Para transformar seu food service em franquia você precisa se perguntar: é possível ensinar outras pessoas a fazer o que eu faço e como eu faço? Também precisa entender que não basta apenas encontrar maneiras de replicar, dentro dos padrões, os produtos vendidos e que é necessário para todas as lojas adotar a forma como você opera o negócio.
Ter uma franquia significa construir uma marca, por isso, garanta a identidade do seu empreendimento antes de expandir!
Neste artigo, você vai encontrar um breve guia para verificar se seu food service é franqueável e dicas de como seguir adiante nessa jornada desafiadora. E aí, tá com fome de crescimento? Continue a leitura.
Quais os principais passos para franquear?
Os principais passos para franquear e fazer uma gestão estratégica das lojas são: conferir a escalabilidade do negócio e, portanto, saber com quanto de crescimento você consegue lidar sem abandonar os padrões, as visões e os valores, analisar a demanda do mercado e certificar-se de que seu serviço e seus produtos podem ser replicados com fidelidade.
Conferir a escalabilidade
A escalabilidade não está só ligada à capacidade de produzir em maior quantidade ou atender mais gente: ela tem tudo a ver com fazer uma expansão sem perder qualidade no que é oferecido, assim como manter a rentabilidade em maior escala.
Analisar a demanda
A análise da demanda está diretamente ligada à capacidade do food service de se manter lucrativo, então, sem ela você não irá a lugar nenhum. Entenda se seus produtos e serviços são atraentes o suficiente para o mercado fora de onde você está neste momento e tome cuidado para não se tornar concorrente de si mesmo, escolhendo bem a localização das lojas.
Garantir padronização e reprodução fiel dos serviços e produtos
Por último, mas essencialmente o mais importante, tenha certeza de que sua operação pode ser padronizada e replicada facilmente – com treinamento dos garçons, cozinheiros, faxineiros e de toda a equipe e atualizações constantes dentro de cada loja, é claro.
Não adianta nada criar uma franquia que oferece tudo menos identidade! Já pensou como seria comprar, em vez de um Big Mac, um Big Qualquer Coisa?
O que é preciso para criar uma franquia de alimentação?
Identidade, padronização e capacidade de vender uma ideia tanto para os clientes quanto para possíveis investidores e, principalmente, para quem será franqueado. Eis aqui a receita para a criação de uma franquia de alimentação.
O marketing para restaurante entra como ferramenta imprescindível, assim como:
- conhecer a legislação que trata especificamente do assunto;
- criar uma Circular de Oferta de Franquia (COF);
- registrar a iniciativa na Associação Brasileira de Franchising (ABF);
- preparar um contrato de franquia com a ajuda de advogados especializados; e
- registrar sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A atual Lei de Franquias – Lei n°13.966/2019 – exige que a COF traga detalhes da operação do negócio, incluindo custos e taxas, históricos, balanços e demonstrações financeiras. Este documento deve ser entregue para todos os candidatos a franqueados, no mínimo 10 dias antes da assinatura do contrato.
O registro da marca no INPI não é obrigatório, mas altamente recomendado por especialistas porque serve como uma garantia legal da exclusividade do food service, além de promover maior credibilidade e abrir portas para novas oportunidades de investimentos e financiamentos.
O contrato de franquia, por sua vez, vai estabelecer direitos e obrigações dos franqueados e do franqueador, incluindo prazos, participação nas vendas, território de atuação, direito de rescisão e muito mais!
9 etapas para transformar um food service em franquia
Para quem decide empreender na gastronomia com o objetivo de transformar food service em franquia, alguns desafios precisam ser enfrentados logo de cara e, na verdade, o tempo todo. Destaque para a padronização, a logística, os treinamentos das equipes e os investimentos necessários para replicar tudo o que funciona no restaurante-sede.
Confira abaixo pontos que não podem ficar fora se você quiser sucesso na empreitada!
1. Preocupe-se com a padronização
Manter a qualidade dos alimentos e do atendimento ao cliente em todas as unidades é um desafio significativo. O sabor e a experiência devem ser consistentes em todas as franquias, independentemente da localização ou equipe.
Como você vai conseguir isso? Com quem contar no processo? De quanto em quanto tempo marcar presença em cada loja para verificar se está tudo nos conformes? Perguntas assim, sobre gerenciar um restaurante franqueado, precisam ser respondidas antes mesmo de a operação começar.
2. Crie uma logística adequada
Nunca a palavra logística fez tanto sentido quanto no caso de franquias de food service! Se as entregas diárias de insumos, por exemplo, não forem organizadas com lógica e não tiverem um cronograma muito bem traçado, alguma peça do quebra-cabeça ficará desencaixada e as chances de o serviço correr aos trancos e barrancos o dia inteiro (ou talvez a semana toda!) são enormes.
Garantir que os ingredientes e suprimentos necessários estejam disponíveis para todas as unidades pode ser complicado, especialmente ao expandir uma marca para regiões distantes, então, uma cadeia de fornecedores e entregadores eficientes e confiáveis será fundamental para garantir a qualidade e evitar atrasos ou falhas nas operações.
3. Faça treinamentos
O treinamento dos funcionários das lojas é essencial não só para garantir que tudo funcione de forma padronizada e fiel, mas também para criar uma cultura de trabalho e mostrar que o objetivo é que todos estejam em constante atualização para sempre darem o seu melhor.
Esse treinamento deve acontecer antes de cada franquia abrir as portas e de tempos em tempos até na franquia mais antiga e na que melhor esteja operando. É o famoso “não deixar a peteca cair”!
Costuma ser comum que o setor tenha alta rotatividade de funcionários, então crie uma ideia clara do negócio na cabeça de todos e aproveite os encontros para incentivá-los e, mesmo que os integrantes da equipe mudem, o que não pode mudar são os objetivos que guiam quem está na ativa.
4. Exija adequação às regras sanitárias
O setor de food service é altamente regulamentado em termos de saúde e segurança alimentar e suas unidades franqueadas devem cumprir rigorosamente as regulamentações sanitárias locais. Pense que elas podem variar de uma região para outra e dedique-se a conhecê-las e divulgá-las, inclusive incluindo cada uma delas nos seus manuais – como o de Procedimentos Operacionais Padrões (POPs).
5. Estabeleça um orçamento
A criação de uma franquia no ramo de alimentação pode exigir um investimento significativo em equipamentos, infraestrutura, treinamento e marketing, especialmente se seu negócio tiver um nível de especialização muito alto e, pensando nisso, a dica é estabelecer um orçamento antes de começar (considerando também os impostos de restaurantes, viu?).
Até para saber se o caminho está correto!
E, se o segredo do seu sucesso forem ingredientes e técnicas muito requintados, prepare o bolso: os custos iniciais podem ser altos e devem ser planejados com cuidado redobrado.
6. Calcule o ROI com cautela
Embora as franquias de food service possam ser lucrativas, as margens de lucro às vezes acabam enxutas devido aos custos operacionais e a uma concorrência acirrada, portanto, também antes de qualquer movimento, preocupe-se com o seu ROI – o Retorno Sobre o Investimento.
Aprenda a calculá-lo e saiba que conhecê-lo bem vai ajudar a convencer seus possíveis-futuros-franqueados de que é um bom negócio investir na sua marca.
7. Analise constantemente a concorrência
Quando se trata de fome, o olho gordo da concorrência entre restaurantes não pisca um segundo sequer! Este ramo de negócio é altamente competitivo e, ao buscar expansão para novas localidades, nada mais prudente do que estudar com cautela o cenário.
A melhor forma de driblar possíveis concorrentes é ter autenticidade e analisá-los o tempo todo – inclusive frequentando esses lugares como cliente, por exemplo. Você até pode oferecer o mesmo tipo de comida que o vizinho, mas o fator “molho especial” vai sempre adicionar alguma vantagem.
8. Estude e monitore as tendências de consumo
O comportamento do consumidor está em constante mudança e as franquias de food service devem se adaptar o tempo todo às novas tendências e preferências, mas não cabe a elas tomar iniciativas por conta própria e sim à você!
Acompanhe de perto as oportunidades da gastronomia ano a ano.
Nada de se acomodar só com o arroz e feijão do dia a dia: adequar-se ao que é necessidade do público-alvo e entender que os desejos vão sendo substituídos por outros – e depois por outros e, na semana seguinte, por novidades que até então nem faziam sentido – será fator imprescindível para o sucesso.
9. Defina como você vai gerenciar as lojas franqueadas
Por último (e já conhecendo todos os desafios), trace um plano de ação para gerenciar e supervisionar as múltiplas unidades franqueadas e monte uma equipe eficiente de suporte ao franqueado.
Recorra a boas ferramentas de gestão para centralizar informações e faça questão de obter relatórios detalhados que vão ajudar em análises e tomadas de decisão.
Pense em modernizar a favor do cliente, mas também a favor da sua gestão, implementando, por exemplo, cardápios digitais com inteligência de mesa que levantem métricas e estatísticas ao mesmo tempo que encantam os consumidores.
A tecnologia pode ser o tempero perfeito!
Franquias de food service avançam em transformação digital
As franquias de food service avançam na transformação digital em diversas frentes, desde o uso do marketing nas redes sociais para alcançar novos clientes até a aplicação de soluções que aprimoram a experiência de consumo.
Os menus em QR Code ou tablets, por exemplo, se mostram cada vez mais presentes, oferecendo praticidade e a possibilidade de personalização dos pedidos.
Eles têm seu poder comprovado por números e por quem já os implementou, como você pode conferir em outro artigo publicado no blog especificamente sobre uso de cardápios digitais em franquias.
E, como pedidos online e entregas a domicílio já se tornaram uma realidade que veio para ficar, explorar dicas para aplicativos de delivery e apostar também nessa estratégia pode ser outro golaço.
Em todas as suas formas, a tecnologia acaba sendo benéfica também para a administração dos negócios porque centraliza o manejo das lojas, ajuda no controle de estoque e pode impactar até no aumento do ticket médio.
Não espere mais para usufruir dela, dormir melhor e seguir em frente com os seus sonhos ou planos e continue acompanhando notícias e dicas através do perfil @abrahaoapp no Instagram para ficar por dentro de tudo! Até a próxima.
Deixe seu comentário