O menu digital é uma ferramenta válida para qualquer restaurante, já que reduz gastos com atendimento, impressões e desperdício e permite que o cliente tenha uma melhor visualização do cardápio e que a equipe possa trabalhar de forma mais assertiva e sincronizada.
Além de auxiliar na operação do dia a dia, essa solução – em tablet, QR Code, para delivery ou até implementado junto com um totem de autoatendimento – também ajuda a encantar novos e antigos consumidores e a aumentar o ticket médio em até 40%!
Quer saber como ou tirar dúvidas sobre ela? Segue na leitura.
O que é um menu digital?
Um menu digital é a versão online do cardápio convencional de restaurantes, no qual o cliente pode escolher o que quer comer e beber e já realizar o pedido diretamente no dispositivo, chamando o garçom somente quando necessário e adicionando ou removendo insumos ou escolhendo complementos extras.
Ele é uma ótima ferramenta para elevar os resultados por mesa, principalmente quando o cardápio é integrado a um sistema de gestão!
Além disso, o menu digital também facilita o fechamento de caixa, o controle de estoque e a centralização dos dados de todos os clientes que frequentam o estabelecimento, impactando direta e indiretamente até em ações de marketing.
Veja a seguir a lista das principais vantagens que essa ferramenta pode oferecer.
Quais são as vantagens do menu digital? 5 benefícios saborosos
Mais eficiência operacional, mais assertividade nas decisões, aumento das vendas e da economia em várias frentes são alguns dos presentes que só ganha quem implementa um menu digital em restaurante.
Aqui vão as cinco principais vantagens da tecnologia, detalhadas!
- Mais eficiência operacional: os pedidos feitos no cardápio digital são direcionados automaticamente para a cozinha, otimizando os processos internos
- Maior economia: a inovação reduz os gastos com impressões e permite que o cliente peça exatamente o que quer comer, diminuindo desperdícios de insumos também – ótimo para rodízios
- Dados completos para tomadas de decisões assertivas: através dos relatórios de pedidos, você tem acesso aos principais dados de consumo do seu restaurante para fazer investimentos e escolhas 100% estratégicos
- Aumento das vendas: por ser uma opção mais visual em qualquer um de seus formatos, o cardápio digital incentiva a escolha e a compra tanto dos pratos quanto de opcionais
- Melhoria na experiência do cliente: a tecnologia ainda reduz o tempo de espera na fila e à mesa, traz mais credibilidade para o restaurante e facilita a personalização de pratos, melhorando a famosa “food experience”
Agora, explore os principais tipos de menu digital e suas funcionalidades para decidir qual faz mais sentido para o seu negócio!
Quais são os tipos de menu digital?
O cardápio digital para delivery, via QR Code, em tablet e no totem de autoatendimento são os tipos de sistemas de pedidos para restaurantes mais conhecidos da atualidade.
Saiba mais logo abaixo.
Cardápio digital para delivery
O cardápio digital para delivery é feito para quem quer comprar alguma comidinha gostosa sem sair do conforto do lar ou abandonar alguma tarefa importante no escritório.
Ele facilita o pagamento e agiliza o recebimento, permite criar cupons personalizados e programa de fidelidade exclusivo e também ajustar a taxa de entrega de acordo com o que for melhor para estabelecimento e clientes.
Cardáio digital via QR Code
Ao contrário do que muitos pensam, o cardápio via QR Code não é apenas uma versão digital do menu físico.
Ele possui visualização e navegação diferenciadas e programadas para funcionar bem em qualquer dispositivo móvel e permite aos clientes navegar por todas as opções de pratos e bebidas de um estabelecimento em apenas alguns instantes, além de contar com a possibilidade de chamar o garçom, escrever avaliações e fechar a conta no cardápio com pagamento online.
Sem necessidade do download de nenhum aplicativo.
Cardápio digital no tablet
O cardápio digital no tablet fica nas mesas ou no balcão para ser acessado pelos consumidores ou atendentes.
Ele ganha destaque não só pelo aumento do ticket médio, mas por ser um cardápio bilíngue, por permitir programar promoções e ofertas apenas para determinados dias e horários e por criar sugestões de complementos dos pedidos personalizadas de acordo com os interesses particulares do freguês.
E essas são só algumas das várias vantagens! Se quiser saber mais, confira um artigo publicado no blog da Abrahão Goomer explicando tim-tim por tim-tim como funciona o cardápio digital em tablet.
Totem de Autoatendimento
Feito para modernizar e agilizar qualquer atendimento, principalmente aquele feito em balcão, o totem de autoatendimento existe em sua versão tradicional, maior e ocupando mais espaço, e em versão mini, desenvolvido pela Goomer para não tomar nenhum cm² dos estabelecimentos.
Ele exibe os pratos de forma mais atrativa, sugere acompanhamentos e adicionais, permite que você customize o menu com a cara da sua marca e muito mais.
Pretende implementar o totem no seu negócio ou qualquer outra alternativa dentre as listas? Atenção! Faça isso contando com a ajuda de quem realmente entende do assunto.
Como criar um menu digital de sucesso?
Para fazer menu digital para restaurante de sucesso e com ótimo custo-benefício, você precisa da ajuda de uma empresa especialista, então, a dica é contar com a Abrahão Goomer!
Assim, fica mais fácil elevar seus resultados por mesa, analisar vendas e consumo de forma muito mais completa e simples e ganhar agilidade no preparo do pedido. Ao mesmo tempo, levando a experiência do consumidor para outro patamar e tornando o trabalho dos garçons muito mais estratégico e gostoso.
Quem usa, aprova! Seja você o(a) próximo(a) a usufruir dos recursos dessa tecnologia.
Deixe seu comentário