Quando uma pessoa está procurando alguma refeição direto da sua casa, ela possui uma diversidade enorme de restaurantes que apresentam o prato que ela deseja consumir.
Sendo assim, para escolher, ela levará alguns quesitos em consideração. Entre esses quesitos, temos recomendações de consumidores por meio de comentários e reviews, qualidade do produto, preço e, claro, tempo de entrega do delivery.
Certamente, esses fatores são decisivos na hora da escolha. A demora para a refeição chegar pode prejudicar a experiência do cliente que, além de esperar muito para se alimentar, pode acabar recebendo um prato frio e com a qualidade prejudicada.
Pensando nisso, vamos apresentar algumas dicas práticas de como reduzir tempo de entrega de delivery que podem otimizar o serviço do seu restaurante, melhorando o desempenho do seu negócio no serviço de entregas.
1. Tenha um software de gestão
A praticidade e a tecnologia andam juntas, por isso, trabalhar manuseando papéis e planilhas é algo inviável nos tempos atuais.
Aderir a um software de gestão de entregas evita erros, reduz a quantidade de atividades burocráticas manuais e proporciona o aumento da agilidade na hora do atendimento.
Com o software adequado, o atendente não precisa anotar os pedido, pois o mesmo será simplesmente encaminhado diretamente para a produção, sem chances de falhas no pedido.
2. Mantenha o estoque organizado
Manter a gestão do estoque em dia agiliza o processo de preparo dos pratos e, automaticamente, acelera a entrega dos mesmos.
Além disso, e dentro do possível, deixe os insumos já cortados, picados e lavados para os cozinheiros ganharem tempo - e também para manter a gestão de estoque, pois ela fica mais fácil de controlar uma vez que já dá para anotar o que saiu.
Outro detalhe importante é possuir uma ficha técnica e ter conhecimento sobre o cardápio, pois, assim, não será necessário questionar e conferir repetidas vezes como realizar as receitas.
3. Mantenha padrões na produção
Seguir um padrão dentro da cozinha auxilia no fluxo de tempo. Ter ingredientes em porções e pré-prontos, como já mencionamos, mas de forma que não interfiram na sua qualidade, são maneiras de acelerar os processos.
As embalagens para viagem também devem estar pré-montadas, guardanapos, talheres, etiquetas e lacres separados e por perto. Manter tudo organizado, de forma que não atrapalhe as outras funções da equipe, apenas torna a entrega mais ágil.
4. Conte com um time ágil e defina processos
Poder contar com profissionais experientes, treinados e motivados, que se dediquem em suas funções faz a diferença dentro da cozinha, pois eles estarão capacitados para resolver qualquer problema com rapidez.
Deixe claro como e quem poderá fazer os processos, entre preparo, montagem, embalagem, conferência e despacho.
Com essa definição, terá uma operação mais eficiente e irá atender mais pessoas em menos tempo.
5. Utilize serviço de motoboy sob demanda
Quando o fluxo de pedidos for muito alto, é importante ter em mãos o contato de motoboys que trabalham sob demanda.
Assim, se não houverem motoristas de delivery disponíveis por perto, você pode realizar as entregas sem atrasos e sem estresse, pois a solução já estará disponível.
6. Conheça rotas alternativas na cidade
Se o seu negócio fica em alguma região que possui vias com grande fluxo de carros, gerando congestionamento em determinados horários, é importante possuir uma segunda alternativa.
Estudando o mapa e conhecendo a cidade fica fácil criar opções de rotas que facilite o trabalho dos entregadores.
Vai ser necessário estudos e treinos, mas vale a pena oferecer um serviço diferenciado aos seus clientes e a chance de ser reconhecido por fazer um bom trabalho completo!
7. Conheça seu consumidor
Conhecendo o seu cliente é possível iniciar duas práticas que melhoram o fluxo de entregas. Uma delas é estabelecer uma lógica de pedidos.
Por exemplo, perceber quantas pizzas de quatro queijos são pedidas todas as quintas e deixar em mãos os ingredientes necessários para o seu preparo.
Outra técnica é estar atento à sincronia de pedidos por região. Um mesmo entregador pode sair com diversos pedidos que são próximos uns dos outros, realizando muitas entregas de uma única vez.
Não existe um tempo máximo de entrega para um delivery que um cliente aceita esperar e tudo é muito relativo, por isso é importante que o período de entrega seja o menor possível.
Contudo, o recomendável é ser sempre honesto e realista quanto ao tempo máximo, nunca inventando tempo de entrega. Se precisar, informe alguns minutos a mais para não frustrar o seu cliente. Apenas lembre de não exagerar nesse aumento de tempo, uma vez que isso pode inibir o pedido.
Assim, seja por telefone, aplicativos de delivery ou sites, é indispensável informar ao consumidor quanto tempo em média irá levar até que o pedido chegue.
Vale ressaltar ainda que nos casos em que o delivery passou do tempo de entrega, o artigo 35, do Código do Consumidor garante o direito de cancelamento ao cliente.
Além disso, em casos de erros, o restaurante deve ser responsável por realizar a troca e entregar novamente de acordo com o solicitado - e sem cobrar nada por isso.
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