O que é inteligência de mesa e como ela pode impactar suas vendas?

Está procurando uma solução para modernizar o seu estabelecimento que melhore as vendas, facilite tarefas administrativas, logísticas e o atendimento aos clientes? Conheça a inteligência de mesa!

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Inteligência de mesa

A inteligência de mesa faz uso de recursos modernos, como a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT), para identificar padrões no consumo dos clientes. Isso contribui com o aumento das vendas e faz seu negócio crescer.

Sistemas completos oferecem também uma série de funcionalidades por meio das ferramentas de cardápio digital e em QR Code. O cliente consegue visualizar melhor cada item do menu, pedir sem chamar o garçom e fechar a conta pelo próprio dispositivo.

Todas essas funções facilitam a vida não só de quem está consumindo, mas também do gestor, porque ele pode conferir em tempo real o que está sendo pedido, além de receber relatórios completos sobre o funcionamento do restaurante.

Vamos entender melhor como a inteligência de mesa funciona e como ela faz tudo isso?

O que é inteligência de mesa?

A inteligência de mesa une Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT – do inglês Internet of Things) para identificar preferências e hábitos dos clientes do seu restaurante. Ela faz isso por meio de recursos como o cardápio digital.

Com essa ferramenta em mãos, o gestor consegue fazer uma análise detalhada do desempenho do seu negócio, além de oferecer um serviço mais personalizado para cada freguês.

Talvez você ainda não tenha ouvido falar do assunto de forma mais aprofundada, então, vamos explicar exatamente o que todas as siglas significam.

O que é IA?

A Inteligência Artificial nada mais é do que um programa de computador inteligente que consegue absorver informações, se adaptar a situações diversas e prever comportamentos.

Já enviou uma mensagem para um restaurante ou outro empreendimento e foi respondido com uma resposta automática? Se sua resposta for sim, você já teve uma interação com uma IA.

Esse tipo de inteligência é conhecida como "chatbot", um “robô de conversa”. Ele serve para identificar padrões nas mensagens recebidas e responder de acordo, sem precisar de uma pessoa.

Se o chatbot receber a mensagem “poderia me mandar o cardápio?”, ele vai conseguir identificar o que é pedido e responder, enviando uma foto ou um link.

Esse é um tipo de IA muito acessível, que ajuda a sua equipe a focar em processos mais estratégicos nos quais um ser humano não pode ser substituído.

O que é a “Internet das Coisas”?

Você já notou que quase todos os eletrônicos estão conectados a uma rede Wi-Fi?
Esses dispositivos conectados conseguem trocar informações e conversar entre si, aumentando a agilidade e automação de vários processos. Isso é a Internet das Coisas (IoT).

Os dados gerados por esses equipamentos também podem ser transformados em gráficos e relatórios, facilitando o trabalho de quem atua na parte administrativa de um empreendimento.

Ao implementar essas tecnologias em restaurantes, o mercado entende melhor os hábitos de consumo, oferecendo uma experiência única aos consumidores e também mais lucrativa para os gestores.

Como a inteligência de mesa funciona?

A inteligência de mesa une IA e IoT para levar aos donos de restaurantes, bares e lanchonetes um sistema completo de atendimento aos clientes.

Por meio do cardápio digital, ela consegue identificar padrões no consumo de quem frequenta o seu restaurante e faz sugestões de itens de acordo com esses comportamentos frequentes.

Além disso, transforma o consumo em relatórios fáceis de ler e acessar, para que os gestores dos estabelecimentos consigam analisar, por exemplo, quais pratos ou combos estão sendo mais pedidos, o que facilita na hora de tomar decisões e elaborar estratégias.

Como a inteligência de mesa vai ajudar seu negócio?

A inteligência de mesa vai aumentar o número de pedidos, fornecer informações valiosas para você, melhorar a experiência para cada cliente e ainda facilitar qualquer alteração no seu cardápio.

A implementação de um sistema completo desses, com cardápios digitais em tablet e em QR Code, vai aumentar seu ticket médio em até 40%, gerando mais rentabilidade por mesa e por m². Vamos entender em detalhes como ela faz isso?

Facilitando alterações no cardápio

Você conhece os benefícios do cardápio digital? Um deles é a facilidade na alteração de produtos disponíveis no menu.

Chega de imprimir papéis, apagar números ou explicar para um cliente que um item está em falta! Com a inteligência de mesa, você pode adicionar ou remover pratos e bebidas em tempo real e com alguns cliques.

E dá pra fazer a mesma coisa com promoções, surpreendendo o freguês que já está dentro do seu restaurante.

Além disso tudo, ao evitar o uso de um cardápio de papel, você estará contribuindo com o planeta, tornando seu estabelecimento mais sustentável.

Fornecendo informações valiosas para sua gestão

O fim do expediente fica muito mais fácil com uma inteligência de mesa. As informações sobre fluxo de caixa, entrada de pedidos e resumo dos atendimentos são todas reunidas em relatórios pela IA e enviadas ao responsável por analisá-las.

Assim, quem é gestor consegue identificar onde o empreendimento está indo bem e onde precisa melhorar. É possível saber, por exemplo, quais itens do menu são mais pedidos e quais os menos pedidos.

Fazendo esse controle, as ações de marketing e promoções vão ser muito mais assertivas, ajudarão na economia de dinheiro e terão um impacto muito maior no consumo.

Experiência melhorada e personalizada para cada cliente

Quem usa pela primeira vez o cardápio digital se encanta, sabe por quê? Nele, cada consumidor vai conseguir encontrar o que deseja com mais facilidade, além de ver fotos em alta qualidade dos pratos.

As descrições de cada item também ficam mais ricas e detalhadas, já que você não precisa economizar espaço, como acontece no cardápio de papel.

O sistema envia automaticamente os pedidos para a cozinha, sem passar pelo garçom. O resultado é um número muito menor de erros, evitando o desperdício e aumentando a satisfação dos clientes, enquanto esse garçom se responsabiliza por tarefas que só ele pode e sabe fazer!

Aumentando o número de pedidos por mesa

Aliando todas as vantagens que já vimos com os algoritmos inteligentes, fica fácil entender como a inteligência de mesa aumenta o número de pedidos por mesa.

O algoritmo consegue aprender os hábitos de cada consumidor, mostrando os itens do menu com mais chance de serem pedidos.

Assim, cada pedido é decidido mais rapidamente e existe a possibilidade de vender mais adicionais, já que o próprio cliente pode incluir mais itens ao pedir. Graças a esses fatores, food services que possuem cardápio digital costumam aumentar o valor do seu ticket médio em até 40%.

Gostou de conhecer essa tecnologia? Talvez ela seja a peça que está faltando para fazer o seu estabelecimento atingir novos patamares! Bons negócios!

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