Que muita gente gosta de café, não é novidade. Porém, os clientes estão cada vez mais críticos com a escolha do ambiente e não só o café em si precisa ganhar a atenção do público, mas um ambiente bem decorado e criativo, com certeza também fará a cabeça dos consumidores na hora da escolha.
Você, como dono de cafeteria, pode buscar na internet inspirações de estabelecimentos fora do país que atendem o mesmo tipo de clientela. Afinal, as pessoas adoram conhecer um pouco mais sobre a cultura e o ambiente dos lugares do exterior.
Se imaginarmos uma cafeteria que nos lembre Paris, com toques mais vintage e delicados ou outro com uma decoração que nos lembre os Estados Unidos, rodeada de imagens de bandas norte-americanas e fotos de grandes ícones, como Marilyn Monroe e Elvis Presley, o ambiente ficará mais atrativo e interessante!
Então vale a pena pôr a criatividade em jogo na hora de imaginar e montar uma bela decoração para a sua cafeteria.
Cores para Cafeteria
Por falar em criatividade, você sabia que escolher as cores para o estabelecimento interfere no que o seu cliente vai sentir quando passar pela porta? É isso mesmo, nós vamos te explicar!
Talvez você não tenha percebido ainda, porque nós estamos acostumados a enxergar as cores e a sentir inúmeras sensações no modo automático. Quer alguns exemplos?
Quais são as cores mais usadas pelos restaurantes? Qual é a cor que vem na sua cabeça quando você pensa em cafeteria? E quando o assunto é alimentação saudável, quais cores te fazem imaginar um restaurante destinado a clientela fitness?
Existe uma explicação para as suas respostas terem sido: vermelho/laranja, marrom (para a cafeteria) e, por último, verde/amarelo.
Vermelho
É a cor favorita dos restaurantes, porque quando estamos expostos a essa cor, nossa fome aumenta, o que pode fazer com que os pedidos dos seus clientes sejam maiores.
Vale ressaltar que existem tons certos para isso: por exemplo, se você usar um tom de vermelho muito aberto pode passar uma lembrança de violência e sangue.
Como o vermelho é uma cor muito forte, o correto é nunca exagerar na quantidade que for usar, uma vez que você pode pintar somente uma parede do seu café de vermelho, ou usar a cor para as mesas, cadeiras, guardanapos, copos, xícaras, taças para sobremesas, talheres e até pequenos quadros na parede.
As possibilidades para usar essa cor são infinitas e você pode explorá-la a favor da decoração para a cafeteria, até para que saia um pouco do comum, afinal, quando pensamos em cafeteria, logo imaginamos a cor marrom, conforme comentaremos a seguir.
Marrom
O marrom é a primeira - e talvez a única - cor que nos vem à mente quando imaginamos uma cafeteria, isso porque o marrom é a cor do café e do chocolate.
E não há nada de errado em você optar por usar o marrom. No entanto, se você quer inovar, seria legal combinar outras cores, mais vivas e menos comuns, para dar um ar mais moderno e criativo para a sua cafeteria.
O marrom está ligado ao café e a ambientes rústicos, o que, juntos, fazem uma ótima combinação. Mas e que tal misturar o marrom tradicional do rústico com um verde mais escuro? Ou o marrom com alguns detalhes na cor branca para dar um efeito de iluminação no ambiente?
Sair do convencional pode ser uma boa dica para atrair novos clientes e despertar a curiosidade alheia.
Verde
Quando lembramos de algo saudável ou de comidas leves, logo pensamos na cor verde, por ser uma cor alegre e - pelo óbvio - afinal, a maioria do vegetais e das verduras são verdes.
Se você estiver pensando em montar uma cafeteria voltada ao público vegetariano ou uma cafeteria num espaço aberto, o verde é uma ótima opção de cor, pois traz a certeza de um lugar alegre e animado para se tomar um café com amigos, por exemplo.
Além dessas cores, existem outras inúmeras com significados importantes e que ajudam o cliente a formar uma opinião ou transmitem algum tipo de sentimento. Mas a cor é só a primeira dica de decoração.
Por isso, trouxemos outras ideias que ajudarão a deixar sua cafeteria com um ar moderno, sofisticado e principalmente acolhedor.
Modernidade e Tecnologia na Cafeteria
Você já notou a mudança na clientela? A idade dos novos clientes e quais exigências eles fazem? Era de se esperar que, com o avanço das tecnologias, os pedidos, desejos e as preferências mudariam para acompanhar tudo isso.
Na hora de criar uma decoração para a sua cafeteria, lembre-se dessas mudanças. Uma ideia legal é usar canudinhos de alumínio, que você pode até disponibilizar para venda, estimulando o consumo sustentável - nada mais moderno que se preocupar e cuidar do meio ambiente, né?
Por falar em meio ambiente, caso sua cafeteria seja num espaço fechado e com pouca iluminação, a instalação de luz solar em uma pequena área também acaba sendo uma ótima dica de modernização consciente.
Cafeterias com boa iluminação ganham a preferência na hora da escolha. Neste “mundo de Instagram”, a boa luz se torna fundamental na hora dos seus clientes postarem a foto do café especial.
Falando em internet, os profissionais que trabalham em home office, podem, também, trabalhar de qualquer lugar que possua Wi-Fi e, se a sua cafeteria disponibilizá-lo, bem como tomadas para carregadores e mesas para trabalho, será um ótimo point para esses clientes high-tech.
Com estas dicas, a decoração da sua cafeteria ficará diferente e bem conceituada.
E tem mais! Para fechar com chave de ouro, vale mencionar que, um lugar tecnológico atrai - e muito! - a clientela jovem, que fará a propaganda do seu negócio futuramente.
E esse público gosta de inovação, então investir na tecnologia dos cardápios digitais é uma escolha inteligente para que sua cafeteria passe a ser frequentada e muito bem divulgada e “postada”, nas redes sociais.
Agora você sabe que, para incrementar a decoração, vale a pena usar e abusar da criatividade, selecionando corretamente as cores para que elas influenciem de forma positiva o seu cliente. Você pode arriscar e mudar um pouco a cor marrom tão padronizada das cafeterias: ótima forma de chamar a atenção.
Um conjunto de escolhas bem pensadas fazem a diferença, não somente em relação a cor, mas em relação aos demais quesitos.
Deixe seu comentário