Veja como criar um cardápio online sem pagar caro

Aprenda a criar o melhor cardápio online para o seu restaurante, escolhendo a ferramenta certa e seguindo outras dicas deste artigo. Aumente suas vendas!

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Mulher mostrando cardapio online e QR code

Para criar um cardápio online para o seu restaurante, você precisa conhecer as melhores opções de ferramentas do mercado, de outro modo, pode acabar optando por fazer um simples menu em PDF, julgando-o ser “digital” o suficiente, e descobrindo que não é só depois do prejuízo.

Um cardápio realmente online é aquele implementado em QR Code ou tablet, para delivery ou em formato de totem de autoatendimento, capaz de colocar o seu negócio na rota da transformação digital, do sucesso operacional e da redução de custos enquanto encanta o seu freguês.

Aliás, se as pessoas estão de olho em telas o tempo todo, porque fazer diferente no foodservice, certo? Conheça informações importantes sobre as versões da inovação e aprenda a escolher a melhor para suas necessidades! Continue lendo.

O que é um cardápio online?

O verdadeiro cardápio online não é um cardápio em PDF ou em imagem enviado para o público-alvo do restaurante por WhatsApp: é um cardápio inteligente; a versão digital do cardápio de um estabelecimento, interativo e fácil de usar, com recursos que melhoram a experiência do consumidor e a gestão dos negócios.

E quais são os tipos de cardápio online?

Quem quer modernizar, lucrar mais e gastar menos pode implementar cardápios online – também conhecidos como cardápios ou menus digitais – em quatro diferentes formatos dentre os mais comuns usados atualmente: QR Code, tablet, totem e para delivery.

QR Code

O cardápio digital em QR Code é seu menu direto no celular do cliente e possibilita o autoatendimento completo simplificado, auxiliando desde a visualização das opções por parte do consumidor até o pagamento dos pratos consumidos, passando pela personalização dos pedidos.

É bem fácil utilizá-lo. Veja!

  • O cliente aponta a câmera do celular para o código que você vai disponibilizar nas mesas do restaurante, tem acesso instantâneo às opções do cardápio e seleciona os itens que deseja consumir.
  • Em seguida, personaliza o pedido, adicionando ou retirando ingredientes e complementando com adicionais.
  • O pedido é enviado diretamente para o bar ou cozinha, algo que agiliza o preparo e reduz erros capazes de levar a desperdícios de insumos.
  • A refeição é entregue pelos garçons, o cliente consome e fecha a conta pelo menu, podendo até deixar uma avaliação anônima.

Tudo isso sem sequer baixar nenhum aplicativo.

Em tablet

O Cardápio Digital em Tablet, por sua vez, é implementado em aparelhos que ficam instalados nas mesas dos restaurantes. Através dele, o cliente inicia o autoatendimento assim que se senta à mesa, sem ter que esperar o garçom trazer o cardápio e tirar o pedido.

Depois, sem pegar fila, paga a conta em instantes, ao melhor estilo “sentou, navegou, pediu e pagou”. A equipe de atendimento do estabelecimento não fala inglês, nem espanhol? Sem problemas: esse é um cardápio bilíngue que conversa com os clientes gringos numa boa!

No totem

O totem de autoatendimento é similar ao tablet, mas indicado principalmente para instalação no balcão ou na entrada do restaurante. Ele é um dispositivo sempre pronto para tirar os pedidos de quem tem pressa – e fome! Assista ao vídeo para conhecer melhor esta tecnologia:

Para delivery

Um cardápio digital para delivery, por sua vez, substitui ou complementa o uso de aplicativos que cobram taxas por pedidos e, se desenvolvido por quem entende do assunto, ainda pode ser integrado a esses apps, você sabia?

Dá para criar o seu e usar de graça ou pagando uma mensalidade fixa caso você queira usufruir de mais recursos e de um robô de autoatendimento (chatbot) para evitar desistências por parte dos clientes que hoje em dia ficam um tempão esperando respostas no WhatsApp.

Outro ponto positivo: depois de fazer e personalizar um menu para delivery, é possível compartilhar o link exclusivo da ferramenta em todas as redes sociais!

E, por falar em WhatsApp, além dos tipos de soluções apresentados, tem quem ainda considere criar um catálogo de produtos através dele. Pensou sobre a possibilidade? Tome cuidado, pois menus no WhatsApp não têm integrações, personalizações ou pagamento integrado.

Dicas de especialistas para escolher o melhor tipo de cardápio online

Para escolher o melhor tipo de cardápio online para o seu restaurante, alguns pontos merecem muita atenção. Vamos a eles!

  • Considere o tipo de negócio que você tem
  • Analise o tamanho da operação
  • Estude o trabalho cotidiano da equipe de atendimento
  • Verifique as necessidades do seu público-alvo
  • Solicite demonstrações das ferramentas que lhe interessam
  • Avalie também a reputação das marcas desenvolvedoras

Quer aumentar o consumo sem investir em equipamentos? Experimente o QR Code. Faz entregas, mas está gastando muito com taxas? Aposte no cardápio digital para delivery! Para elevar o ticket médio com up-selling e cross-selling, nada melhor do que um sistema de autoatendimento em tablet. E para serviço em balcão, totem!

Independentemente das suas escolhas, os especialistas Abrahão Goomer garantem benefícios tanto para você e o seu bolso quanto para os colaboradores e os clientes, é claro.

14 vantagens de utilizar um bom modelo de cardápio online

Mais do que funcionar para qualquer tipo de bar ou restaurante e permitir que o cliente customize o pedido sem nenhum tipo de interferência ou pressão, os cardápios digitais completos do mercado trazem vários outros benefícios a quem as implementa e utiliza.

Anote diferenciais que você vai encontrar na Abrahão Goomer!

  1. Mais higiene e conveniência para o consumidor
  2. Zero gastos com impressões
  3. Corte de custos com contratações de freelancers
  4. Menos erros e desperdício
  5. Uso em operações híbridas
  6. Atualizações do menu em tempo real
  7. Descrições completas e informativas
  8. Personalização do layout com a identidade visual da marca
  9. Relatórios diários completos para tomadas de decisões mais assertivas
  10. Pesquisas de satisfação direto na ferramenta
  11. Criação de promoções e ofertas exclusivas
  12. Eliminação de filas e tempo de espera
  13. Botão “chamar garçom” e “fechar a conta” para tablets e totens
  14. Aplicação dos tablets até em serviços de rodízio

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