Segurar a onda de um restaurante lotado e evitar as filas vai exigir de você e sua equipe bastante organização, além de um bom planejamento prévio para lidar com a “hora do rush”. Nesses momentos, não há nada como contar com soluções tecnológicas para facilitar o atendimento e a gestão de reservas e fila de espera.
Não se engane: ter fila para consumir, com certeza, é sinal de que as coisas vão bem no seu negócio, mas essa vantagem pode acabar gerando problemas a curto e longo prazo.
A espera pode ser sinal de que a casa está cheia, mas também de que o serviço está lento, além de virar uma grande frustração para quem está em pé, esperando por uma mesa.
De um jeito ou de outro, esse é um problema bem mais fácil de resolver do que um salão vazio. Descubra como fazer seu restaurante lotado gerar ainda mais lucro sem perder a qualidade no atendimento com as dicas deste artigo.
O que fazer em restaurantes lotados? Checklist que resolve!
Para lidar com a superlotação de um restaurante da melhor maneira possível, você vai precisar identificar os gargalos no serviço, manter a equipe bem treinada, checar seu estoque regularmente, criar um ambiente agradável e servir bebidas e petiscos na fila.
Identifique gargalos no serviço
O gargalo é aquela parte do processo que atrasa as outras. Se seu estabelecimento está cheio, toda a equipe do restaurante vai estar trabalhando ao máximo para dar conta da demanda.
É nesse momento que você vai poder identificar em qual etapa do atendimento ou serviço as coisas estão atrasando e fazendo o prato demorar para chegar à mesa dos clientes. E pode existir mais de um gargalo, inclusive em setores diferentes.
Por exemplo, se a equipe demora para atender quem chega ou passar para cozinha os pedidos, aí já está uma questão a observar. Se a cozinha não der conta da demanda, – talvez porque o menu do restaurante é muito grande e complexo ou por falta de pessoal – aí está outro problema.
Observar o funcionamento do serviço em um dia de casa cheia é a melhor maneira de identificar os problemas e descobrir como lidar com cada um deles.
Mantenha sua equipe bem treinada e motivada
Muitos dos problemas com atendimento têm relação com a equipe, por isso, certifique-se de que seu time, inclusive da cozinha, não esteja sobrecarregado e esteja recebendo o treinamento de garçom necessário regularmente.
Se a casa está cheia com frequência, contratar garçons freelancers, contar com um cardápio digital ou admitir novos sous-chefs e cozinheiros pode aliviar a carga para todo mundo, melhorando cada etapa do processo que leva a comida da cozinha até a mesa.
Cheque e controle o estoque regularmente
Frustrante para você e principalmente para o cliente é ter um pedido negado por falta de um ingrediente. Se está no menu, é fundamental que também esteja no seu estoque.
Um bom planejamento e gestão de estoque do restaurante para dias em que a previsão for de casa cheia já ajuda bastante, evitando que você faça compras exageradas sem saber se vai ter saída.
Crie um ambiente agradável
Se não dá pra evitar uma fila, faça o máximo possível para manter as pessoas que estão esperando confortáveis. Ofereça um ambiente agradável e climatizado, com música ou televisão e, principalmente, alguns lugares para sentar, se tiver espaço.
Tudo isso com objetivo de tentar com que o tempo passe mais depressa para quem espera, evitando que possíveis clientes voltem para casa frustrados e sem coisas boas a dizer sobre o seu negócio.
Sirva bebidas e petiscos na fila
Outra das maneiras de diminuir desistências e tornar a espera na fila mais agradável é começar o serviço ali mesmo. Pode ser que não dê para colocar mesas e cadeiras para que todos possam se sentar, mas um banco ou uma bancada alta – como a de um bar – podem ser boas opções para deixar todos mais confortáveis.
Só tome cuidado para não atrasar ainda mais os pedidos de quem já está sentado. Que tal designar um bom garçom ou garçonete focado(a) no serviço específico dessa área? Assim, a clientela pode pedir bebidas e petiscos enquanto aguarda.
Mesmo com essas estratégias, o melhor caminho é evitar ao máximo ter pessoas esperando para comer. Veja dicas!
5 dicas práticas para evitar filas em restaurante
As principais dicas para evitar filas de espera em restaurantes são se planejar com antecedência, usar a tecnologia ao seu favor, trabalhar com reservas, fazer promoções em dias de menor movimento e ter um sistema de pedidos eficiente.
Se não eliminarem completamente o problema, estas dicas, com certeza, vão fazer com que a espera seja bem mais fácil de lidar e bem menos frustrante, não só para você como também para a freguesia!
1. Planeje-se com antecedência
Provavelmente, você já sabe quando seu restaurante costuma encher, seja por conta de uma promoção ou de datas especiais, como o Dia dos Namorados, logo, use esse conhecimento a seu favor para se preparar para a demanda.
Confira o estoque, contrate funcionários temporários, utilize um sistema de reserva – sobre o qual você vai ler mais daqui a pouquinho – e faça um checklist de tudo isso se precisar de um pouco mais de disciplina na hora de agir. Enfim, não seja pego(a) de “surpresa”!
2. Use a tecnologia ao seu favor
Já existem, no mercado de food service, sistemas de gerenciamento de fila que facilitam muito a gestão do seu negócio como um todo.
Uma das vantagens dessas ferramentas é a possibilidade de o cliente acompanhar seu lugar na fila sem precisar ficar esperando no estabelecimento, já que ele recebe notificações da situação da espera pelo celular.
Ele pode, inclusive, fazer o cadastro e sair de casa só quando faltar pouco para liberar uma mesa ou, então, esperar em um local próximo e se deslocar para o seu estabelecimento só quando receber o SMS, diminuindo significativamente o público em frente ao lugar.
Todas essas funcionalidades ajudam a reduzir a taxa de desistência de quem espera na fila em até 30%! Com um recurso assim disponível por aí, só perde dinheiro quem deixa de aproveitar, viu?
3. Trabalhe com reservas
Outra maneira muito útil de evitar filas é contar com o sistema de filas e reservas para garantir previsibilidade no seu estabelecimento, ou seja, para assegurar que você já comece o serviço tendo uma estimativa de como vai ser o movimento do dia.
Inclusive, essa é uma ótima forma de destacar seu restaurante: oferecendo ao público a possibilidade de entrar na fila sem ter que ficar esperando no local físico. Olha aqui o passo a passo para usar o recurso.
- O cliente liga para fazer uma reserva ou colocar seu nome numa fila virtual.
- O atendente insere o nome e o número de telefone do cliente no sistema de gestão de filas e reservas.
- O consumidor fica em casa ou nos arredores do restaurante até receber uma notificação de que está quase na hora da sua reserva ou que sua vez na fila para garantir um lugar está próxima.
- Sua equipe de salão pode aproveitar o tempo de deslocamento do cliente para limpar a mesa e deixar tudo nos conformes para receber a galera.
Outro ponto desse processo é a segurança dada ao cliente, que vai sair de casa sabendo que seu restaurante estará guardando o lugar dele – com um determinado tempo de tolerância, avisado no momento do primeiro contato, claro!
4. Faça promoções em dias de menor movimento
Mais um jeito simples de distribuir melhor o movimento é fazendo promoções em dias nos quais o fluxo de clientes é menor. Pode ser um desconto em um prato específico, uma bebida em dobro… Sua criatividade é que manda, além do seu estoque e do orçamento disponível para esse tipo de ação!
Isso faz com que as pessoas que talvez tivessem a intenção de ir em um dia mais cheio mudem de ideia. Só tenha cuidado para não transformar esses dias em mais uma superlotação! Colocar uma duração nas ofertas, como descontos válidos das 19h às 20h, pode ser uma boa solução.
5. Tenha um sistema de pedidos eficiente
O tempo que um pedido leva para sair da mesa do cliente e chegar até a sua cozinha pode ser outro dos problemas que causam filas no seu restaurante.
Não é raro que aconteçam alguns probleminhas durante a retirada do pedido, como a anotação errada de algum item ou uma letra que nem seu chef consegue compreender no papel para iniciar o preparo, mas até eles têm como ser evitados
Utilizar um cardápio digital em tablet já transforma esse processo da água para o vinho, pois, com uma tecnologia dessas em mãos, seus clientes terão autonomia para enviar, eles mesmos, os pedidos para a cozinha. |
O acesso a uma série de funcionalidades que não existem em um cardápio de papel também são um bônus para encantar a clientela, incluindo fotos de alta resolução dos itens, possibilidade de retirar ou acrescentar itens ao pedido e um botão para chamar o garçom, pedir gelo ou talheres extras sem precisar ficar com o braço levantado e por aí vai.
Dá até para disponibilizar um tablet para quem espera na fila! A ideia é tão boa que, pensando bem, o público nem vai reclamar de passar um tempo esperando.
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