O cardápio digital pode ser apresentado de diversas formas: através de um tablet disponível na mesa, por um QR Code à disposição do cliente, por totens ou aplicativos de celular.
Essas ferramentas chegaram para modernizar a experiência do consumidor e tornar possível um serviço que inclua a autonomia do cliente à mesa de maneira assertiva, moderna e simples.
São inúmeras as vantagens que você garante ao seu restaurante quando adere ao cardápio digital, veja só algumas delas:
- O consumidor consegue realizar seus pedidos através do toque na tela, encaminhando a solicitação diretamente para a cozinha.
- Essa ação automática reduz consideravelmente o número de erros ocasionados pela escrita ilegível ou pela falta de informação nas notas entregues pelos garçons à cozinha.
- Com o envio automático, o chef recebe uma nota impressa, em que constam todas as informações referentes ao pedido e à mesa que efetuou o envio, facilitando a entrega do prato.
- Além disso, o cliente consegue, ainda, realizar outras funções através do tablet, como chamar o garçom e realizar o pedido das bebidas.
Outra praticidade é a maneira como o menu fica disposto na mesa, ocupando pouquíssimo espaço quando comparado aos gigantes cardápios impressos que, na maioria dos casos, precisam ser retirados da mesa para proporcionar maior conforto ao cliente.
Com essa retirada, o gestor perde a chance de aumentar as vendas, afinal, cada vez que o cliente quiser pedir algo mais, será preciso chamar e esperar pelo atendimento do garçom. Isso não ocorre em estabelecimentos com menu por QR Code ou tablet.
Ao possuir acesso facilitado ao cardápio, o cliente acaba consumindo mais. Em outras palavras, a praticidade aumenta o número de vendas e os lucros do restaurante.
O cardápio digital é um dos melhores recursos para quem busca modernizar o estabelecimento e aumentar o ticket médio do restaurante. Continue com a gente para descobrir por que essa é a melhor opção para o sucesso do seu negócio!
Por que o cardápio digital é prático?
Além das facilidades ao cliente que já mencionamos, ele também oferece outras facilidades ao dono de restaurante, como reduzir os gastos com impressões a cada nova atualização do menu.
Isso mesmo, esse tipo de cardápio permite alterações no menu em tempo real, ou seja, não há necessidade de envolver terceiros ou gastar com novas impressões.
Na maioria dos sistemas, o próprio dono ou gerente do estabelecimento consegue efetuar as alterações necessárias sem qualquer auxílio, isto é, sem precisar contatar o suporte do sistema para isso.
O cardápio digital substitui o garçom?
Não. No entanto, os garçons serão necessários apenas para entregar os pedidos realizados, sejam de pratos, sobremesas ou bebidas - além, claro, de trabalhar com o atendimento ao público, se fazendo presente à mesa sempre que o cliente solicitá-lo através do tablet ou smartphone.
Ou seja, você pode reduzir a equipe de atendimento em até 50% e economizar com os custos na folha de pagamento.
Qual o melhor modelo de cardápio digital?
Alguns quesitos devem ser levados em consideração na hora de escolher o melhor modelo de cardápio digital para o seu restaurante. Afinal, o melhor é aquele que se encaixa perfeitamente às necessidades do momento e ao seu público-alvo.
Abaixo, vamos exemplificar resumidamente cinco modelos diferentes de cardápio digital e as qualidades particulares de cada um. Confira!
1. Totem
Este modelo é comum em restaurantes fast-food. São monitores construídos em aço carbono e que possuem uma tela sensível, permitindo que haja interação entre o cliente e o cardápio, automatizando e facilitando o pedido.
2. Cardápio digital por QR Code
No cardápio por QR Code, o menu é disponibilizado através de um código digital em 2D. Para acessar a lista de pratos e preços, basta redirecionar a câmera de um smartphone para a imagem com o código.
Em seguida, o cliente deve clicar em um ícone que abrirá uma página com o menu. É válido ressaltar que, de modo geral, o consumidor consegue finalizar e efetuar o pagamento dos seus pedidos através desse modelo.
3. Cardápio digital para delivery
Esta opção pode ser reproduzida de duas maneiras distintas: a primeira, através de um website, no qual o cliente tem acesso ao menu, mas necessita entrar em contato por meio de um número fixo ou de celular para realizar o pedido.
Ou, por meio de plataformas completas, nas quais é possível realizar o pedido e fazer o pagamento totalmente online.
4. Menu digital por WhatsApp
Para utilizar essa opção, é preciso mudar a configuração do seu aplicativo para o perfil empresarial. Depois, é só abrir as configurações e clicar em “Adicionar produto ou serviço”.
Acrescente seus itens e, em seguida, salve o que foi preenchido. Dessa maneira, o cliente terá acesso ao seu menu e poderá efetuar o pedido automaticamente.
5. Cardápio digital por tablet
O mais famoso dos menus digitais possui um sistema em que é possível editar os produtos a qualquer instante.
Ele também oferece a função de chamar o garçom, pedir drinks e até fazer pagamentos. Um produto completo para aqueles que querem investir em tecnologia, praticidade e eficiência.
Como ter um cardápio digital?
Após escolher o melhor modelo para o seu estabelecimento, é possível adquirir os sistemas através de empresas especializadas no ramo.
Algumas empresas oferecem todas as opções acima, outras oferecem apenas as mais consumidas pelos restaurantes, como o cardápio por tablet e via QR Code, por exemplo.
Lembre-se de pesquisar referências sobre os serviços prestados e considere aquelas que oferecem um suporte 24/7, o que facilita a vida do dono de restaurante, que consegue resolver imediatamente qualquer dúvida ou problema com o recurso.
Algumas empresas oferecem apenas serviços automáticos de perguntas e respostas, o que acaba por limitar o funcionamento da ferramenta. As características mudam de acordo com cada sistema, por isso a importância da pesquisa de mercado.
A Abrahão oferece uma experiência completa de cardápio digital, com suporte 24/7 para que o responsável pelo restaurante possa entrar em contato a qualquer momento.
O serviço de implementação também conta com treinamento para que a equipe aprenda a manusear corretamente os aparelhos e o sistema, garantindo um melhor atendimento ao consumidor.
É prático, simples e fácil de usar. Garanta ao seu cliente uma experiência inovadora e inesquecível.
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