Muito além de apenas uma recomendação do garçom, as vendas sugestivas para restaurantes podem ser realizadas de diversas maneiras e são uma ótima estratégia para agradar os clientes e expandir o lucro do seu negócio.
Ao apresentar as novidades do cardápio e oferecer opções pensadas para o perfil de cada consumidor, você dá a ele a oportunidade de experimentar pratos e acompanhamentos que talvez fossem ignorados no menu.
O intuito desse método é despertar o desejo das pessoas de comprar mais produtos e criar uma relação de confiança com o restaurante através do tipo certo de sugestão, melhorando a experiência do atendimento e da alimentação.
Está interessado(a) em aplicar a ferramenta para aumentar as vendas do seu restaurante e melhorar a relação com os fregueses? Continue lendo este artigo para descobrir como colocá-la em prática e aproveitar seus benefícios.
O que é venda sugestiva?
É uma estratégia de recomendações de produtos ou pratos adaptadas ao perfil de cada cliente, pensada para aumentar a lucratividade de um restaurante e melhorar a experiência de compra.
Essas sugestões podem estar indicadas no cardápio ou ser realizadas por um garçom que conheça muito bem os itens que o restaurante vende e tenha a habilidade de avaliar as pessoas e formular dicas que façam sentido para elas, além de combinarem entre si.
Oferecer produtos que agreguem positivamente à refeição, como uma bebida, uma sobremesa ou um acompanhamento para o prato principal, aumenta a qualidade do atendimento e as chances de as pessoas indicarem o food service para amigos.
Lembre-se que essa estratégia é diferente de tentar "empurrar" para um consumidor algum produto que você queira vender para liberar estoque e envolve conhecer preferências e oferecer produtos cuja venda traga benefícios para ambas as partes.
Qual a importância da venda sugestiva?
Para o consumidor, as recomendações auxiliam no processo de escolha dos pratos, evitando o sentimento de indecisão e dúvida sobre qual opção pedir ou quais itens combinar uns com os outros.
A ideia de um atendimento personalizado também faz as pessoas se sentirem especiais e confortáveis para confiarem na opinião da equipe e dá a elas a oportunidade de conhecerem novos produtos de qualidade que o negócio oferece.
A vantagem para o estabelecimento está em aumentar o lucro sem ter que gastar mais ou ampliar o espaço físico, além de agradar a clientela com aquela mãozinha na escolha e por entregar uma experiência diferente.
Como aplicar vendas sugestivas em seu restaurante?
A melhor maneira de realizar vendas sugestivas é conversar com clientes que estejam em dúvida sobre o que pedir e apresentar a eles outros produtos do cardápio, destacando seus diferenciais e as melhores combinações para uma refeição completa.
Essa técnica pode acontecer de forma direta – quando a sugestão é realizada por um garçom – ou de forma indireta – quando a recomendação já está no cardápio ou exposta, de alguma outra forma, aos olhos dos fregueses.
Ambas as maneiras são eficazes, desde que sutis e descontraídas, feitas com cuidado para que o consumidor não se sinta pressionado ou incomodado com o atendimento. Se você quiser algumas dicas de estratégias certeiras para aplicar, fizemos questão de sinalizá-las logo adiante.
9 melhores estratégias de venda sugestiva para aumentar as vendas
As pessoas estão cada vez mais atrás de serviços e atendimento de qualidade e é dever do restaurante entregá-los. Com certeza, gestores podem apostar em estratégias únicas de vendas sugestivas para atingir esse objetivo, mas existem algumas ações já testadas e comprovadas que merecem atenção.
Conheça quais são as melhores alternativas para implementar no seu negócio e começar a vender mais hoje mesmo!
1. Organizar o cardápio
Se o intuito é realizar a venda de forma indireta, o ideal é deixar os produtos que combinam entre si próximos uns dos outros ou em destaque no menu. Dessa forma, fica mais fácil visualizar e realizar o pedido com mais garantia de que a escolha será aprovada.
Sugerir dicas de harmonização de vinhos ou indicar quais sobremesas combinam com o prato principal, deixando tudo mais evidente no cardápio, chama a atenção e pode despertar o interesse. Com a ajuda de tecnologias, isso fica ainda mais fácil.
2. Utilizar um cardápio digital
Muitos cardápios digitais em tablet ou QR Code usam da
inteligência artificial para avaliar o histórico de compra dos frequentadores do food service e lançar ofertas personalizadas e atraentes dos produtos mais pedidos.
A tecnologia permite ao gestor dos restaurantes cruzar as informações dos consumidores com itens que vão ajudar a aumentar o ticket médio, promovendo benefícios para os dois lados de forma praticamente automática. Experimente!
3. Treinar a equipe para convencer e encantar
Realizar o treinamento dos garçons e dos funcionários de atendimento é imprescindível para que a equipe esteja preparada para oferecer os produtos de maneira correta e no momento certo.
A venda sugestiva deve ser realizada de forma sutil, como mencionamos anteriormente e, por isso, é preciso conhecer o público-alvo e saber como abordá-lo. Uma equipe bem treinada demonstra profissionalismo e confiança, tornando o processo de venda mais natural.
Além disso, os garçons devem conhecer bem o cardápio, seus ingredientes e tempo de preparo de cada prato, pois essas são dúvidas bastante comuns e a equipe precisa estar preparada para respondê-las.
4. Apresentar os detalhes dos pratos
O segredo da venda pode estar em um pequeno detalhe! Explicar sobre os ingredientes que compõem uma preparação não só agrega valor ao produto como também desperta a atenção e curiosidade.
Muitas pessoas se interessam pela forma como um prato ou uma bebida são feitos, pelos seus ingredientes e pela história por trás de cada receita, sabia? A venda sugestiva fica mais fácil quando adicionamos contexto e um toque pessoal ao item.
Essa estratégia, além de dar mais credibilidade para o estabelecimento, também mostra que a equipe está preparada, conhece os produtos que está servindo e está pronta para tirar dúvidas e ajudar a escolher a melhor opção.
5. Sugerir complementos do pedido principal
Quando já há a intenção de pedir um prato principal, de maior valor, a melhor maneira de aumentar o ticket médio deixando o cliente feliz pode ser oferecer opções complementares ao pedido, de produtos que não ultrapassem o valor do prato principal.
O consumidor fica mais propenso a aceitar itens cujos preços aparentam não ser tão diferentes do que ele estava planejando gastar, dessa forma, é possível melhorar sua experiência sem lhe causar grandes surpresas econômicas.
6. Oferecer a degustação de produtos
A degustação para aumentar a venda sugestiva é outra ótima estratégia para atrair interesse através do paladar, porque permite a prova das variedades de sabores do cardápio antes de decidir o que pedir.
Essa técnica pode ser utilizada, inclusive, enquanto o consumidor espera para ser atendido ou através de um menu degustação que costuma dar a oportunidade de provar os melhores pratos da casa em porções menores.
7. Utilizar gatilhos mentais
A psicologia também funciona como tática para restaurantes e o uso de gatilhos mentais consiste em induzir a compra feita por impulso, atingindo o emocional do consumidor e despertando sua necessidade de consumo.
Quais os gatilhos mais comuns para vendas sugestivas?
- Escassez: despertar o interesse através do sentimento de urgência, criando edições limitadas ou anunciando o fim de promoções ou produtos.
- Novidades: apresentar itens novos no cardápio ou ingredientes diferentes dos usuais.
- Praticidade: facilitar a compra, mostrando que quem compra em seu restaurante tem acesso ao melhor produto de forma rápida e descomplicada.
Com bases neles, defina e divulgue promoções e combos que sejam atrativos e chamem a atenção das pessoas. Aliás, experimente usar as redes sociais para fazer sua propaganda.
8. Divulgar em redes sociais
A venda sugestiva pode ser realizada até fora do estabelecimento e antes mesmo de o cliente pensar em fazer um pedido. Com a tecnologia e o repasse rápido de informações nas redes sociais, você instiga os consumidores a irem até o restaurante para provarem as combinações.
Não fique de fora dessa e aposte no uso de plataformas nas quais o seu público-alvo se encontra.
9. Fazer up selling e cross selling
Por último, mas não menos importantes, as técnicas de up selling (venda acrescida) e cross selling (venda cruzada) ajudam a dar um “upgrade” no pedido principal de cada mesa.
Vamos usar o exemplo de up-selling e cross-selling em uma hamburgueria para explicar melhor:
- quando o cliente pede um hambúrguer e o restaurante oferece o combo de batata frita e refrigerante, essa é uma técnica de cross selling; e
- o up selling seria oferecer uma "melhoria" ao prato, nesse caso, um molho especial para o hambúrguer ou uma carne a mais.
Essas técnicas valem em qualquer tipo de food service e dá para brincar com combinações diferentes, pensadas de acordo com a personalidade e o gosto pessoal de cada cliente.
Para que elas e todas as outras estratégias de vendas sugestivas sejam realmente eficientes, lembre-se das dicas de aplicações trazidas lá em cima e saiba que é importante acompanhar e avaliar o que está dando certo e o que pode ser melhorado.
Sempre observe quais métodos realmente estão dando retorno financeiro e agregando à qualidade do seu restaurante. Bons negócios!
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