Um sistema PDV ou sistema de frente de caixa é uma solução tecnológica usada no gerenciamento das vendas e transações de um restaurante. Sua eficiência aparece principalmente quando ele traz recursos que atendem às necessidades do negócio, é implementado corretamente e integrado a outras inovações disponíveis no mercado.
Parte da modernização do setor de alimentos e bebidas, o PDV não só contribui com a gestão e o atendimento como também eleva o nível da experiência dos consumidores, desencadeando um crescimento ainda mais sustentável dos estabelecimentos.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bares e restaurantes no Brasil alcançaram um faturamento de mais de 100 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2024. Um recorde após a pandemia.
Quer fazer parte dessa evolução? Comece lendo este artigo!
Qual é a importância de um sistema PDV?
Um sistema de ponto de venda (PDV) permite aos gestores reunir, unificar e integrar todas as informações das negociações feitas dentro de seus estabelecimentos em um só lugar, com dados atualizados em tempo real e processos integrados aos executados por outras tecnologias, como os cardápios digitais.
Entre os benefícios de um PDV para restaurantes destacam-se a unificação da operação, a redução de custos, uma melhor gestão de estoque e uma logística moderna de pedidos e recebimento de insumos.
A facilidade no gerenciamento de pagamentos também entra na lista de vantagens, afinal, o sistema permite aos estabelecimentos aceitar várias formas de pagamento diferentes, dividir uma mesma conta entre dois ou mais clientes, cobrar gorjetas de forma adequada à legislação e automatizar a emissão de Notas Fiscais.
Como consequência de tudo isso, o aumento da produtividade e da eficiência tanto na gestão quanto no atendimento fica evidente.
Por que um PDV aumenta a eficiência do restaurante?
Vários fatores explicam a relação entre o aumento da eficiência na operação e a implementação de um bom PDV integrado a cardápios digitais e/ou outras tecnologias, mas o destaque vai para a automatização de processos e a centralização de informações.
Confira outras justificativas interessantes!
- Identificação de picos de consumo, tendências e hábitos dos consumidores para novas estratégias de negócios e ações de marketing
- Análise de métodos de pagamento mais utilizados para adequação de negociações com emissoras de cartões, por exemplo
- Redução de desperdício decorrente da identificação mais fácil de itens necessários em estoque e da definição de uma periodicidade para os principais pedidos a fornecedores
- Emissão facilitada de Notas Fiscais
Agora, entenda como escolher um PDV e quais recursos precisam fazer parte da sua solução. Depois, perceba como tudo está conectado através, justamente, do detalhamento dessas ferramentas indispensáveis.
Como escolher o melhor sistema de ponto de venda para restaurante?
A escolha de um PDV vai depender dos recursos disponíveis na solução: a ideia de “quanto mais recursos, melhor o sistema” talvez não se encaixe a todos os cenários, mas é fato que a tecnologia escolhida por você precisa estar adequada às suas necessidades como gestor(a) e às necessidades do dia a dia do seu negócio.
Avalie também o suporte fornecido pela empresa desenvolvedora e o acompanhamento da implementação: a proximidade entre vocês vai contar muito tanto no início das operações com o novo sistema quanto quando surgir algum problema!
E, voltando aos recursos, topa conhecer os essenciais?
5 recursos essenciais de um sistema de ponto de venda
Ferramentas de controle financeiro, gestão de pedidos, controle de estoque, frente de caixa e emissão de relatórios precisam fazer parte do seu sistema PDV. Explore funcionalidades pertencentes a cada uma.
- Frente de caixa: permite oferta de diferentes formas de pagamento, gorjetas integradas, faturamentos instâneos, ligação direta com seu sistema de contabilidade e garantia de segurança das transações.
- Controle financeiro: contribui para a conciliação correta de contas pagas e a pagar, dá avisos de vencimento e unifica informações para uma melhor previsão de valores a receber.
- Controle de estoque: tem espaço para lançamento completo de fichas técnicas e listas de compras, notifica gestores ou compradores quando os insumos armazenados estão abaixo do nível ideal, ou seja, precisam ser adquiridos novamente, e registra toda a movimentação do estoque possibilitando a análise de demanda.
- Gestão de pedidos: através do próprio PDV, os garçons do restaurante registram os pedidos dos clientes com mais agilidade e precisão, eliminando a necessidade de anotações manuais e minimizando erros.
- Relatórios: o sistema facilita e melhora a geração de relatórios financeiros, de compras, de vendas e de atendimento como um todo, ajudando em melhores tomadas de decisões.
Converse com outros empreendedores, busque referências online e, acima de tudo, investigue se as marcas desenvolvedoras de PDVs que você tem cogitado conhecer são parceiras de outras grandes empresas de tecnologia e dos melhores sistemas de autoatendimento dentro do foodservice.
Precisando de ajuda, volte novamente a este artigo ou explore outras informações no blog e nas redes sociais da Abrahão Goomer!
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