Uma das tendências tecnológicas que mais crescem atualmente são as de vendas online, principalmente no ramo de restaurantes, após a chegada dos aplicativos de delivery como iFood, UberEats e Deliway que funcionam como praças de alimentação virtuais.
O delivery é um sistema de pedidos online que possibilita maior conforto e comodidade, oferecendo fácil acesso às fotos, ingredientes e diversas opções de pratos de um restaurante direto do celular ou computador, ou seja, você confere tudo sem sair de casa.
Restaurantes que optam por fazer parte de aplicativos de entrega de comida podem apresentar vantagens para os consumidores que desejam realizar seus pedidos, substituindo de forma eficaz a ligação telefônica por cliques rápidos e intuitivos.
Além disso, o sistema permite que o cliente acompanhe o andamento do seu pedido sem necessitar entrar em contato constantemente com a empresa, evitando estresse para ambas as partes.
E, é claro, existem benefícios para os administradores também. Preparamos algumas vantagens que o aplicativo de delivery para restaurantes pode trazer para que você e o seu negócio. Confira!
1. Comodidade para os clientes
A facilidade de realizar pedidos online garante a comodidade dos clientes, já que não precisam se locomover, esperar ser atendido ou enfrentar filas.
O cardápio do delivery está disponível para que ele receba o prato desejado no conforto da sua casa ou onde quer que esteja.
2. Agilidade na implementação do aplicativo
Para fazer uso de um aplicativo de entregas como restaurante, basta baixar o aplicativo, cadastrando-se nele seguindo as orientações que ele mesmo oferece. No geral, os processos são semelhantes entre todas as marcas, sendo simples e rápido, bastando preencher o que se pede.
Ao final, é só esperar alguns dias para a análise da moderação e o seu negócio estará disponível na plataforma para inúmeros clientes.
3. Facilidade para gerenciar
Nas plataformas de delivery você pode alterar o cardápio quando desejar e de maneira instantânea. Novas imagens, preços e lançamentos de pratos podem ser adicionados a qualquer momento, tudo isso sem gastos adicionais.
4. Mais consumo em um só lugar
Os aplicativos de delivery de comida possuem uma base de usuários muito grande e, dependendo da região em que você atua e do nicho alimentício que o seu negócio faz parte, o seu restaurante pode ser encontrado muito mais fácil, o que aumentará significadamente o número de vendas.
É importante manter um serviço de qualidade para sempre se destacar nas buscas do app da sua região.
5. Divulgação em massa
Devido à facilidade do público ter acesso, uma plataforma de delivery funciona também como uma forma de divulgação.
Isso porque o seu restaurante pode ser visto por muitas pessoas, ter boas notas e comentários atrativos para sua marca, trazendo cada vez mais consumidores satisfeitos e fortalecendo o nome do seu negócio no mercado.
6. Redução de problemas de comunicação
Realizando o pedido através do aplicativo, não é necessário que o cliente soletre o seu nome ou repita o endereço como normalmente acontece por ligações telefônicas. Essas situações normalmente deixam o cliente inseguro se o pedido chegará.
Através do app o cliente faz o seu pedido sem ter esse medo, pois além de ter todos os dados registrados, também é possível acompanhar o trajeto do entregador.
7. Benefícios operacionais
Os pedidos são realizados de forma instantânea e com facilidade, não ocupam linhas telefônicas, o cliente pode ter acesso ao cardápio completo, incluindo bebidas, sobremesas e adicionais e tem liberdade de tempo para escolher o seu prato.
O restaurante receberá o pedido completo e apenas precisa cumprir com o desejo do cliente, respeitando o tempo de entrega e a qualidade do produto.
É importante lembrar que não é necessário um espaço físico para estar nessas plataformas, e também que elas não são gratuitas, variando entre uma taxa de 8% até 16% das vendas realizadas.
Opções de plataformas de delivery
1. iFood
A mais famosa dentre as plataformas do mercado tem um amplo alcance na maioria das cidades brasileiras, mas não em todas, por isso é importante analisar se a sua cidade e região são atendidas.
A empresa também oferece, somente para algumas regiões, o próprio transporte, sendo que é uma boa vantagem para os proprietários dos restaurantes, já que não precisarão ter que ir atrás de motoboys ou uma outra empresa que faça o serviço.
Entretanto, ao oferecer todos os serviços com excelente qualidade, as taxas e mensalidades podem ser salgadas, caso a sua expectativa de faturamento não for muito alta. Avalie!
2. Deliway
O Deliway surgiu para oferecer as menores taxas do mercado, com a intenção de atender todas as regiões do Brasil (inclusive nas menores cidades!) e funciona de um jeito bem diferente e interessante, que não é por aplicativo.
Eles classificam seu produto como uma plataforma responsiva. Para entender melhor, imagine-se cliente, que quer fazer um pedido do seu restaurante favorito. Assim, basta entrar em contato com eles, para receber o link do restaurante e realizar o seu pedido.
Ah, os clientes também podem pedir diretamente pelo site e sabe qual a vantagem desse sistema?
Seu cliente não se perder no "paradoxo da escolha", em que há tantas opções que acabará escolhendo outra coisa do que pensava originalmente.
3. Uber Eats
O Uber Eats nasceu depois do sucesso do Uber, a startup que revolucionou o sistema de transportes no mundo todo.
A sua área de atuação é a mais limitada das três plataformas, mas é um serviço também de excelente qualidade e cuja maior vantagem, já que surgiu depois do sucesso no ramo de transportes, é a entrega.
Sim: o Uber Eats tem atuação mais restrita porque se responsabiliza pelas entregas. Verifique se sua região é atendida e faça sua escolha.
A internet é utilizada constantemente para buscas e consumo, fazendo das opções de delivery uma ótima forma de expandir negócios e aumentar o lucro. O que achou da ideia?
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