Como corrigir uma equipe desmotivada

Saiba quais passos você pode dar para corrigir uma equipe desmotivada e manter o alto padrão na prestação de serviço – o atendimento – para o seu cliente.

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Cuidar da sua equipe de funcionários e de tudo que envolve o departamento de pessoal, de maneira geral, é uma das atribuições, sem dúvidas, principais e que precisa estar funcionando perfeitamente, para que você mantenha em dia a saúde do seu negócio.

Antes de mais nada, é importante dizer que o termo “perfeição”, usado no parágrafo acima, implica no fato de que perfeição não existe. O que queremos aqui, é, em verdade, correr atrás do ideal: como seria a sua equipe ideal?

Entender que buscar a perfeição é bacana, mas que é impossível, já te leva a um passo grandioso contra a sua concorrência, pois você está assumindo e aceitando que está lidando com muitas pessoas, cada uma com suas experiências, vivências, desejos, qualidades e virtudes. Uma equipe perfeita é aquela que é harmônica, em que os colegas se respeitam, se ajudam, se incentivam.

E o que faz essa união funcionar é colocar na cabeça de cada integrante da equipe a visão e a missão da empresa. É incutir em cada um qual o objetivo da empresa, para além de apenas lucrar e faturar. É o que vai fazer eles acordarem cedo e irem trabalhar felizes – apesar das dificuldades individuais de cada um.

Há, certamente, algumas ferramentas que podem aprimorar o trabalho em equipe e, mais do que corrigir só depois do erro cometido, buscar incentivá-los a fazerem o que é estipulado pelas estratégias da empresa. Se possível, e já começamos com uma primeira dica: envolva-os nas tomadas de decisão.

Envolver a equipe nas tomadas de decisões

Claro que, aqui, não estamos falando das estratégias que poderão influenciar altamente o seu negócio, mas coloque-os como parte da tomada de decisões, como, por exemplo, quando o cardápio for alterar: quais receitas eles sugerem? Que tipo de adicional pode ser mais oferecido? Onde eles acham que tem oportunidade que não está sendo aproveitada?

Eles já são parte do seu negócio, parte fundamental, inclusive. Sem eles, o atendimento não existiria, nem a limpeza, preparo dos pratos. Coloque-os responsáveis pelo que está acontecendo no campo do pensar e não apenas do operar e isso certamente os trará para mais perto do seu negócio.

Estipulando metas

Estipular metas, com premiação no cumprimento das mesmas, é outra ferramenta especial para o seu time. São muitas as pessoas e elas precisam se unir para um bem comum? Meta nelas.

Seja para aumentar o faturamento ou para reduzir custos, as metas são métricas muito boas, também, para medir a união da equipe. Se ao final do período indicado, a meta for cumprida, todos ganharão um bônus em dinheiro ou um par de ingressos para o cinema. Deixar a equipe ver o seu negócio como algo dinâmico, trará uma certa refrescada na rotina do seu negócio. É bonito de ver eles em união, em que o esforço de um recompensa o outro.

Reuniões diárias ou semanais

Outra ferramenta essencial é marcar reuniões com toda a equipe, para colocá-los a par dos números: quanto foi o faturamento, qual a meta do mês, qual vai ser o adicional do dia, como foi o batimento de metas do período passado. Aqui, é outra oportunidade que eles terão de participar junto com o gerente ou o proprietário. Dialogar é parte essencial da condição humana.

E, estamos falando de muitas pessoas diferentes, num único ambiente. O ponto principal é sempre manter a equipe unida em prol de um objetivo comum.

Mantenha sempre as folgas e férias em dia

Trabalhar num restaurante é estar num ramo bem diferente da maioria de outros negócios do comércio: é um ritmo puxado, diferente, que muitas vezes sacrifica os horários em que estamos reunidos com família e amigos. Cansa, não é mesmo?

Lembre-se, de novo, que você trabalha com pessoas e não robôs e as férias e folgas estão aí para manter a sanidade e qualidade do trabalho do seu pessoal. Descansar o corpo e a mente é fundamental para manter a motivação lá no patamar mais elevado, então mostre-se não somente favorável, mas trabalhe para que eles consigam o seu período de descanso sempre, conforme o combinado.

Ofereça cursos e palestras

Mantenha sua equipe com grau de satisfação pessoal sempre em dia. Isso quer dizer que o oferecimento de cursos e palestras não precisam – e nem devem, na verdade – estarem com tema atrelado ao seu ramo de negócio.

Você pode bancar um curso de finanças pessoais, de motivação, de saúde, um curso para complementar a renda. Mostre pra eles – e esteja junto nessa – que a vida é mais do que trabalho. Estar colocado num ambiente de valores como esse, só vai aumentar o interesse de seus funcionários em estar presente na equipe, cada vez mais.

Elogie as boas práticas na frente de toda a equipe

Valorize a atitude de determinado funcionário, mesmo que seja apenas com palavras. Mostre para toda a equipe que eles estão sendo observados. Mostre para o funcionário que produziu uma prática bacana que ele tem espaço para continuar desenvolvendo suas ideias ali dentro.

Uma equipe unida não deixa de ter seus defeitos (lembra que falamos que perfeição não existe?), afinal de contas lidamos individualmente com muitas pessoas diferentes. Sendo assim, o nível de competitividade se mantém. Mas elogiar um na frente dos demais, torna essa competição saudável. Use-a para o bem do seu negócio.

Está vendo só? Com baixo investimento e com muito interesse, essas ferramentas simples evitam correção de funcionários por erros cometidos, uma vez que eles se manterão comprometidos com o seu estabelecimento, por questões além e anteriores às salariais.

O interesse em ser bom e melhor vem de cada um, individualmente, em conformidade com o que a empresa fornece para eles e para além do dinheiro no final do mês. É felicidade, ambiente saudável e equilibrado. Um funcionário que não se adequa a nenhuma meta estabelecida, ou nenhuma estratégia, aí, sim, é um funcionário que não se adequa ao funcionamento do negócio.

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