Como calcular ticket médio de restaurante? Descubra!

Você só vai conseguir aumentar sua lucratividade quando descobrir qual é o ticket médio do seu restaurante e o que precisa fazer para o consumo por pessoa melhorar cada vez mais. Descubra agora!

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Homen anotando informações importantes em um papel

O ticket médio de um restaurante é um indicador de desempenho que ajuda a verificar como está o faturamento e a saúde financeira da empresa. Com ele, é possível descobrir quanto um cliente costuma gastar por refeição e pensar em ações para aumentar a lucratividade.

Tendo uma média de quanto o público gasta toda vez que pede algo no seu estabelecimento é possível estimar quanto você vai ganhar e verificar se será possível cobrir os gastos para manter tudo funcionando da melhor forma possível.

Então, aprenda a calcular o seu ticket médio com urgência!

Todo restaurante precisa ter um controle financeiro muito bem feito, seja uma pequena confeitaria ou um gigantesco food service oriental, e a gestão da empresa não pode ficar em segundo plano.

Descubra, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre ticket médio para restaurante!

O que é ticket médio?

O ticket médio é um indicador de vendas que mostra qual é a média de valor gasto por cada cliente que frequentou um estabelecimento em cada refeição realizada em um determinado recorte de tempo.

Ele pode ser calculado ao final de cada mês, já que, assim, você conseguirá obter dados mais concretos sabendo quantos consumidores circularam pelo food service durante os últimos 30 ou 31 dias e quanto entrou em caixa neste mesmo período, mas também pode ser calculado por dia, semana ou quinzena.

Mas conhecer a relação entre gastos e lucros não é a única vantagem que o cálculo pode trazer: existem diversos outros fatores do cotidiano dos negócios que dependem dessa medição para serem bem-sucedidos. Segue na leitura para descobrir quais são eles!

Qual a importância do ticket médio?

Saber o ticket médio do seu estabelecimento é importante para que você possa mensurar a lucratividade, rever a precificação do cardápio e acompanhar o comportamento do consumidor dentro do seu restaurante, oferecendo a ele itens que caibam no bolso ou pratos e bebidas tão interessantes que o convençam a gastar mais.

Ao fazer o cálculo e avaliar hábitos do seu público-alvo, você consegue descobrir quais são os produtos que trazem mais retorno financeiro e quais precisam passar por uma reformulação para se tornarem realmente atraentes e elaborar estratégias para usar isso a seu favor.

O ticket médio é um dado concreto e, mais importante do que ter uma informação como essa, é saber o que fazer com ela. Continue lendo e descubra, primeiro, como calcular o seu e, depois, qual deve ser o resultado ideal da conta!

Como calcular o ticket médio?

Para fazer o cálculo do ticket médio, você precisa escolher um período para ser mensurado. O mais comum é analisar o intervalo de um mês, mas também podem ser dias, semanas ou quinzenas. Depois, basta dividir o faturamento do período pela quantidade de pessoas que frequentaram o seu estabelecimento no mesmo intervalo.

Ticket médio = faturamento do período ÷ quantidade de clientes no período

Por isso é extremamente necessário ter o controle de tudo o que acontece diariamente no seu restaurante e registrar com muito critério a totalidade do que foi consumido para poder fazer o cálculo e analisar o resultado no final de cada mês com um olhar voltado a adaptações e mudanças, se necessário.

Mas, afinal, como saber se o ticket médio está bom ou ruim?

Qual o ticket médio ideal?

O ticket médio ideal depende do segmento em que seu estabelecimento atua, dos produtos oferecidos e, portanto, da proposta do restaurante e da definição do seu público-alvo. Se ele for alto, quer dizer que seus clientes estão gastando mais com você, então, quanto maior o valor, melhor.

Apenas pense que, proporcionalmente, o que é maior para um pequeno bistrô de bairro pode não ser tão grande assim para uma franquia e vice-versa!

Você pode fazer uma análise completa dos seus resultados de duas formas:

  1. pela comparação do período anterior com o atual; ou
  2. pela segmentação de canais de vendas ou dos produtos.

No primeiro caso, será necessária uma comparação mês a mês das mesmas coisas. Por exemplo, do ticket médio de janeiro e de fevereiro do mesmo ano ou de algum mês em 2022 e do mesmo mês em 2023.

Já no segundo formato, é possível comparar diferentes vendas em um mesmo momento. Que tal analisar a diferença do ticket médio entre os pedidos que saíram pelo delivery e os que foram feitos para consumo no local?

Essa comparação vai permitir que você pense em estratégias que façam com que o seu restaurante lucre ainda mais, como as listadas no próximo tópico.

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Quais são as melhores estratégias para aumentar o ticket médio do restaurante?

Investir na tecnologia, criar opções de combos, oferecer um programa de fidelidade, treinar sua equipe e fazer promoções sazonais são as melhores formas de aumentar o ticket médio de vendas por cliente.

Basicamente, você vai aumentar suas vendas mudando a forma como oferece os produtos para os consumidores. Entenda melhor tudo isso aqui embaixo.

Criar opções de combos

Combos são excelentes para ter mais controle sobre o ticket médio de cada cliente. Ao escolher dois ou mais itens para serem vendidos juntos, você consolida um preço que parece mais atrativo para o consumidor e facilita o fechamento de caixa no fim do dia.

Para fazer isso da forma certa, a soma do valor de cada item separado precisa ser maior do que a de todos eles vendidos em kit, mas sem trazer prejuízo para o estabelecimento.

Oferecer um programa de fidelidade

Oferecer um programa de fidelidade incentiva que seus clientes comprem mais vezes em busca de ganhar algo gratuitamente no seu estabelecimento.

Uma pizzaria pode dar uma pizza a cada 10 pedidos feitos, um restaurante japonês pode presentear o consumidor fiel com um temaki e hamburguerias podem ofertar combos promocionais de brinde na 10ª compra para quem já “é de casa”.

Só tente não dar cupons de desconto como recompensa, ok? O ideal, com essa estratégia, é que os clientes recebam algo sem ter que pedir nada em troca depois de consumir bastante por aí.

Treinar sua equipe

Você também pode treinar a sua equipe para realizar mais vendas no dia a dia do restaurante e incentivar os atendentes a serem boas garçonetes e bons garçons. Uma pessoa que está servindo as mesas pode indicar itens do cardápio com uma margem de lucro maior ou oferecer uma sobremesa ou um café após a refeição principal.

Vale também trazer incentivo para esses profissionais comprarem a ideia. O funcionário que vender mais doces, por exemplo, pode ganhar folgas remuneradas ou um bônus em dinheiro quando bater a meta.

Fazer promoções sazonais

A melhor maneira de gerar demanda é criando promoções de curta duração e que tragam experiências diferentes para as pessoas. Que tal oferecer desconto em um produto específico ou criar um novo produto por tempo determinado?

As famosas “edições limitadas” chamam muito a atenção porque geram um sentimento de escassez que faz com que o cliente pense que o agora é uma oportunidade única de consumo, o que pode alavancar seu ticket médio no período.

A dica é: faça com que seus fregueses vejam tanta vantagem naquilo que você está oferecendo que eles correrão para não perder a chance de comprar. E não esquece de divulgar seu restaurante nas redes sociais e em tudo quanto é lugar, hein.

Investir em tecnologia

Por último, quanto mais fácil for para o cliente realizar uma compra, mais propenso ele estará em fechar negócios com você, então, automatizar alguns processos pode fazer uma grande diferença no final do dia.

Sabia que um cardápio digital aumenta o ticket médio e, por isso tem sido opção número um de muitos donos(as) de restaurante ao redor do Brasil e do mundo?

Investir em um desses vem muito a calhar para trazer mais agilidade nas entregas dos pedidos e no dia a dia dos funcionários e pode elevar o consumo por mesa ou por pessoa em 20% a 40% em alguns casos!

E aí, preparado(a) para conseguir ainda mais lucro? Não deixe de seguir o @abrahaoapp no Instagram e conferir os outros artigos do blog para garantir uma trajetória de sucesso para o seu restaurante!

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