5 melhores sistemas de pedidos para modernizar seu restaurante

Neste artigo atualizado, você conhece os 5 melhores sistemas de pedidos para restaurantes. Escolha o seu se quiser aumentar o ticket médio e as vendas por aí!

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Cardápios digitais Abrahão expostos em pedestais brancos, fundo da imagem em cor verde-claro

Os cinco tipos de sistemas de pedidos para restaurantes mais utilizados atualmente são o tablet, o QR Code, o totem de autoatendimento, as comandas e o menu específico para delivery.

E, como cada alternativa traz uma proposta diferente, escolher o seu vai depender dos objetivos do seu atendimento e do seu estabelecimento como um todo.

Com a tecnologia certa, você pode oferecer um serviço prático e rápido, conquistando a satisfação dos clientes e aumentando suas vendas e ainda se diferenciando da concorrência, então, topa conhecer as opções mais populares? Segue o fio!

5 melhores sistemas de pedidos para restaurante

Seja com a implementação de tablets, de um cardápio em QR Code, de pedidos em comandas, de um menu específico para delivery ou de um totem de autoatendimento, você vai modernizar o seu restaurante e proporcionar uma experiência mais conveniente aos seus clientes.

Veja detalhes adiante.

1. Sistema de pedidos por tablet

O cardápio em tablet é uma solução fácil de usar e responsável por elevar o ticket médio em até 40%, que vem conquistando restaurantes em todo o mundo.

Em estabelecimentos que o implementam, em vez dos tradicionais cardápios de papel, os clientes encontram tablets nas mesas – através dos quais conseguem consultar o menu, adicionar opcionais e fazer os pedidos sem precisar chamar o garçom.

O sistema não só agiliza o atendimento como permite que o pagamento também seja realizado à distância!

Além disso, a implementação de tablets pode ser uma forma bem eficiente de programar promoções para dias e horários específicos, como um combo especial de happy hour, aumentando as vendas de forma estratégica.

2. Cardápio em QR Code

O cardápio em QR Code nada mais é do que o catálogo de produtos de um restaurante aberto diretamente no celular de cada cliente, sem a necessidade de download de nenhum aplicativo adicional.

Quando criado através de uma plataforma especializada, ele pode ser personalizado com a identidade visual do seu estabelecimento. Depois, basta imprimí-lo e fixá-lo nas mesas ou paredes do restaurante, além de compartilhar sua imagem com os clientes pelas redes sociais e o WhatsApp, por exemplo.

Ele elimina a necessidade de cardápios físicos e pode ser atualizado pelos gestores em tempo real, inclusive sempre que for necessário ocultar algum item que não pode ser vendido por falta de insumos ou outros problemas ligados à produção.

3. Sistema de pedidos por comanda

Este pode ser um sistema tradicional, que depende de papel e caneta para a anotação dos pedidos, ou um sistema agregado ao cardápio inteligente.

O custo baixo de implementação da primeira alternativa muitas vezes não compensa se comparado ao desperdício de tempo e dinheiro decorrente de erros na comunicação entre os garçons e o bar ou a cozinha.

Já o segundo modelo de comanda, além de modernizar o estabelecimento, traz praticidade para quem está na linha de frente do atendimento. Vale a pena investir!

4. Totem de autoatendimento

Amplamente adotados por redes de fast food para agilizar o processo de pedidos, estes sistemas agora existem também em versões menores, que têm os mesmos benefícios das outras, mas não ocupam espaço físico dos estabelecimentos.

Já ouviu falar de mini totens de autoatendimento? Pois é! Estes painéis interativos permitem que os clientes visualizem o menu, selecionem os itens que querem consumir e façam o pagamento, tudo com apenas alguns cliques. Após o pedido, um recibo é impresso com a senha para retirada do produto.

Em paralelo, eles ajudam a reduzir o tempo de espera em filas e a melhorar a eficiência operacional.

5. Cardápio para delivery

Por último, este sistema específico para quem trabalha com delivery pode ser a salvação daqueles clientes perdidos porque não aguentam mais esperar o atendimento via WhatsApp!

Isso porque soluções desenvolvidas pelas maiores especialistas em cardápio digital com autoatendimento do foodservice contam com um atendente virtual que realiza a comunicação inicial com cada consumidor, esclarecendo dúvidas e apresentando o menu.

O recurso é muito fácil de usar e ainda se torna poderoso aliado das ações de marketing já que, por si só, representa uma boa propaganda!

Percebe como cada alternativa se adequa melhor às diferentes necessidades tanto de gestores quanto do público-alvo?

Como escolher o melhor sistema de pedidos para o seu restaurante?

Para escolher o melhor tipo de sistema para tirar pedidos, é essencial compreender bem o funcionamento de cada um e avaliar, dentre as alternativas selecionadas, quais possuem recursos realmente capazes de atender aos seus objetivos e levar a experiência do restaurante a outro nível.

O que um sistema de pedidos precisa ter para ser eficiente?

Investigue:

  • como os pedidos são recebidos, processados e entregues;
  • quais integrações o sistema oferece;
  • de que maneira ele ajuda na gestão de estoque e no controle financeiro;
  • se ele é fácil de usar tanto pela equipe quanto pelos clientes;
  • se pode ser personalizado; e
  • se oferece relatórios completos.

No mais, certifique-se de a marca da ferramenta selecionada ter uma equipe de suporte sempre disponível!

Ao pensar sobre como funciona um sistema de pedidos para restaurantes, considere-o a vitrine mais importante do seu negócio e entenda que opções com recursos adequados ao mercado ampliam suas chances de muito sucesso.

Anota aí: escolhas inteligentes e inovação estão entre as tendências de comportamento dos consumidores que devem permanecer em alta nos próximos anos, somadas à conveniência e à praticidade!

Depois de ler este artigo, você tem a escolha de não ficar para trás.

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