Dia do Garçom: dicas, curiosidades e ações de marketing

Aproveite o Dia do Garçom para homenagear e capacitar seus colaboradores tanto quanto promover o seu restaurante. Entenda como fazer isso, neste artigo.

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Homem de roupa social fazendo coração com as mãos

Não deixe de promover o Dia do Garçom no seu restaurante: seus atendentes merecem! Faça desafios internos, adapte o cardápio ou crie combos de acordo com o gosto destes colaboradores, escreva mensagens de agradecimento e incentive a capacitação da equipe.

Aqui, a gente explica como você vai colocar em prática tudo isso!

Embora não seja uma data tão conhecida, o Dia do Garçom é uma ótima oportunidade para homenagear os funcionários e destacar o estabelecimento chamando a atenção de potenciais clientes que se conectem com a proposta, então, continue lendo.

Qual é o Dia do Garçom? A breve história da data

O Dia do Garçom é comemorado nacionalmente no dia 11 de agosto. Ele foi criado para homenagear os profissionais que, com disposição e comprometimento, são essenciais para o funcionamento de restaurantes, bares, cafeterias e outros estabelecimentos do foodservice.

Não há registros que contam exatamente como a data surgiu, mas reza a lenda de que ela passou a existir em meados do ano 1900 junto com o famoso “Dia da Pendura”, aquele em que os estudantes de direito oficializaram o hábito de comer e beber fora sem pagar para celebrar a instituição, por Dom Pedro I, dos primeiros cursos de ciências jurídicas no Brasil.

O Dia da Pendura, também marcado pelo 11 de agosto, aos poucos foi recebendo outras conotações – conforme os estudantes que comiam sem pagar passaram a dar gorjetas aos atendentes! –, assim o país passou a celebrar o trabalho de bons garçons também.

5 curiosidades sobre o Dia do Garçom

Apesar de celebrado só nacionalmente levando o nome de “Dia do Garçom”, a data tem alcance internacional. Ela também desperta o interesse de muita gente pelo significado da palavra que caracteriza os atendentes de bares e restaurantes.

Inclusive, a quantidade de pesquisas brasileiras pelo termo no Google foram as maiores do ano tanto em 2022 quanto em 2023 na primeira semana de agosto. Elas cresceram pelo menos 20% em comparação com todas as outras semanas!

Dá uma olhada em mais curiosidades e detalhes.

1. O Dia do Garçom tem reconhecimento mundial

Assim como o Brasil, diversos países possuem suas próprias tradições e comemorações para homenagear os garçons. Só que elas acontecem em datas diferentes.

  • A celebração da profissão fica marcada para maio nos EUA e Canadá todos os anos
  • O Dia del Mesero, no México, acontece em 6 de dezembro
  • Na Argentina, o dia 2 de agosto ganha o nome de “Día del Trabajador de la Restauración” (Dia dos Trabalhadores da Restauração) ou “Día del Trabajador Gastronómico” (Dia dos Trabalhadores da Gastronomia)

E até na Alemanha existe um “Tag des Kellners”, traduzido para o português, justamente, como “Dia do Garçom”!

2. A origem da palavra “garçom” é francesa

A palavra “garçom” surgiu do francês “garçon”, termo que significa “menino” ou “rapaz”. Ela passou a ser usada por falantes do idioma logo após a Segunda Guerra Mundial para descrever jovens trabalhadores de restaurantes e cafés; crianças que, em decorrência da redução da população masculina adulta, passaram a atuar em serviços locais.

3. As buscas pelo termo aumentam no Google

Não é regra, mas, pelo menos em 2022 e 2023, foi percebido um aumento na quantidade de pesquisas pela palavra “garçom” entre os brasileiros no Google. Principalmente na primeira semana do mês de agosto, que antecede a semana do dia 11.

4. Garçons são extremamente reconhecidos na Itália

Na Itália, os “cameriere” (garçons, em português), são muito incentivados a estudar para aprimorar seu nível de conhecimento gastronômico, além de muito reconhecidos pela expertise sobre comida e harmonização de vinhos.

Essa curiosidade pode, inclusive, servir como inspiração para gestores brasileiros incentivarem o aperfeiçoamento de seus funcionários, promovendo-os dentro da hierarquia de cargos e funções dos restaurantes.

5. O dia é aproveitado para incentivos e promoções

Diversos estabelecimentos dentro e fora do país usufruem da data para promover colaboradores que se destacam, distribuir incentivos às equipes de atendimento e/ou aplicar cursos de capacitação capazes de auxiliar no desenvolvimento dos atendentes.

Palestras, cursos e workshops que aprimorem os conhecimentos dos garçons não podem ficar de fora, seja no 11 de agosto ou em qualquer outro momento do ano!

E tem quem aproveite a data para transmitir homenagens em forma de palavras também!

As melhores ideias de mensagens para o Dia do Garçom são aquelas que transmitem verdade, reconhecem todo o esforço diário de cada um e sinalizam seu interesse em manter todos como parte da equipe, incentivando-os a serem melhores a cada dia tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Que tal juntar o gesto de incentivo às palavras de gratidão num belo cartãozinho?

Frases e homenagens para o Dia do Garçom para inspirar

Uma salva de palmas para você! Hoje é dia de homenagear toda a sua dedicação e reforçar o nosso conhecimento sobre a importância do seu trabalho por aqui. Sem você, não haveríamos nós. Obrigado! Abrahão - Goomer

Se fôssemos fazer uma lista das suas qualidades, ela não caberia nesta mensagem! Seu comprometimento e profissionalismo são evidentes, tanto quanto sua atenção aos detalhes e capacidade de tornar cada cliente único e querido por aqui. Agradecemos por você ser parte da nossa equipe. Feliz Dia do Garçom! Abrahão - Goomer

Nosso ingrediente secreto... ... Évocê! Feliz Dia do Garçom e obrigado pelo seu trabalho diário. Abrahão - Goomer

Mais uma alternativa – ou uma opção complementar às outras – é criar ações de marketing ligadas ao momento, deixando claro para os colaboradores que elas fazem parte da sua estratégia de negócios. Acompanhe sugestões antes de ir!

As melhores ações de marketing para o Dia do Garçom

Como parte do marketing para o seu restaurante, existem muitas formas de celebrar o trabalho dos garçons no dia 11 de agosto ou na semana ou no mês que abrigam a data: uma publicação carinhosa nas redes sociais, transmissões ao vivo de desafios divertidos entre a equipe algumas horas antes da abertura, vídeos com depoimentos de clientes etc.

Escolha a opção mais adequada à proposta do estabelecimento.

Uma publicação carinhosa nas redes sociais

Inspirado(a) pelas mensagens trazidas anteriormente, você pode fazer uma postagem nas redes do restaurante agradecendo seus funcionários pelo excelente trabalho e estendendo seus cumprimentos a outros atendentes do mercado também.

Planeje um layout que incentive todo mundo a compartilhar!

Desafios divertidos antes da abertura da casa

Se o clima no ambiente de trabalho for descontraído, talvez valha organizar uma competição entre os garçons e as garçonetes do restaurante – valendo algum prêmio, claro.

Algumas ideias são:

  • ver quem melhor equilibra uma bandeja em cada mão;
  • testar conhecimentos sobre as receitas;
  • encenar o atendimento a um crítico gastronômico; e
  • averiguar quem serve um chopp ou uma taça de vinho na medida certa sem dosar.

Caso todos topem, vocês podem transmitir a brincadeira nas redes sociais e até promover o evento alguns dias antes e oferecer descontos a quem assistir – pedindo que digam uma palavra-chave falada durante a transmissão quando forem ao restaurante no mesmo dia ou no dia ou na semana seguintes – para atrair mais espectadores.

Vídeos com depoimentos emocionantes

Sabe aquele cliente fiel? Convide-o para gravar um depoimento carinhoso para a equipe de atendimento, contando alguns causos que todos já viveram juntos e demonstrando valorização pelo trabalho de todos.

Você também pode criar pequenas homenagens em foto ou vídeo narrando a maneira como enxerga cada colaborador e, em seguida, compartilhar com eles pelo WhatsApp ou nas redes do restaurante, mesmo.

Um cardápio temático

Outra ótima ação de marketing para a data é permitir que, no menu, somente apareçam os pratos e as bebidas favoritos dos garçons e das garçonetes! Caso o seu restaurante tenha cardápio digital, você ainda pode deixá-los escrever as próprias descrições dos produtos, informando aos clientes porque têm essas preferências.

Ainda dá para usar a ideia e, em vez de mudar o menu inteiro, criar combos promocionais que levem o nome de cada pessoa da equipe, deixando-os apresentar cada alternativa aos fregueses e contar um pouco da relação deles com as receitas.

Acima de tudo, nunca se esqueça de que uma homenagem deve ir além do intuito comercial e publicitário e agora corre porque sempre é tempo de acertar em cheio!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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