Como planejar a inauguração de um bar: dicas para o sucesso

A inauguração de um bar pode ser definitiva para o sucesso desse estabelecimento pelos próximos anos. Trouxemos um checklist para você acertar em cheio no grande dia, com dicas que você só encontra aqui!

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Planejar inauguração bar

Ter um cronograma planejado nos mínimos detalhes, pensar em como criar expectativa nas pessoas do bairro ou da cidade, formar parcerias e investir em marketing para divulgar data e horário são ótimas estratégias aplicadas no processo de inauguração de um bar.

Tudo isso precisa da sua atenção porque, mais do que apenas abrir as portas do estabelecimento, você quer que as pessoas o conheçam e percebam valor naquilo que está sendo oferecido por ele. Afinal, a primeira impressão é a que fica, né?

Segundo o Mapa de Empresas do governo federal, mais de 200 mil companhias diferentes abriram no ano de 2022. Só para o verão de 2023, o setor de alimentos e bebidas projeta aumento no faturamento de 20%, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Mas será que todos esses estabelecimentos vão sair ganhando porque souberam fazer uma inauguração assertiva e marcante? Vem com a gente que vamos explicar o passo a passo de como abrir um bar de sucesso já no primeiro dia!

Como inaugurar um bar?

A inauguração de qualquer estabelecimento vai muito além de criar um CNPJ. Principalmente para abrir um bar, você precisa escolher um bom local e estudar a concorrência, descobrindo exatamente o que eles fazem e o que você pode fazer de diferente.

Uma boa localização é a primeira chave para o sucesso do seu negócio: escolher um local onde não tenham tantos bares pode ser ótimo, pois você suprirá a necessidade de uma região.

Ou pode ser ruim, pensando que ninguém se estabeleceu por lá por alguma razão, por isso, investigue!

Você também pode aproveitar uma localização que já seja conhecida por ter vários bares e restaurantes e surfar na onda de quem já aparece por lá para incentivar o público a conhecer seu estabelecimento.

Não há certo ou errado, tudo depende do que você quer oferecer para os futuros clientes e da cautela para não tomar nenhuma decisão precipitada.

Além disso, fique de olho no acesso ao seu negócio e analise se:

  • é um lugar difícil de estacionar;
  • passam pessoas a pé pelo local ou apenas de carro;
  • o acesso ao endereço é facilitado por transporte público; e
  • o local, em si, é acessível para pessoas com deficiência, por exemplo.

Quando for visitar os concorrentes, não pense neles como inimigos, mas como possíveis parceiros que podem ensinar muito através dos erros e acertos já vividos. Tenha um olhar atento a como as coisas funcionam e como os clientes se comportam em cada situação.

Não seja invasivo(a), mas entenda quais são as dores e necessidades mais comuns aos consumidores: isso vai ajudar você a criar uma proposta de valor diferenciada para sua empresa e buscar saná-las da melhor forma possível.

E, por falar em proposta de valor, vem cá que vamos explicar exatamente como ela funciona!

Como criar uma proposta de valor para o seu bar?

Tenha em mente o que você quer oferecer e para quem e só então crie a proposta. Seu bar foi pensado para ser um local onde amigos possam se encontrar? Um lugar onde as bebidas são baratas? Ou um espaço mais chique? Responder ao questionamento depende só de você!

Por isso o estudo da concorrência entre restaurantes e bares é tão importante. O que você vai oferecer para as pessoas que nenhum outro bar da região está oferecendo? Por que as pessoas devem ir ao seu estabelecimento e não a outro?

Todas essas definições entram no valor que você quer entregar e ter em mente o público que você quer atingir ajuda muito nesse processo de fazer a proposta, afinal, o que você fizer depois de abrir será pensado no público que vai aproveitar os seus serviços.

Tendo em mente qual vai ser o diferencial do seu bar e quem será atendido lá, entramos na fase de criar uma marca para ele. Confira agora como fazer isso.

Como criar uma marca para o seu bar?

Uma marca e uma logomarca de restaurantes e bares têm que ser – como o nome já diz! – marcantes. Você vai criá-las para serem facilmente lembradas e identificadas. Nós recomendamos, para começar, um nome simples e com um bom significado, de até quatro sílabas.

As cores trarão sentimentos e percepções para as pessoas e entram na lista de aspectos a se analisar nesse momento. Por exemplo, o verde pode remeter à natureza, enquanto o azul representa tranquilidade. O vermelho costuma ser relacionado à fome.

O nome da análise de nuances tanto para uma marca de um bar que vai ser inaugurado quanto para fazer o cardápio se chama "psicologia das cores". Vale pesquisar mais sobre o tema, pensando que a sua marca vai precisar refletir a proposta de valor que você estabeleceu.

Um designer pode ajudar bastante nessa parte, mas nada impede que você explore o universo das paletas por conta própria e tente fazer algo em sites de criação, como o Canva.

Lembre-se de aplicar as cores escolhidas para o espaço físico do bar para criar uma identificação para o consumidor e, quando ele ver a combinação de tons e até mesmo de formas, já saber que é o seu bar.

Quando você tiver tudo isso definido, poderá seguir com o planejamento para o dia da inauguração. Finalmente!

Como planejar a inauguração de um bar?

O seu planejamento pode começar com um checklist de tudo que precisa ser considerado para a abertura. Entre os itens, devem constar:

  • data da inauguração;
  • quantidade estimada de pessoas;
  • criação, divulgação online e entrega de convites; e
  • arrumação do espaço e das mesas.

Acima de tudo, você precisa garantir que seu bar consiga trazer a melhor experiência possível para seus clientes, por isso, é importante que tudo esteja de acordo com o que você e seu estabelecimento acreditam. Lembra da já mencionada "proposta de valor"? Então!

Pensando em tudo isso, elencamos os principais pontos que você deve considerar nesse planejamento.

1.  Escolha e treine sua equipe semanas antes da abertura

Mais do que bons garçons e outros profissionais para caixa, limpeza e cozinha, as pessoas que trabalham com você precisam refletir os valores da sua empresa e estarem dispostas a vestir a camisa da marca.

Daí a necessidade de você fazer entrevistas e testes e começar a escolher esses colaboradores semanas antes da inauguração oficial.

Se você quer que todos sejam recebidos com um sorriso, contrate pessoas com esse perfil. Se deseja que cada funcionário esteja preparado para responder às perguntas, tenha um alinhamento antecipado com eles e por aí vai!

Pode parecer trabalhoso, mas – acredite – é aí que está a diferença que o cliente percebe.

2.  Crie uma linha de produção eficiente

Além de ter uma equipe alinhada, é necessário ter uma linha de produção eficiente para que tudo funcione sem que os funcionários se atrapalhem.

Delegar tarefas específicas para cada membro da equipe é um ótimo começo: cada um ficará responsável por uma etapa do processo e, juntos, eles farão parte de uma sequência de tarefas que funciona para todos e acontece de forma ágil e organizada.

3.  Faça parcerias

Você precisa de funcionários parceiros, mas também de outras pessoas interessadas em criar um vínculo com a sua marca para ajudar na divulgação tanto do bar, propriamente dito, quanto do dia em que ele será inaugurado. Ninguém faz nada sozinho, certo?

Firme parcerias com outros estabelecimentos que podem ajudar a criar brindes e promoções, com fornecedores que ajudem na hora de pagar e que tenham produtos condizentes com a proposta de valor da marca e até com influenciadores, se quiser.

Que tal oferecer desconto para os clientes em um estacionamento que fica perto do seu bar? Ou um convênio com uma loja próxima? Ou, quem sabe, firmar uma baita parceria com produtores locais? São alguns bons exemplos de como trabalhar esse tópico.

4.  Sente-se para pensar com calma sobre o cardápio

Não deixe esse tópico para última hora ou sequer coloque-o em segundo lugar nas suas prioridades! Fazemos um alerta importante quando dizemos que o cardápio requer atenção e cuidado totais, principalmente se você estiver pensando em uma inauguração bem sucedida.

Clientes que vêem um menu bem bonitinho e organizado e que conseguem consumir tudo o que pedem (sem nada em falta) têm mais chances de voltar. Cozinheiros que sabem exatamente o que vão cozinhar trabalham mais felizes. Você, como gestor(a), lucra mais.

Sem contar que um bar que está abrindo e não têm todas as bebidas alcoólicas e não alcoólicas descritas e devidamente apresentadas acaba perdendo credibilidade, né?

Não precisa ser nada muito sofisticado, mas um cardápio simples e gostoso faz toda a diferença na hora do cliente escolher onde vai passar o happy hour.

Feito o cardápio, impresso, transformado em QR Code ou adicionado a tablets que podem ser instalados em cada mesa do estabelecimento, que tal fazer uma "pré-inauguração-teste" entre amigos?

5.  Faça um soft opening

Se estiver em dúvida sobre a eficácia dos passos que você e o seu bar deram até aqui antes da inauguração, uma ótima forma de descobrir pontos que ainda podem melhorar é o chamado "soft opening" – um pré-lançamento, mais simples, para pessoas da sua confiança que podem opinar sobre tudo.

Convide alguns amigos para encherem a casa antes do dia oficial de abertura e coloque todos para trabalhar a todo vapor, como clientes bem exigentes, simulando um dia de pico. Esse será um ótimo exercício até para você buscar feedbacks e primeiras impressões.

Feitos os ajustes possíveis depois desse evento, terá chegado a hora de escolher a tão esperada data de inauguração. Agende-a! Sem esquecer de marcar um horário.

6.  Defina data e horário

Se quiser uma sugestão, evite inaugurar o seu bar no mesmo dia que houver algum outro evento importante na região em que ele fica localizado, na cidade ou, a depender da situação, até mesmo no país.

Pegue como exemplo as datas comemorativas e jogos importantíssimos de times grandes.

Olhe o calendário, pondere todas as possibilidades e pesquise até a previsão do tempo. Depois, escolha abrir pela primeira vez as portas do estabelecimento em um dia e horário que não tenham impeditivos para as pessoas comparecerem ao evento.

Geralmente, inaugurações fora do período comercial e mais perto do fim de semana costumam ser uma boa opção.

7.  Deixe todo mundo ansioso!

No bom sentido, claro! Crie expectativa sobre a chegada de um novo point no pedaço, instigue a curiosidade com publicações nas redes sociais e entrega de propaganda impressa nos arredores, fale sobre a inauguração para quem você encontrar.

O ser humano adora conhecer coisas novas e ter novas experiências, então, não deixe de vender isso.

De nada adianta você seguir exatamente os seis primeiros passos do planejamento e esquecer de gerar expectativa. O negócio não funciona se ninguém souber que você está fazendo isso, não é mesmo? Promova a sua inauguração!

Como promover a inauguração de um bar?

Sites de busca, redes sociais e folders são os melhores promotores da atualidade. Sem contar o boca a boca, que existe desde que o mundo é mundo e não deve perder a sua importância tão cedo!

Sites de busca

Antes mesmo de inaugurar, crie um perfil para a sua empresa no Google Meu Negócio e detalhe todas as informações, conferindo-as mais de uma vez para saber se todas estão corretas.

Com esse perfil, você mostra para o seu cliente, por exemplo, dias e horários de funcionamento do bar.

Além disso, não deixe de cadastrar o estabelecimento nos sites de busca local, como o Facebook Business e Tripadvisor e, caso você tenha feito um soft opening, peça aos amigos que já deixem as primeiras avaliações nessas páginas.

Redes sociais

Outras grandes fontes de atração de clientes são as páginas comerciais criadas nas redes sociais e, principalmente, no Instagram. Elas precisam ter publicações frequentes que envolvam:

  • reforma ou construção do local;
  • pratos e bebidas que serão servidos;
  • dicas para chegar e/ou estacionar;
  • horários e dias de funcionamento;
  • fotos do espaço;
  • curiosidades sobre a história e a equipe;
  • atrações musicais, quando houver;
  • entre outros.

Tudo ajuda na criação da identificação do bar com os clientes, que passam a querer ainda mais um convite para participarem da inauguração.

Para alcançar pessoas fora do seu círculo, você pode fazer uso das famosas hashtags, com temas relacionados ao seu negócio, ou investir em mídia paga e promover um post nas redes sociais para que quem você quer atingir de verdade veja o seu bar.

Sabe quando queremos comprar uma geladeira, procuramos em um lugar específico da web e depois recebemos várias propagandas de geladeiras de diversas lojas diferentes nos nossos perfis? É exatamente isso o que acontece!

Você pode segmentar anúncios online para que só as pessoas que você quer atingir vejam determinada publicação.

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Folders

Apesar de serem uma forma de promoção mais tradicional, folders e cartões ainda são muito efetivos quando o objetivo é espalhar uma mensagem.

Seja colocando na caixinha de correio dos vizinhos, entregando na rua ou colocando em estabelecimentos parceiros, um folder sempre será um ótimo cartão de visita, principalmente se você o atrelar a uma promoção.

Imprima alguns com uma imagem bem chamativa, uma fonte fácil de ler e que diga que, no dia da inauguração, quem comparecer com a propaganda em mãos ganha uma cerveja grátis. Essa é uma ótima forma de incentivar que as pessoas conheçam seu local!

Boca a boca

Por último, o que convence mais as pessoas do que uma propaganda? Uma indicação! Enquanto a primeira alternativa pode acabar soando forçada, a segunda aparece simplesmente no meio de um bate-papo e ganha ainda mais credibilidade quando vem de alguém que conhecemos.

Lembra aqueles amigos que você chamou para experimentarem o seu bar antes da verdadeira inauguração? Incentive-os a espalhar suas experiências positivas.

Enfim, seja no online ou offline, o convite estará feito! Precisa de ajuda para pensar no formato do seu? Não vá embora ainda!

Modelo de convite de inauguração de bar

Faça um texto para divulgar a inauguração do seu bar que informa sobre a presença de convidados ilustres, músicos e cantores ou, quem sabe, youtubers da cidade. Destaque o dia do mês e da semana, além do horário em que a festa começa e seja simpático(a).

Junte esse texto com uma boa foto do novo espaço, mostrando o quanto ele é um bar instagramável e convidativo e você terá o melhor convite possível! Veja um modelo logo aqui embaixo.

Modelo convite inauguração bar

Fique à vontade para acrescentar a história de cerveja de graça ao convite também, se quiser. Quem sabe para os dez primeiros a chegar…

Todo o seu trabalho vai compensar no final e tempos incríveis se aproximam. Enquanto as coisas caminham rumo ao sucesso, leia outros artigos do nosso blog para receber mais dicas e não esqueça de marcar @abrahaoapp nas postagens do grande dia!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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