Abrir um negócio no ramo da alimentação fora de casa exige trabalho árduo e constante, o que implica, também, em estar presente na operação o máximo de tempo possível. Seja para quando o dono não puder estar presente ou para quando, mesmo presente, tenha outras atribuições que o impeçam de comandar a totalidade da operação, a presença de um gerente é fundamental.
Decisões estratégicas, que implicam no rumo da empresa, é claro, devem ser tomadas, em sua grande maioria, pelo dono do estabelecimento, pois será quem estará disposto a correr o risco das consequências geradas pelas decisões tomadas.
Contudo, delegar algumas decisões é fundamental, visto que um restaurante, para operar redondamente, precisa de um trabalho minucioso, pois são muitas etapas.
Vamos entender quais as responsabilidades e funções de um gerente de restaurante, tendo como premissa esses dois tópicos mencionados acima:
- Ser a figura do dono quando este estiver impossibilitado de comandar uma ou mais funções dentro da operação;
- Comandar as minúcias da operação com o todo, a fim de manter o bom funcionamento de todos os processos da empresa.
As funções de um gerente podem ir, até mesmo, à contratação de funcionários. Se o empreendedor e o gerente possuírem algum orçamento combinado, eles podem, até mesmo, decidir por demissões - segundo a lei, ele tem poderes para isso.
O salário de um gerente de restaurante, por causa de todas essas funções de importância e de tomada de decisões, deve ser 40% mais alto que os dos demais funcionários, além de não ter a necessidade de bater ponto - é um cargo de confiança.
E é justamente esta confiança que deve ser negociada entre proprietário e gerente, para que definam seus limites de atuação. Podem estar incluídos nas funções do gerente:
- Coordenar e treinar a equipe;
- Fazer os pedidos junto aos fornecedores;
- Montar o calendário de folgas e férias;
- Controlar o estoque;
- Organizar as normas de higiene e segurança alimentar.
Como alguns dos exemplos colocados acima podem influenciar no fluxo de caixa das empresas gerenciadas, é importantíssimo, ressalta-se, definir com firmeza uma estrutura para os limites de suas atuações.
A conversa entre o proprietário e o gerente se faz extremamente necessária e com frequência, a fim de que os dois consigam alinhar quais decisões poderão ser tomadas pelo gerente, seja diária, semanal ou mensalmente.
Além disso, podemos citar como responsabilidades dos gerentes:
- Tratar com o cliente, resolvendo seus problemas e aceitando críticas;
- Agir imediatamente, em nome da empresa, para sanar os problemas que apareçam com o cliente;
- Sanar os problemas, também, para os clientes internos, que é a equipe de funcionários;
- Ser a ponte entre funcionários e proprietário, estabelecendo-se como uma parte fundamental na hierarquia da empresa.
É importante entender que os gerentes possuem o papel de resolver conflitos, prezando sempre pela melhor opção de resolução, tanto para quem está com o problema, quanto para a empresa, que, quase sempre, ao resolver um problema, terá prejuízos.
É responsabilidade do gerente ser sagaz, maximizando as soluções apresentadas e minimizando prejuízos possíveis por cargo da empresa.
Falando em números, um grande destaque para a atuação de um gerente de restaurante é saber calcular o custo das mercadorias vendidas, a fim de que consiga tomar essas decisões com bases mais sólidas.
Calcular o CMV (custo de mercadoria vendida) poderá trazer bases para elaborar ofertas e promoções, analisando o mercado concorrente e acertando nas escolhas de combos e descontos. Para que isso ocorra, temos que comentar também quais as funções do proprietário nesse caminho.
Isso porque é sabendo o custo que poderá se definir a margem das promoções e preços. Nem sempre os donos de restaurante querem ensinar esta matemática para seus funcionários, mas ela é fundamental para que eles mesmos fiquem por dentro da dificuldade de manter um negócio com a saúde em dia.
Se é o proprietário quem vai tomar as decisões que podem afetar o caixa da empresa, é com ele que está a responsabilidade de aperfeiçoar o gerente contratado, através de constantes atualizações e cursos, é por meio deste tipo de investimento que se fortalecerá a relação entre essas duas figuras importantíssimas na hierarquia da empresa.
Investir na atualização para o gerente é investir, também, em si próprio, uma vez que a segurança no trabalho da pessoa contratada ficará cada vez mais valorizada, por meio de conhecimento técnico, também.
Entender que o gerente pode ser o braço direito é saber que o negócio poderá ir pra frente com muito mais segurança, mesmo quando o proprietário não estiver presente. Entender que delegar é necessário, é poder focar em estratégias e setorizar estas estratégias, dividindo as tomadas de decisão, é algo muito saudável a se fazer pelo seu negócio.
Lembre-se, porém, que ninguém nunca está sempre pronto e é necessário tempo e confiança para construir uma relação eficiente e hierarquicamente adequada às necessidades da sua empresa. Estarem sempre em conversa e reunião e investindo no treinamento dos seus funcionários é algo que pode ser muito eficaz para que as tarefas, funções e obrigações do seu gerente possam ser executadas com mais segurança e eficiência, alavancando ainda mais o seu negócio.
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