- O que é cardápio digital com pagamento online?
- Como funciona o cardápio digital com pagamento online?
- E quais as formas de pagamento online em cardápios digitais?
- Quais são os tipos de cardápio digital com pagamento online?
- 5 vantagens de ter pagamento online no restaurante
- Tá, mas como fazer um cardápio digital com pagamento online?
- Qual é a melhor plataforma de cardápio digital com pagamento?
O cardápio digital com pagamento online soluciona três das principais dores da rotina de um(a) gestor de restaurante: acesso ao menu, recolhimento de pedidos e cobrança de conta, e os tipos de cardápios digitais com essa vantagem competitiva são aqueles acessados por um totem de autoatendimento ou plataforma própria (delivery).
Mas fique atento(a): não pense que qualquer cardápio online (em PDF ou documento simples compartilhado pelo WhatsApp, por exemplo) vai possibilitar o recebimento de pagamentos diretamente pela ferramenta, sem intermédio de um atendente.
Para atender essa demanda por aí, você deve contar com uma solução digital que reúna os principais benefícios dessa tecnologia e, de quebra, eleve os seus resultados por mesa, como as que você conhece na leitura a seguir.
O que é cardápio digital com pagamento online?
O cardápio digital com pagamento online vai muito além de um formato digital para acomodar o menu do restaurante. Ele é uma ferramenta que acompanha toda a jornada de compra do consumidor, desde a apresentação das opções de pratos e bebidas até o fechamento da conta.
E, por ser integrado ao sistema financeiro do restaurante, ele torna o processo de pagamento e recebimento de conta mais fácil, rápido e seguro.
Como funciona o cardápio digital com pagamento online?
O cardápio digital com pagamento online funciona através do autoatendimento, já que centraliza todas as funcionalidades necessárias para o público-alvo pedir, pagar e comentar dentro de um mesmo ambiente eletrônico, disposto num totem ou no celular do consumidor, por meio de um menu para delivery.
Nesse sentido, a dinâmica entre o cliente e o cardápio digital que ajuda a vender mais é bem simples.
- O cliente visualiza o menu e escolhe o prato e a bebida, com liberdade para incluir ou retirar ingredientes do pedido.
- Ao fazer o pedido, o envio para a cozinha acontece de forma automática, facilitando a produção com menos chances de erros na comunicação.
- O consumidor recebe o pedido em sua mesa e aproveita a refeição.
- Por fim, ele paga online, no ato ou após o consumo, inserindo ou lendo dados de pagamento no mesmo dispositivo que visualizou e pediu sua comida, enquanto o crédito ou saldo é liberado instantaneamente, autorizando a operação.
Depois disso, o cliente pode conferir o histórico da compra no aplicativo do banco, e o estabelecimento recebe a informação de conta fechada no sistema financeiro integrado.
E quais as formas de pagamento online em cardápios digitais?
De modo geral, o cardápio digital que funciona de ponta a ponta – da visualização ao pagamento – aceita todas as formas de pagamento online disponíveis no mercado: cartão de crédito, cartão de débito, vale-refeição, aproximação com carteiras digitais e Pix.
Isso porque todas as operações financeiras ocorrem no âmbito virtual, diferentemente de métodos de pagamento similares, como as transações pagas no caixa ou pelas maquininhas de cartão.
Ainda assim, você precisa saber escolher a ferramenta.
Quais são os tipos de cardápio digital com pagamento online?
O totem de autoatendimento e o cardápio digital para delivery são os tipos mais utilizados mundo afora para tirar pedidos e receber pagamento online, sem a necessidade de um atendimento individualizado ou de contratação de mais gente para cobrar.
Conheça cada um deles e tire suas próprias conclusões!
Totem de autoatendimento
No caso de um totem de autoatendimento, um dispositivo é instalado no saguão do restaurante ou no próprio balcão, no caso das versões mini, e o cliente pode fazer e customizar o pedido e, ainda, efetuar o pagamento através dele.
Esse tipo de solução otimiza a coleta de pedidos e ainda instiga as pessoas a pedir mais ou acrescentar complementos às suas escolhas, aumentando o seu ticket médio. O recurso também não exige que o consumidor esteja com seu celular em mãos ou tenha acesso à internet para realizar o pedido e fechar a conta, o que é um dos seus maiores benefícios.
Cardápio digital com pagamento online para delivery
O cardápio digital para delivery precisa oferecer uma integração com pagamento para funcionar com maestria, do contrário, além de controlar e produzir seus pedidos, será preciso verificar se os pagamentos estão chegando por outra plataforma.
Quando implementado da forma correta, as entregas ficam mais seguras e ágeis e os problemas com troco ou erros na cobrança são minimizados, diminuindo também os riscos de fraudes e roubos – que são cada vez mais comuns em grandes centros, envolvendo aplicativos de comida, entregadores e maquininhas de cartão.
Só por conhecer os tipos de cardápio digital com pagamento online já deu para perceber que existe mais de uma parte boa de adotar um sistema desse naipe, né? E a lista continua!
5 vantagens de ter pagamento online no restaurante
Autonomia para o cliente, agilidade no atendimento, possibilidade do autoatendimento de ponta a ponta, redução do manuseio do dinheiro em espécie, aumento do ticket médio e facilidade para fechar o caixa no fim do expediente são os maiores benefícios de disponibilizar pagamento online no seu restaurante.
Entenda em detalhes!
1. Autonomia para o cliente e agilidade para o negócio
Seu cliente quer fechar a conta, tem fila no caixa e seus garçons estão todos ocupados, daí, ele ergue o braço uma, duas, três vezes. Não foi atendido. O humor dele muda, e a fila só aumenta, o que faz com que nem você e nem o próprio cliente fiquem contentes.
Quanto tempo de espera – e tempo útil, no caso do negócio – seria poupado se o cardápio digital suprisse essa demanda? Pense nisso!
2. Autoatendimento de ponta a ponta
Desde quando o cliente chega no restaurante até o momento em que vai embora, o cardápio digital o acompanha de ponta a ponta, do pedido até o pagamento. Ele só não leva o prato da cozinha até a mesa do consumidor – pelo menos, não ainda!
Isso permite que você tenha uma equipe de garçons e atendentes de caixa reduzida, e evite ter que investir na contratação de garçons freelancers em dias mais movimentados. Sem contar na rapidez do atendimento, que tanto influencia na melhor experiência do consumidor.
3. Zero necessidade de manuseio de dinheiro em espécie
O pagamento online chegou para ficar, e, em restaurantes, reduzir o manuseio de dinheiro em espécie é uma medida de segurança, já que diminui a quantidade de dinheiro físico em caixa, reduzindo a possibilidade de acabar recebendo notas falsas ou ter problemas com troco.
Outro benefício de reunir a grana do seu negócio “na nuvem” é centralizar e manter um controle maior das finanças da empresa.
4. Aumento do giro e do ticket médio das mesas
Se o restaurante está lotado e a sua equipe está ocupada, o cliente não precisa esperar para ser atendido: ele simplesmente pede! E ainda pede mais, já que tem a liberdade de adicionar um item extra à comanda apenas rolando a tela do próprio celular ou de outro dispositivo na sua frente.
Um cardápio digital completo, com inteligência artificial digna da terceira década do século XXI, pode sugerir alimentos e bebidas que “combinam” com o consumidor e seu pedido anterior, aumentando o ticket médio por mesa.
Tudo isso sem espaço para indecisão, preguiça ou um “mudei de ideia” quando o garçom chega, finalmente, para atender.
5. Fechamento diário do caixa e controle financeiro simplificados
O pagamento online via cardápio simplifica a apuração e a conferência do caixa, facilitando a visualização e organização do que foi vendido no dia, dos saldos disponíveis e da antecipação de recebíveis no final do expediente.
Gerir as finanças do restaurante se torna um momento mais ordenado, uma vez que todas as compras fechadas pelo menu inteligente são integradas aos sistemas financeiros do restaurante e geram insumos de análise para tomada de decisões mais estratégicas.
Ah, e o cardápio digital reduz custos, simples assim!
Tá, mas como fazer um cardápio digital com pagamento online?
Para fazer um cardápio digital com pagamento online seguro para o negócio e que passe confiança para a clientela, contrate uma empresa especialista que apresente a solução que você busca e conte com o maior número de benefícios.
Então, usufrua de tudo o que você leu neste artigo antes de escolher sua ferramenta!
Procure por um negócio parceiro que pense não somente na experiência do cliente que usa a ferramenta, mas também na do empreendedor, fornecendo, através do próprio menu, dados importantes para o crescimento do estabelecimento.
Se possível, opte por uma marca que não tenha medo de inovar e melhorar seu produto constantemente, como a que você conhece abaixo.
Qual é a melhor plataforma de cardápio digital com pagamento?
Uma das melhores desenvolvedoras de cardápio digital com pagamento online do Brasil é a Abrahão Goomer. Ela oferece os principais tipos de cardápio digital disponíveis no mercado e todos os benefícios apresentados neste artigo.
É benefício para o cliente e vantagem competitiva para o gestor, que tem acesso a um painel de análises completas de suas receitas e tempo médio de permanência de mesa – só para citar algumas de suas funcionalidades.
Ao lado de uma das pioneiras do mercado de cardápios digitais no Brasil, o seu restaurante pode ter até 40% de aumento de receita em vendas, 50% na redução de custos com atendimento e 20% de pedidos mais rápidos e otimizados.
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