Maiores motivos para um restaurante ter monitor KDS

Para quem quer melhorar a experiência dos clientes, a harmonia da equipe e o lucro no fim do mês, implementar um monitor KDS pode ser opção. Entenda!

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Profissional de ambiente da alimentação segurando um tablet e em sua frente um KDS no balcão

Monitores KDS transformam em realidade o sonho da cozinha em que todos os pedidos são gerenciados de forma eficiente e sem papelada e os cozinheiros trabalham com a certeza de que estão preparando exatamente o prato pedido pelo cliente.

Eles nada mais são do que sistemas de exibição – Kitchen Display Systems, em inglês – capazes de substituir impressoras tradicionais de restaurante, oferecendo a visualização dos pedidos para quem os prepara na cozinha através de uma interface digital.

A digitalização via KDS elimina a perda de informações na comunicação entre atendentes, chef e cozinheiros, garante que todos os membros da equipe tenham acesso simultâneo às informações mais atualizadas e permite um melhor controle do tempo de produção de cada prato.

Neste artigo, você descobre mais sobre essa tecnologia e explora oito motivos pelos quais investir em um monitor KDS pode transformar a operação do seu restaurante.

O que é um monitor KDS?

O monitor KDS pode ser explicado como uma tela similar a um monitor, instalada na cozinha de um restaurante através da qual todos os pedidos realizados pelos clientes são exibidos de forma clara, organizada e em tempo real.

Ele deve ser integrado a sistemas de autoatendimento, como cardápios digitais, e sistemas de gestão!

Ter um KDS é como ter um painel de controle personalizado na cozinha, otimizando o fluxo de trabalho e aumentando a produtividade.

Como funciona o sistema KDS na prática?

Pedidos anotados em outras tecnologias voltadas ao atendimento do restaurante são enviados, com um clique, para o sistema KDS, que os expõe de forma clara, organizada e atualizada a quem deve prepará-los na cozinha.

Esse sistema é projetado para integrar o fluxo de informações dentro de um restaurante. Ele facilita o gerenciamento das operações, melhora a gestão, torna o serviço mais eficiente e eleva o nível da experiência dos consumidores.

Adiante, confira como utilizar a ferramenta em apenas três passos!

  1. Por causa da integração entre KDS e sistema de ponto de venda (PDV) do restaurante, assim que um garçom registra um pedido, ele é automaticamente enviado para o monitor na cozinha.
  2. Cada pedido anotado no restaurante aparece na tela do KDS com informações detalhadas e devidamente organizado por ordem de chegada, tipo de prato ou prioridade.
  3. As informações do KDS são atualizadas em tempo real, refletindo qualquer alteração no pedido (adições, remoções ou mudanças de status).

Separamos num quadro para você visualizar melhor todas as principais possibilidades dos sistemas KDS disponíveis hoje em dia no mercado.

Funcionalidades básicas do monitor KDS em restaurantes
Informações que chegam à cozinha Ordem de preparo dos pratos
  • Itens pedidos
  • Quantidades de cada item
  • Observações
  • Número da mesa
  • Ordem em que foram realizados
  • Categoria dos itens no menu
  • Prioridades
 

A depender do sistema, ele ainda pode ser integrado a impressoras de etiquetas numeradas para facilitar a identificação dos pratos e permite a configuração de notificações sonoras ou visuais para alertar os cozinheiros sobre novos pedidos ou qualquer outra informação relevante.

Por que ter um monitor KDS em restaurante?

Para além da modernização quase obrigatória no foodservice, o KDS oferece uma série de benefícios que podem transformar atendimento e operação. Dentre as vantagens de você ter um monitor KDS no seu restaurante, destacam-se o aumento da eficiência, a redução de custos e a melhor comunicação de toda a equipe.

Leia mais!

Aumento da eficiência operacional

Com as informações reunidas num monitor digital, a cozinha se torna mais organizada e ágil. A visualização clara e em tempo real de todos os pedidos permite que os cozinheiros priorizem tarefas, evitem atrasos e otimizem o uso dos recursos.

Melhora na comunicação

A comunicação entre o salão e a cozinha se torna mais fluida e precisa a partir do momento em que gestores de restaurantes investem em tecnologias como essa.

Todos os membros da equipe têm acesso às mesmas informações, o que reduz falhas de comunicação que podem levar a erros nos pedidos e, consequentemente, até melhora o clima organizacional.

Redução de custos

O monitor KDS contribui para a redução de custos ao diminuir o desperdício de alimentos e otimizar o uso dos ingredientes, acelerar o serviço e tornar a atuação de garçons muito mais estratégica, voltada para o aumento do ticket médio, por exemplo.

Controle total dos pedidos

Através da tela, todo mundo que tem responsabilidade em entregar os pratos aos clientes consegue acompanhar o status de cada pedido. Você, gestor(a), aproveite ainda para identificar gargalos e tomar decisões estratégicas na busca por melhorias dos fluxos de atendimento e preparo dos itens.

Análise precisa de dados

Quando integrados aos melhores cardápios digitais e/ou sistemas de gestão (ERPs e PDVs), KDSs oferecem dados para a geração de relatórios sobre o desempenho da cozinha que ajudam os restaurantes a identificar hábitos de consumo, definir novas promoções, fazer alterações no menu e atender necessidades dos consumidores que podem refletir numa retenção muito maior.

Experiência do cliente em alto nível

Com tanto benefício, fica claro que, além de tudo, o monitor KDS contribui para a excelência de uma food experience completa, com entrega mais rápida e precisa dos pedidos. Clientes satisfeitos com a agilidade e a qualidade do serviço tendem a voltar e recomendar o restaurante.

Para implementar o seu, investigue quais são parceiros de marcas reconhecidas e confiáveis de tecnologias do foodservice e converse com outros donos de bares e restaurantes. Aproveite e explore orientações sobre o universo das tecnologias trazidas em mais artigos aqui no blog da Abrahão Goomer!

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