7 possíveis causas de queda nas vendas em restaurantes

Várias podem ser as causas de queda nas vendas em restaurantes. Para ajudar você a identificar qual ou quais estão ameaçando seu negócio, listamos as mais comuns e também sugerimos ideias de como dar a volta por cima. Confira!

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Causa de que nas vendas em restaurantes

Você já deve ter percebido que o comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos. Para manter suas vendas em alta, é necessário investir em algumas estratégias, pois existem várias causas para queda nas vendas em restaurantes, que vão desde uma equipe despreparada até a falta de inovação e precificação inadequada.

Para ajudar você nessa tarefa, listamos e detalhamos melhor os motivos que podem levar um restaurante a vender menos, para que você possa evitá-los, bem como sugerimos ideias para suprir a queda nas vendas. Vamos juntos?

Principais motivos de queda nas vendas em restaurantes

Muitos são os motivos que podem trazer redução de vendas para um restaurante, mas todos eles estão diretamente ligados à insatisfação do consumidor, a serviços e produtos de baixa qualidade ou mesmo à falta de divulgação.

Para que você encontre qual é a possível causa do seu restaurante estar com baixas vendas, listamos sete dos principais motivos que podem prejudicar o seu negócio, até mesmo levando ele à falência.

1.  Não entender o que levou à queda

Se você não buscar entender ou não encontrar os motivos da queda nas vendas o quanto antes, seu negócio poderá falir. Se a sua empresa não tem controle total sobre os procedimentos de venda e nem do caminho que seus consumidores fazem até se tornarem clientes, você não pode entender a causa da diminuição das vendas do seu restaurante.

Por isso, o primeiro passo ao identificar queda nas vendas é procurar fazer uma análise completa, tanto das estratégias que você utiliza para comunicar o seu negócio ao mercado (ou que talvez não utilize) quanto das estratégias que usa para vender.

Apenas dessa forma você conseguirá encontrar as falhas do seu funil de vendas que estão impedindo alguns consumidores de se tornarem seus clientes. Então, primeiramente, olhe para o todo e talvez você já comece a ter uma ideia do que está atrapalhando o seu negócio. Você poderá descobrir motivos como os que falaremos a seguir.

2.  Equipe despreparada

Se você não acompanha a sua equipe nem treina ela para atender com um padrão de qualidade, pode ser que os consumidores não estejam voltando para comprar mais nem indicado o seu estabelecimento porque se sentem mal atendidos. E essa é uma das piores falhas que podem acontecer em um restaurante.

Uma equipe de atendimento desatualizada sobre os pratos ou com profissionais que respondem com rispidez, que não são gentis nem simpáticos, que acabam fazendo confusões com a entrega dos pratos, ou mesmo uma brigada de cozinha ineficiente, que demora nos preparos, deixando o cliente esperando além do que deveria no salão são problemas sérios.

O consumidor só volta onde é bem atendido. Verifique se todas as pessoas da sua equipe estão preparadas para atender seus clientes da forma mais adequada e, se notar problemas, busque realizar treinamentos e conversar com os colaboradores, dando feedbacks individuais e explicando a situação.

3.  Má reputação

Se você não presta atenção à higiene do restaurante nem à segurança alimentar, saiba que, além de poder ser multado e ter seu negócio fechado pelos orgãos de fiscalização, você também pode estar mal falado por aí.

Um ambiente limpo é essencial para causar boa impressão e fazer com que os clientes sintam segurança em consumir seus pratos, afinal, a contaminação de alimentos é algo sério, que pode causar danos à saúde das pessoas.

A limpeza precisa aparecer em todo o negócio, desde o salão até os banheiros e cozinha, onde o chef e os cozinheiros devem conhecer a política de lavagem de mãos e outras medidas de higiene importantes. Até mesmo onde você deixa o lixo importa, para evitar atrair insetos ou mau cheiro para onde as pessoas só querem sentir cheiros agradáveis de pratos saborosos.

4.  Não investir em inovação

Tenha certeza de que, especialmente depois da pandemia, seus concorrentes passaram a investir em inovação. Seja implementando o delivery, que antes não fazia parte do negócio, ou implementando o atendimento com tecnologias para restaurantes que melhoram a experiência. Pode ser que suas vendas tenham baixado por você não ter se atualizado.

O delivery, inclusive, é uma ótima forma de aumentar suas vendas. Se você ainda não oferece esse serviço, é hora de repensar e escolher um aplicativo de delivery que ajudará a dar mais uma opção para que o consumidor consuma em seu restaurante.

Atualmente, quando falamos em tecnologia, vários negócios, sejam bares ou restaurantes, já estão adotando facilidades para aprimorar o atendimento e melhorar os processos. Ao melhorar a organização interna, seu negócio também passará a oferecer um atendimento melhor e mais ágil aos clientes.

Pesquise como seus clientes estão inovando e quais são as novidades do mercado e se atualize para não ficar para trás!

5.  Não ter um conceito

Talvez a causa da queda nas suas vendas seja generalizar o seu negócio. Na ânsia de querer “abraçar o mundo”, você tem um mix diverso demais que agrada todos os públicos possíveis que, no fim, não está agradando nenhum grupo.

Se tem uma coisa que o consumidor atual gosta é de personalidade. As pessoas querem negócios únicos, que tenham um propósito e não sejam apenas mais um bar ou restaurante.

Para isso, é necessário criar um conceito e ser fiel a ele, desde a decoração até os produtos que são servidos no cardápio, ao jeito que o atendimento é feito, ao tipo de música que toca e assim por diante.

Tenha bom senso, entenda o que o seu negócio representa e siga firme na sua personalidade. Você vai continuar não agradando todo mundo, mas certamente conquistará um público-alvo que será fiel.

6.  Precificação inadequada

Diversos são os fatores que formam a precificação do cardápio de um restaurante. Antes de definir esses números, é necessário analisar o mercado e a concorrência, porque o valor da sua marca está diretamente relacionado ao preço cobrado.

Se o seu preço parecer caro demais ou barato demais e não estiver de acordo com a essência do seu negócio, ele pode afastar consumidores. É claro que, além da percepção dos clientes em relação aos valores, você também precisa incluir na sua precificação o custo de produção, horas trabalhadas e possíveis melhorias que precise realizar.

Portanto, rever os fatores que estão definindo a sua precificação, caso esteja com queda nas vendas, também é importante, já que talvez você possa estar atuando sem estratégia para inovar e atrair novos clientes por meio do marketing, por exemplo, porque o que ganha não cobre esse tipo de investimento.

7.  Falta de divulgação

Falando em marketing, pode ser que o seu esteja sendo mal executado ou não existe. Não há como manter ou aumentar as suas vendas sem divulgação.

A falta de investimento adequado na comunicação do seu negócio faz com que o seu público-alvo nem saiba que seu restaurante existe. Se as pessoas nem tem conhecimento sobre a sua marca ou não conhecem os produtos maravilhosos que você tem, como é que você vai atrair a atenção dos consumidores para que eles sejam clientes?

Se você já faz marketing para seu restaurante, pode ser que algo esteja faltando ou sendo feito de maneira equivocada. Reveja suas estratégias ou até mesmo contrate especialistas para traçar um novo plano de ações de marketing para atrair novos clientes ou chegar às pessoas certas, caso identifique que o motivo da queda nas vendas não está no negócio em si.

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Como reverter as quedas nas vendas em restaurante

Se algum dos motivos anteriores está colocando seu negócio em risco, está na hora de pensar em novos modelos para suprir a queda nas vendas. A boa notícia é que, se agir a tempo, existem várias ações que você pode tomar, além de repensar como vem fazendo as questões citadas.

Revise seu cardápio

Você pode e deve revisar o cardápio do seu restaurante de tempos em tempos, a fim de entender quais produtos estão tendo pouca saída e podem sair do cardápio também, bem como quais são os preferidos dos seus clientes, para dar mais ênfase nesses produtos.

Assim, você elimina gastos com pratos de menor giro do seu cardápio e coloca em evidência aquilo que mais faz sucesso entre seus consumidores, o que pode ajudar no aumento das vendas.

Você também pode investir em um cardápio digital, que vai agilizar os processos por reduzir seus custos com atendimento, já que o cliente é quem faz o pedido que vai direto para a cozinha - o que também diminui erros com os pedidos, além de eliminar gastos com reimpressões cada vez que for preciso alterar informações e valores.

Se seu orçamento está apertado, esse pode parecer um gasto alto para o momento, mas, às vezes, tudo que o seu negócio precisa é de uma inovação que ajude a agilizar seus processos e a conquistar (ou reconquistar) o consumidor. Portanto, avalie essa possibilidade.

Reavalie seus horários de atendimento

Será que o seu horário de funcionamento contempla o público que deseja conhecer ou voltar ao seu restaurante? Você pode elaborar ofertas para atender em diferentes momentos do dia e com uma variedade de produtos para cada momento.

Por exemplo, que tal oferecer café da manhã, almoço, lanche e jantar? Você pode testar por um tempo essas ofertas para entender o que funciona melhor, ou mesmo apenas adequar seus horários, estendendo o expediente ou abrindo mais cedo, a fim de encontrar mais pessoas disponíveis para frequentarem seu estabelecimento.

Invista em delivery

Como citamos anteriormente, se você ainda não oferece delivery, já está mais do que na hora de começar! Ou se oferece, mas não dá muita atenção para essa parte, pode começar a prestar mais atenção.

Pense em quantas pessoas chegam em casa cansadas do trabalho e não têm disposição para sair. Mas isso não significa que não desejem degustar um prato saboroso e especial. E a maior vantagem, no caso da entrega, é que você tira a obrigação que o consumidor provavelmente teria de cozinhar.

Crie um valor acessível e invista em boas embalagens para delivery, que mantenham a temperatura e a qualidade do prato. Cadastre-se em plataformas de delivery ou contrate um serviço de entregas que seja de confiança para levar seus pratos com cuidado e aposte que essa será uma ótima forma de aumentar as suas vendas!

Personalize seu atendimento

Se o seu atendimento é que não anda lá essas coisas, investir nesse ponto e personalizá-lo pode ser uma boa forma de acabar com a queda nas suas vendas.

Seguranças, manobristas, recepcionistas, garçons e o pessoal da limpeza estão devidamente uniformizados?

As pessoas que trabalham no atendimento do seu restaurante estão orientadas corretamente sobre como personalizar o atendimento, conhecem técnicas para fazer essa tarefa de maneira que traga resultados e, mais do que isso, estão atualizadas sobre seu negócio e se sentem motivadas para fazer o que fazem?

Responda todas essas perguntas e crie uma lista de ações para engajar sua equipe a realizar um atendimento melhor.

Deixe sua decoração mais aconchegante

Se o seu espaço é que não é tão confortável, bonito ou limpo, nem precisamos dizer que pensar na decoração é urgente, não é? As pessoas não querem apenas pratos saborosos quando vão a um bar ou restaurante, mas querem se sentir bem durante a experiência, em um ambiente que abraça.

Se puder, contrate um profissional de arquitetura ou de design de interiores para entender como seu espaço pode ser mais acolhedor. Se o orçamento estiver curto, pense no que você pode fazer para deixar seu ambiente mais confortável, confira se o espaço entre as mesas é suficiente, o que não está legal na decoração e pode sair, e o que você pode incluir para melhorá-la.

Pergunte a si mesmo se a decoração corresponde ao conceito e ao propósito do seu negócio e aprimore o ambiente de acordo com isso.

Tenha um bom planejamento de marketing

Como lembramos antes, a não ser que o seu negócio já tenha investido em comunicação há tempos atrás e hoje consegue sobreviver do bom e velho boca a boca, é impossível ter sucesso no ramo gastronômico sem divulgação. São inúmeros os negócios que abrem e fecham o tempo todo e a concorrência é muito grande para não buscar se destacar nessa multidão.

Uma boa ideia é investir em uma agência de marketing que faça um planejamento da sua comunicação nas redes sociais onde seus clientes e seu público estão, que é a forma mais barata e imediata de promover a interação da sua marca com os consumidores.

Para ter vendas, é fundamental que sua marca seja lembrada. Se o orçamento também for um problema aqui, estude bastante sobre a melhor forma de alimentar redes sociais para restaurantes para não errar na estratégia.

Pense em promoções e descontos

Por fim, se suas vendas estão em queda, oferecer descontos ou criar uma boa promoção também é um jeito de recuperar seus lucros. Dessa forma, se as pessoas não estão achando seus produtos atrativos, eles podem ficar. Boas ideias de promoções são:

  • Combos que fazem um produto parecer gratuito, como um almoço com a sobremesa pelo preço do almoço. Readeque os preços do cardápio de forma geral e faça os valores serem atrativos aos olhos do consumidor.
  • "Pague 2, leve 3", o que é bem comum para famílias, em que dois adultos compram um prato cada e ganham um prato kids.
  • Compras acima de duas refeições ganham a bebida, como uma garrafa de vinho.
  • Descontos para aniversariantes.
  • Descontos para estudantes ou para grandes grupos - conforme o tipo de público que costuma frequentar ou transitar pela região do seu restaurante.
  • Oferecer um cartão fidelidade.
  • Pensar em "pratos do dia" com bons descontos.
  • Promoções nas redes sociais - compartilhar uma publicação, marcar amigos, etc., a fim de fazer com que mais pessoas reconheçam seu negócio.

Agora que você já conhece as principais causas de queda nas vendas em restaurantes e tem algumas ideias de ações que podem reduzir ou acabar com esse problema no seu negócio, mãos à obra e boas vendas!

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