Os serviços de alimentação passaram por diversas mudanças nos últimos anos e, com elas, surgiram oportunidades para o setor de gastronomia em 2023. A tecnologia, por exemplo, está cada vez mais presente, trazendo um novo olhar para a saúde, sustentabilidade e para os meios de consumo.
Essas mudanças transformaram o conceito de consumo local e trouxeram inovações para os pratos, para o atendimento e até para o ambiente. As pessoas estão mais exigentes e querem mais qualidade, agilidade e experiências positivas durante as refeições.
As inovações na área tecnológica e o uso do delivery para entregas de refeições também são algumas tendências de food service de 2022 muito procuradas e que vieram para ficar.
A seguir, descubra quais novidades e desafios este ano promete e saiba como se preparar!
O que esperar do setor de bares e restaurantes em 2023?
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), é aguardado, para o primeiro semestre deste ano, um aumento de 20% do faturamento do mercado de alimentos e bebidas em comparação com o mesmo período do ano passado.
Pela atual situação econômica do país e do mundo e por ainda estarmos nos recuperando de uma crise que afetou muitos estabelecimentos, o crescimento deve ser discreto, mas ainda assim bastante relevante.
Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), a previsão é que haja o movimento de cerca de R$ 543 bilhões este ano no ramo. Além disso, também é calculado que o preço de alguns ingredientes caia, como o do café e das oleaginosas.
Ou seja: a perspectiva é de melhora para o setor de bares e restaurantes em 2023 economicamente falando, mas ainda é preciso estar atento às mudanças desse mercado e se adaptar às novidades.
Qual é o foco dos novos modelos de negócio para 2023?
O ano começou com a ideia de levar entretenimento aos clientes que procuram satisfação além do prato. Chamar a atenção para se destacar entre os concorrentes e buscar por diferenciais que entreguem o que a clientela procura é a chave para se manter em alta.
Comodidades, como delivery, clubes de assinatura, combos, promoções e utilizar a tecnologia para agilizar o atendimento, são algumas das estratégias que estão em foco. Continue lendo para entender como implementá-las no seu negócio.
Clubes de assinatura
Essa estrutura de vendas ganhou forças durante a pandemia e se tornou uma forma de fidelizar o cliente, já que, atualmente, as pessoas buscam por praticidade e por se incomodar cada vez menos com as tomadas de decisão, até mesmo as mais simples, como a de escolher o que comer.
Um clube de assinatura de comidas garante ao cliente o recebimento recorrente de refeições e uma previsão de gastos ao fim do mês. Também desperta curiosidade, já que os produtos enviados variam de acordo com as preferências e a individualidade de cada um.
Incluir nele vantagens financeiras, como cupons de desconto, promoções e brindes, torna a experiência do cliente ainda mais especial e única, aumentando a chance de fidelização.
Delivery
A adaptação ao delivery veio de forma quase obrigatória durante a pandemia, mas ganhou espaço no mercado e se tornou uma necessidade, não apenas uma comodidade. Os clientes buscam cada vez mais a praticidade de pedir comida sem sair de casa.
Essa tendência segue forte para o ano de 2023 e, se você ainda não implementou a modalidade no seu negócio, agora é a hora. Utilizar estratégias de delivery e take away são uma ótima forma de aumentar as vendas sem elevar os custos com salão e atendimento.
Por isso, escolha um bom aplicativo e lembre-se de pensar em um cardápio que se encaixe na sua proposta. Utilize boas embalagens para transporte e se preocupe em levar a mesma qualidade presente no seu espaço físico até a casa dos clientes.
Inovação tecnológica
O mundo está ficando mais digital e o seu negócio precisa acompanhar essa onda para não ficar para trás. A tecnologia deixou de ser um diferencial e se tornou essencial para otimizar o atendimento e aumentar a produtividade dos funcionários.
Utilizar recursos mais modernos permite coletar e cruzar informações para conhecer melhor os consumidores e fornecer um atendimento único e exclusivo. Confira adiante duas estratégias que você pode aderir para fazer isso dar certo.
1. Presença nas redes sociais
O omnichannel para restaurantes é uma estratégia de marketing que consiste na presença do seu negócio em todas as plataformas e redes sociais nas quais o seu público-alvo está presente, já que as pessoas estão cada vez mais conectadas nesses ambientes.
Trabalhe estratégias de publicidade por lá, divulgando promoções, retirando dúvidas e se fazendo sempre presente. Faça uma pesquisa com os seus clientes e observe quais redes eles mais utilizam, assim, os seus esforços serão direcionados para o local certo.
2. Automação do atendimento
Uma mãozinha para organizar os pedidos e todos os processos que os envolvem é sempre bem-vinda, principalmente quando existem ferramentas que diminuem a porcentagem de erros, o desperdício e o atraso dos pratos.
A tecnologia usada em cardápios digitais na mesa, por exemplo, facilita a visualização das opções e até o fechamento da conta. Além disso, essa solução trabalha com uma Inteligência Artificial que também antecipa as preferências de cada consumidor e agiliza os atendimentos.
Todo mundo procura por inovações tecnológicas que entregam novas experiências de consumo e o seu estabelecimento só tem a ganhar quando as implementa, agradando os consumidores e facilitando a realização de todo o trabalho.
As inovações também proporcionam experiências, que têm tudo a ver com os modelos de consumo esperados para esse e os próximos anos.
Quais são os novos modelos de consumo para 2023?
O comportamento e as preferências dos clientes são responsáveis por indicar as tendências de consumo para o mercado e, na verdade, por formar novos modelos de consumo. Conheça esses modelos, entenda o que o seu público-alvo está procurando e descubra qual a melhor forma de fornecer o que ele busca.
Aqui estão!
Mais cuidados com a saúde
As pessoas estão mais preocupadas com a saúde em todos os aspectos, inclusive na alimentação, preferindo opções com ingredientes funcionais que agreguem ao corpo e à saúde no geral.
Outra tendência crescente é a procura por pratos sem glúten e sem lactose ou reduzidos em açúcares, já que é cada vez mais comum a descoberta de problemas de saúde ou intolerâncias alimentares que impedem as pessoas de comer esses nutrientes.
Acrescentar ao seu cardápio produtos de qualidade e que se encaixem nessas propostas pode agradar essa parcela da população que está cada vez maior e buscando por novas opções.
Preocupação com a sustentabilidade
Nessa mesma onda, a preocupação com o planeta também vem crescendo e o tema sustentabilidade está cada vez mais presente porque as pessoas estão mais conscientes do impacto de suas ações no meio ambiente.
Essa pauta está diretamente ligada a questões como o desperdício de alimentos, água e o uso de embalagens plásticas, principalmente no delivery. Mostrar que essa é uma causa para o seu negócio também pode ser uma ótima forma de atrair esses clientes e ainda ajudar o planeta.
Busca por novas experiências
Para entregar experiências, é preciso ir além e alcançar a emoção das pessoas. Então, vale usar comidas regionais ou sazonais que causam nostalgia, oferecer ambientes confortáveis ou ainda utilizar decorações inusitadas que surpreendam.
É importante pensar além do prato, oferecendo qualidade no atendimento, na decoração, através de arte e nos detalhes. Fique atento e observe o que agrada o seu público-alvo, aposte na inovação e no inusitado.
Enfrente os desafios também, quando precisar, em vez de desviar deles.
Principais desafios e oportunidades em bares e restaurantes: uma análise do setor
Os clientes estão mais exigentes, buscando por estabelecimentos que preencham seus requisitos e entreguem novidades na experiência do atendimento, tornando esse o maior desafio e, ao mesmo, tempo uma ótima oportunidade de se destacar no ramo.
Fornecer um ambiente tecnológico é uma saída para melhorar o serviço, apresentar um diferencial e ainda receber uma mãozinha na organização do seu negócio, pois além de agilizar os pedidos, fornece uma sensação de autonomia e modernidade ao consumidor.
Um dos maiores desafios para o ano de 2023 é conseguir se adequar às mudanças e inovações que aparecem nesse mercado, se adaptando às novidades em tendência ditadas pelo comportamentos dos consumidores que se alteram constantemente.
Por isso, avalie com frequência o seu público-alvo e busque alternativas diferentes para adequar sua gestão a essas transformações, trazendo sempre o novo e inédito para atender as expectativas de quem frequenta seu espaço.
Tenha cautela com planos a longo prazo e grandes passos, já que ainda estamos passando por instabilidade econômica, assim como o restante do mundo, mas não desanime. E, por último, mas não menos importante, fique atento às novidades da área.
Acompanhe notícias nacionais e internacionais de fontes confiáveis, conheça outros estabelecimentos, converse com outros gestores. Além de tudo, não deixe de ser flexível e pensar em inovação: são dois pontos que continuam decisivos para a sobrevivência nesse mercado.
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