Taxa de serviço iFood: entenda como funcionam os planos

Quer contratar um plano de um aplicativo de entregas, mas ainda está perdido quanto à taxa de serviço iFood? Confira aqui tudo que você precisa saber sobre o funcionamento da plataforma de delivery mais usada no Brasil.

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Taxa de serviço ifood

A taxa de serviço iFood é uma tarifa de R$ 0,99 cobrada pelo aplicativo em compras que não atingem o valor mínimo de R$ 20 para ajudar na manutenção da plataforma quando o cliente fecha o pedido.

Quem paga esse valor é o consumidor. Do outro lado, o gestor deve escolher quais dos dois planos oferecidos pelo iFood, o Plano Básico ou o Plano iFood Entrega, se encaixa mais com o seu negócio e com a sua realidade de caixa, mas ele não deve pagar pela taxa de serviço iFood, o único pagamento que o empreendedor deve fazer é o da mensalidade do plano.

O iFood é um dos aplicativos de delivery mais conhecidos e usados atualmente, isso porque ele permite que o cliente faça pedidos online direto do seu smartphone.

Além do mais, o aplicativo é uma ótima ferramenta para a divulgação do seu estabelecimento e um importante canal de vendas, seja para pequenas ou grandes empresas.

Mas você já se perguntou quanto custa usar os serviços do app para alavancar o seu food service? Para organizar as finanças do seu restaurante, você deve colocar na ponta do lápis todos os custos que estão inclusos para não ter surpresas no fim do mês.

Quer entender melhor como funciona esse recurso? Fique com a gente!

Como funciona o serviço de entrega do iFood?

Assim como todo serviço de delivery, o iFood também precisa de agilidade na hora da entrega, já que atrasos podem comprometer sua credibilidade e a avaliação do restaurante no app.

Por isso, é importante que você possua uma equipe de entregadores, que serão organizados pela sua empresa e estarão realizando as entregas dentro das especificações e regras do aplicativo.

Se você não possui entregadores próprios, você pode contratar o Plano Entrega, que permite que os pedidos feitos pela plataforma sejam levados até o cliente por parceiros iFood, que podem se cadastrar através do app para entregadores.

O “iFood Entregador” é um aplicativo para pessoas que desejam trabalhar como entregadores da plataforma e em conjunto com os restaurantes cadastrados nela, dessa forma, todas as partes envolvidas se beneficiam.

A seguir, entenda um pouco mais sobre os planos do iFood e escolha qual o melhor para o seu negócio.

Quais são os planos do iFood?

Atualmente, a plataforma cobra de R$ 100 a R$ 130 de mensalidade juntamente com uma comissão por venda, que varia de 12% a 26,5%, dependendo do plano que você vai utilizar.

Para vender no iFood, você pode aderir um dos seguintes planos:

1.  Plano Básico

O Plano Básico é perfeito para você que tem uma equipe de entregadores própria e quer ter mais autonomia para determinar o valor do pedido mínimo, as formas de pagamento, área, taxa e tempo de entrega.

Confira mais detalhes desse plano:

  • Cobra 12% de comissão por todas as vendas
  • Cobra 3.2% de taxa para pedidos pagos pela plataforma do iFood
  • R$ 100 de mensalidade caso o seu faturamento ultrapasse R$1.800
  • A entrega é feita pela sua loja

Além da entrega, ao contratar esse plano, você também fica responsável pelo preparo dos pedidos e por informar o cliente sobre eventuais problemas.

2.  Plano iFood Entrega

Com o plano iFood Entrega, você fica responsável somente pelo preparo do pedido enquanto a equipe de entregadores parceiros do app leva a refeição até o cliente, mas fique ligado, este plano está disponível apenas em algumas regiões do país, então, antes de contratá-lo, confira se essa operação já chegou na sua cidade.

Veja outros detalhes dessa modalidade:

  • Cobra 23% de comissão por todas as vendas
  • Cobra 3.2% de taxa para pedidos pagos pela plataforma do iFood
  • R$ 130 de mensalidade caso o seu faturamento ultrapasse R$1.800
  • A entrega é feita pelos parceiros do iFood

É importante ressaltar que os dois planos podem ser testados por três meses gratuitamente.

Além de todos os custos de aderir a um plano, há outras taxas envolvidas no aplicativo que podem deixar seu produto mais caro ou podem ser apenas um custo fixo do seu empreendimento.

E tem mais: existem outros custos que a plataforma cobra, como é o caso da taxa de serviço.

Qual a taxa de serviço do iFood?

Em vigor desde outubro de 2021, a taxa de serviço do iFood é uma tarifa no valor de R$ 0,99 cobrada nos casos onde o pedido não alcança o valor mínimo de R$ 20, justamente para a manutenção do aplicativo, no entanto, ela só aparece quando o cliente conclui o pedido.

Ao adotar essa política, o iFood garante que não há qualquer custo adicional para o estabelecimento parceiro. Essa cobrança é feita para investir em mais tecnologia e inovação, melhorando a experiência dos usuários, sejam eles parceiros ou consumidores.

Agora que você está por dentro de toda a parte financeira, você deve estar se perguntando se vale a pena vender pelo iFood, não é mesmo? Por isso, destacamos algumas vantagens e desvantagens de utilizar esse recurso. Confira!

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iFood: quais as vantagens e desvantagens

A tecnologia, além de unir as pessoas, também pode ser utilizada estrategicamente para aproximar as empresas dos seus clientes. Aplicativos de entrega como o iFood auxiliam nessa aproximação e criam novas oportunidades de faturamento.

Apesar de oferecer vários benefícios, a plataforma também pode acarretar em várias desvantagens significativas, porém, os restaurantes que atuam com o iFood geralmente relatam uma boa experiência. Que tal fazer uma listinha de prós e contras?

Desvantagens do iFood

A concorrência é grande

Como sabemos, o sol é para todos e o iFood também! Por isso, a concorrência é forte entre os estabelecimentos, o que pode gerar certas dificuldades para receber pedidos. Criar promoções e fotos atrativas são ótimas estratégias para aumentar suas vendas no iFood.

O custo é elevado

Como citamos anteriormente, os pedidos realizados no app serão sempre taxados por uma comissão de 12% a 23% dependendo do plano contratado, por isso, é importante que você saiba se organizar financeiramente e criar estratégias para não ficar no vermelho.

Você pode ficar dependente da plataforma

Depender só do aplicativo de entrega não é uma boa pedida para o seu negócio, o ideal é que você fidelize clientes de todas as formas possíveis e use o iFood apenas como estratégia de captação para alcançar ainda mais pessoas.

Mesmo com esses contrapontos, a maioria dos negócios relatam experiência positiva ao incorporar o iFood em sua estratégia de divulgação, pois as vendas online permitem alcançar sempre novos públicos e sua visibilidade fica ainda maior quando o restaurante participa de ações e iniciativas do aplicativo.

Vantagens do iFood

Existem alguns motivos que fazem dessa plataforma a maior do Brasil no ramo de delivery. Confira alguns deles!

Tem gerenciamento fácil

O aplicativo é intuitivo, permitindo que seja gerenciado de forma simples e que os usuários encontrem o que querem e cumpram as ações desejadas com facilidade. Além disso, a plataforma está em constante atualização para que a experiência de utilizá-la se torne cada vez melhor tanto para o consumidor quanto para os donos de restaurantes.

É ágil

A plataforma possui especificidades quanto ao tempo de preparo e realização da entrega com eficiência e essas características logísticas aumentam a satisfação do cliente, afinal, para contar com o serviço da plataforma, os restaurantes devem atender a esses rígidos padrões de qualidade no atendimento e na entrega.

Seu restaurante ganha visibilidade

Com o espaço que seu restaurante adquire ao ser divulgado pelo iFood, consegue alcançar clientes de longas distâncias, já que a sua influência vai além do raio de entregas, garantindo a conquista de novos consumidores.

Sem dúvidas, administrar um negócio não é uma tarefa fácil e algumas estratégias como o uso desse tipo de plataforma podem ser um bom investimento. Aproveite bem as nossas dicas e informações e faça boas vendas!

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