O valor para abrir uma cafeteria pode variar de R$ 15 mil a R$ 300 mil, em média, dependendo da localização do estabelecimento, dos equipamentos escolhidos e da quantidade de funcionários, por exemplo.
Mas, com os cuidados certos, esse investimento tem tudo para fazer sentido, afinal, o Brasil nunca deixou de aparecer nos rankings dos maiores consumidores de café em todo o mundo!
E, como em um país de apaixonados por um cafézinho, proporcionar uma experiência única, com um bom atendimento e um ambiente personalizado pode ser sinônimo de retenção, este artigo foi escrito do começo ao fim para lhe ajudar.
Confira orientações quentinhas agora mesmo!
Por que investir em cafeteria?
Em 2022, foi registrado um aumento de vendas de todos os tipos de café no Brasil, segundo dados da associação brasileira desta indústria. O registro valeu tanto para a bebida em sua versão tradicional quanto para cápsulas e preparos gourmet, então, parece haver espaço para as vendas, não é?
Dessa forma, se você já decidiu empreender no ramo, comece os cálculos!
Quais os custos envolvidos em uma cafeteria?
Abrir uma cafeteria pequena custa entre R$ 15 mil e R$ 25 mil, enquanto abrir uma cafeteria maior e/ou localizada num bairro mais nobre, com uma estrutura robusta e mais pessoas e equipamentos, exige um investimento que fica entre R$ 80 mil a R$ 300 mil.
Os aspectos que têm impacto no investimento inicial são:
- localização;
- quantidade e qualidade dos utensílios (veja lista completa de equipamentos de cafeteria em outro
- artigo Abrahão!);
- reforma, decoração e outros ajustes estruturais;
- despesas fixas que começam a ser pagas desde o primeiro dia (aluguel, luz, água etc.);
- impostos;
- contratações;
- compra de insumos e controle do estoque;
- marketing e publicidade.
Considerando cada ponto, faça uma pesquisa de mercado seguida por um bom planejamento tático, além disso, não esqueça de analisar quanto dinheiro você tem disponível tanto para aplicar quanto para manter o chamado “capital de giro”, que vai garantir a sustentabilidade do empreendimento no longo prazo.
Que tal começar pequeno(a) para expandir a cafeteria aos poucos?
Inaugurar uma cafeteria menor pode lhe trazer muitos aprendizados em relação à gestão de restaurantes, principalmente se você também estiver na linha de frente, seja atendendo os clientes e preparando as bebidas ou monitorando o trabalho do seu time.
E lugares menores, quando bem decorados e estruturados, trazem até uma sensação de acolhimento para o freguês, que combina perfeitamente com um café quentinho!
No mais, contando com duas ou três pessoas, você já conseguirá atender muito bem a clientela – e obter ter feedbacks preciosos para aplicar se o seu objetivo for lucrar.
Qual o lucro de uma cafeteria?
Tanto cafeterias próprias quanto franqueadas podem chegar a ter entre 15% e 30% de lucratividade, mas, assim como o investimento inicial, essa porcentagem também pode variar.
O lucro muda de acordo com a gestão, a localização, a qualidade dos produtos, a organização dos pedidos e do próprio estoque, o relacionamento com fornecedores e a administração dos custos como um todo, dentre outros fatores.
E o que oferecer numa cafeteria para conseguir lucro?
Preocupe-se com variedades, atendimento do mais alto nível, preços adequados ao mercado e propagandas tão gostosas quanto os cafés. Só para começar…!
Variedades de cafés e outros produtos
São vários os tipos de café que você pode oferecer numa cafeteria: gourmet, espresso, opções geladas etc.. Eles, junto com outros itens complementares, a exemplo do pão de queijo e da fatia de bolo, podem aumentar os lucros por aí.
Experimente também fazer ofertas especiais em datas comemorativas ou criar combos de bebida + comida: seus clientes vão adorar!
Vender opções sem glúten e/ou sem lactose, veganas ou vegetarianas também pode abrir as portas do seu estabelecimento para os públicos que têm uma dieta mais restritiva, tornando-o uma referência em alimentação saudável sem perder o sabor.
Qualidade no atendimento
Ninguém gosta de esperar demais para ser atendido ou de receber um café frio quando deveria estar tomando uma bebida quentinha, certo? Para evitar situações constrangedoras, antes mesmo da inauguração, organize um organograma de funções da cafeteria dentro do seu negócio.
Ofereça treinamentos para os colaboradores também e crie procedimentos operacionais padrões para todos capricharem no atendimento.
Experimente ainda implementar algum tipo de cardápio digital se quiser acelerar os preparos, criar programas de fidelidade personalizados, ajudar o meio ambiente e, de quebra, aumentar o ticket médio da cafeteria.
Preço justo
Antes de bater o martelo no preço dos seus cafés e demais produtos, é ideal pesquisar quanto a concorrência cobra e qual o limite que o seu público-alvo está disposto a gastar em cada item ou a cada vez que decidir consumir numa cafeteria.
Quer cobrar mais? Trazer diferenciais quanto aos grãos, à torra ou até acompanhamentos exclusivos pode facilitar isso. O pagamento será feito em troca da experiência ofertada!
Publicidade adequada
Aquele café quentinho acompanhado de um croissant que faz você salivar pode – e deve – ser compartilhado nas redes sociais, mas existem várias outras ações de marketing para cafeteria que merecem a sua atenção.
Independentemente das que você escolher, apenas lembre-se de fazer fotos profissionais, apostar nos gatilhos que despertam a emoção dos consumidores, ser 100% transparente ao transmitir informações e marcar presença nos mesmos lugares (online e offline) em que o seu público-alvo estiver.
Aproveite as redes sociais, principalmente, para mostrar aos seguidores cada cantinho do seu estabelecimento, seus diferenciais e sua equipe. E não deixe de divulgar endereço, opção delivery, dias e horários de atendimento!
Caso você tenha interesse em se aprofundar sobre margem de lucro de cafeterias, uma dica extra é ler mais conteúdos aqui do blog: é só clicar nas expressões em azul que você encontrou no decorrer da sua leitura!
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