O que é a TEF em restaurantes, como e por que ter

Leia este artigo e veja os passos para implementar TEF no seu restaurante. Entenda também por que fazer a implementação.

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A TEF ou Transferência Eletrônica de Fundos é obrigatória em bares e restaurantes de alguns estados brasileiros, como o Rio Grande do Sul e São Paulo, mas recomendada para estabelecimentos do país inteiro que querem se manter em dia com suas obrigações fiscais.

Ela funciona como um sistema e integra a comunicação entre o negócio e as instituições financeiras, contribuindo para a realização de pagamentos mais ágeis e seguros e integrados, o que acarreta em benefícios tanto para o consumidor quanto para os gestores.

Se você ainda não a conhece ou se tem dúvidas sobre como implementar, continue a leitura, pois este artigo traz tudo que você precisa saber sobre o tema.

O que é TEF?

TEF é a sigla para “Transferência Eletrônica de Fundos”, uma espécie de sistema de pagamento que facilita a comunicação entre um estabelecimento comercial e instituições financeiras, permitindo que pagamentos eletrônicos sejam feitos de forma direta e segura.

Na prática, quando um restaurante, por exemplo, “passa” a conta de um cliente no cartão de crédito, débito ou alguma forma de pagamento similar, o sistema TEF se conecta ao banco ou à operadora do cartão automaticamente para que seja verificada a transação em tempo real e para que seja autorizado ou negado o pagamento.

E, diferentemente de algumas maquininhas convencionais, que funcionam de forma independente, a TEF sempre é integrada ao software de vendas do restaurante, o que ajuda gestores a se manterem em dia também com suas obrigações contábeis e fiscais, além de reduzir riscos de erros nas cobranças.

Como funciona o pagamento TEF em restaurantes?

Basicamente, quando o cliente decide pagar a conta e aciona um atendente para somar os valores em aberto, o funcionário pergunta qual será a forma de pagamento, escolhe a opção no sistema do restaurante e não precisa digitar o valor final por conta própria porque ele já aparece na tela.

Então, o sistema vinculado à TEF se conecta de forma automática à rede operadora de cartões (no caso de pagamentos no crédito ou débito) ou à instituição bancária vinculada ao restaurante para que haja a validação da transação.

Uma vez que o cliente escolhe a forma de pagamento e o funcionário do restaurante escolhe a opção no sistema, a TEF é processada em questão de segundos. Isso significa que o sistema verifica os dados, autoriza o pagamento e envia uma confirmação ao estabelecimento de forma 100% automatizada, permitindo ao atendente registrar o pagamento como concluído.

Como tudo isso acontece sem intervenção manual, tanto o restaurante quanto o cliente se sentem mais seguros.

Não bastasse, o sistema TEF identifica automaticamente a bandeira do cartão usado nas transações, permitindo aos empreendedores pagarem as taxas certas de cada uma em caso de negociações diferentes entre as instituições e o restaurante.

E quais são as bandeiras disponíveis na TEF para restaurantes?

Visa, MasterCard, Elo, American Express e Hipercard são algumas das bandeiras mais comuns aceitas em restaurantes e através das quais podem ser processados pagamentos via TEF, mas existem outras alternativas, afinal, o sistema aceita cartões de crédito e débito, vale-alimentação e vale-refeição.

Especificamente dentro das últimas possibilidades, destacam-se Ticket Restaurante, Sodexo, Alelo e VR Benefícios.

Pensando em implementar mais métodos por aí? Isso pode representar um diferencial competitivo especialmente no horário de almoço, bem como no atendimento a turistas ou a clientes internacionais.

Assim, se a maneira como acontecem os pagamentos no seu restaurante puder melhorar para que melhore também a experiência gastronômica, experimente.

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Como usar TEF no seu restaurante em 4 passos

Para implementar TEF, escolha um fornecedor e acompanhe a instalação do sistema. Não deixe de esclarecer toda e qualquer dúvida! Em seguida, preocupe-se com o treinamento da equipe e faça testes.

Entenda adiante!

1. Escolha um fornecedor

A primeira etapa para implementar TEF em um estabelecimento comercial é escolher um fornecedor confiável, que ofereça suporte técnico e esteja alinhado às necessidades específicas do seu restaurante e aos hábitos de consumo do público-alvo.

Para isso, pesquise – e muito! – sobre as empresas que são referência no setor. Use o Google e/ou outras ferramentas de busca para conhecer as soluções oferecidas pelas marcas e, sobretudo, para conferir as opiniões deixadas por clientes e ex-clientes.

2. Instale o sistema

Depois de ter escolhido o fornecedor, conte com ele para a instalação do sistema, a configuração do software da TEF no estabelecimento e a conexão entre as operadoras de cartão que você já aceita ou deseja aceitar.

Nesta etapa, caso seu restaurante já tenha um sistema de gestão financeira integrado às operações, o fornecedor pode fazer toda a configuração de forma remota, mas existem casos em que será necessária a atuação presencial.

A possibilidade da existência de um técnico no local em vários cenários certamente vai garantir que todos os equipamentos estejam configurados. Considere isso.

3. Treine a equipe

Depois que tudo estiver instalado e configurado, conte com o fornecedor e até com consultores (se julgar necessário) para desenvolver um treinamento para a equipe, já que os funcionários vão precisar aprender a trabalhar com o novo sistema.

É importante garantir que os colaboradores saibam começar uma transação, escolher diferentes formas de pagamento e, especialmente, agir caso existam problemas.

4. Não se esqueça dos testes

Com o sistema implementado e a equipe treinada, teste tudo para garantir o funcionamento correto: simule pagamentos com diferentes bandeiras de cartões para verificar se as transações estão sendo processadas como deveriam, verifique se o computador do restaurante funciona corretamente, avalie o desempenho da conexão etc.

E por que implementar o pagamento TEF na rotina de restaurantes?

Implementar o pagamento TEF em um restaurante traz uma série de vantagens que podem melhorar tanto a eficiência operacional do estabelecimento quanto a experiência dos consumidores.

Agilidade no processo de pagamento

Um dos principais benefícios de investir na TEF é a agilidade que ela traz para os processos financeiros, automatizando a transferência de informações entre o estabelecimento e as instituições financeiras.

Em um restaurante movimentado, especialmente em datas comemorativas e horários de pico, a rapidez para fechar uma conta é um aspecto que faz a diferença na gestão e na experiência, certo?

Precisão no controle financeiro

A implementação de TEF impacta também no controle financeiro do estabelecimento, facilitando contas e pagamento de tributos e reduzindo o risco de erros humanos, como a seleção incorreta da bandeira do cartão usado no fechamento da conta, a inserção incorreta de valores nas maquininhas e a confusão entre diferentes métodos de pagamento.

Além disso, com o sistema e todas as transações sendo registradas de forma automática, fica mais fácil a conferência dos dados ao fazer o fechamento do caixa do restaurante no final do dia.

Melhora da reputação do restaurante

No Brasil, é comum que os clientes percebam o uso da inovação em bares e restaurantes com sinal de um estabelecimento bem administrado e atualizado com as melhores práticas do mercado, o que pode atrair novos consumidores e reforçar a fidelidade dos já existentes.

Quando você investe em um sistema de pagamento avançado, mostra aos seus clientes que o estabelecimento tem um compromisso com a inovação, a eficiência e o mais alto nível de personalização do atendimento.

Da mesma maneira que acontece quando você investe em menus digitais, por exemplo!

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