Em uma tradução liberal, smash burger significa “hamburguer esmagado”, indicando um modo de preparo do hambúrguer de carne. A tendência gastronômica foi criada nos Estados Unidos, espalhando-se pelo Brasil durante os últimos anos.
O smash burger deve ser prensado diretamente na chapa, buscando atingir a “Reação de Maillard”, uma resposta química que ocorre quando as proteínas desnaturadas da superfície da carne recombinam-se com os açúcares presentes, formando uma crosta marrom de sabor e odor inconfundível.
Qual a diferença entre smash e hambúrguer?
O smash burger, de modo geral, é mais fino do que o hambúrguer tradicional, pesando em média 100 gramas. Além disso, o preparo da carne é feito no momento da montagem do prato e não antes disso, como acontece com o hambúrguer preparado pela maioria das hamburguerias.
Por isso, para que a técnica funcione como deveria, o ideal é que a carne pese entre 90 a 110 gramas e seja preparada e temperada na hora.
Como fazer smash burger?
A carne do smash burger deve ser prensada em uma chapa bem quente. Por isso, antes de preparar o hambúrguer, a chapa deve atingir uma temperatura de, no mínimo, 120°.
Ele tem que ser amassado diretamente na chapa, já que é nela que o hambúrguer esmagado ganha sabor. Afinal, é nesse contato que a reação de Maillard acontece e a carne cria a sua crosta. Por essa razão, o indicado é que ela seja preparada na hora, sem ser pré-cozida, assada, etc.
A crosta de cor marrom é responsável por dar mais sabor à carne e, consequentemente, aos outros ingredientes do prato. Por isso, no momento do preparo, é preciso ter cuidado para não deixar o conteúdo dela grudado na chapa ou na prensa do smash burger.
Receita de Smash Burger para seu cardápio
Ingredientes
- 180 gramas de carne moída - sugestão: peito bovino
- 1 pão de hambúrguer - preferencialmente, mais leves e mais baixos
- 2 fatias de queijo cheddar
- 2 fatias de bacon
- 40 gramas de molho barbecue
- 20 gramas de manteiga
- Sal e pimenta do reino a gosto
Utensílios
- Espátula ou raspador
- Utensílio para prensar a carne na chapa
- Chapa de hambúrguer
Modo de preparo
- Divida a carne em dois pedaços, fazendo duas bolinhas em seguida.
- Coloque a manteiga na chapa bem quente.
- Coloque as duas bolinhas de carne onde houver manteiga.
- Pressione a carne até prensá-la (utilize a própria espátula de chapa ou até mesmo um prato).
- Tempere com sal e pimenta.
- Vire a carne de uma vez, cuidando para não quebrar, depois de mais ou menos um minuto e meio (ao virar, tente pegar todo o conteúdo, principalmente a crosta, ela será fundamental para o sabor do hambúrguer).
- Doure o outro lado por mais um minuto ou até que a crosta dourada se forme.
- Corte o pão ao meio e passe manteiga nos dois lados e toste o lado de dentro do pão.
- Coloque o bacon na chapa por dois minutos, vire e repita o processo do outro lado.
- Monte o lanche com o molho, a carne, o queijo e o bacon.
Prontinho, agora você pode incluir o smash burger no cardápio da sua hamburgueria. Depois disso, não esquece de voltar aqui e nos contar o que os seus clientes acharam da novidade, ok?
Leia também:
Como montar uma hamburgueria de sucesso
Como montar um delivery de hambúrguer em 7 passos
6 ideias inovadoras para a sua lanchonete
Deixe seu comentário