Quem trabalha no ramo gastronômico precisa dar atenção a três pilares para restaurantes que nunca devem ser esquecidos. Donos de restaurantes que observam essas bases têm maiores chances de ver o negócio crescer e trazer lucros, que são:o serviço, o ambiente e, é claro, a oferta gastronômica.
Obviamente, são muitos os fatores que influenciam qualquer negócio a ter sucesso ou não e, inclusive, podem acontecer imprevistos. Mas ao ter bem estruturados esses três pilares básicos, temos certeza que você já estará mais no caminho de concretizar as suas metas do que o contrário.
Vamos falar mais sobre cada um deles detalhadamente.
1. Oferta gastronômica
Sua comida precisa ter qualidade, dar lucro e também oferecer diferenciais para que o que você serve conquiste os clientes.
Qualidade
É claro que o alimento que chega na mesa do consumidor precisa ter qualidade e ser bem preparado, seguindo normas de cozinha, mas vai além disso: precisa ter um sabor único. A pessoa precisa lembrar da sua marca quando pensa no seu produto. Portanto, tem a ver com a apresentação do prato, aroma e gosto. Crie algo único.
Rentabilidade
Oferecer os melhores pratos pode exigir insumos e profissionais caros. Para conseguir contabilizar tudo isso sem acabar tornando os seus pratos inacessíveis para a maioria, você pode aplicar técnicas como a engenharia de cardápio, sabendo quais itens mais vendem e em que horários, por exemplo, ajustando seu cardápio para aquilo que tem maior saída.
Diferenciais
Por mais que seus clientes amem seus pratos ou você consiga emplacar um prato único conhecido na cidade, é importante nunca deixar de inovar, buscando oferecer diferenciais que tanto seguem tendências da gastronomia quanto atraem novos clientes ou reconquistam os fiéis.
2. O serviço
Para que seu serviço seja apreciado pelos clientes, você deve estar atento a oferecer um atendimento que seja personalizado, manter uma equipe motivada e ter conhecimento total de tudo o que oferece.
Personalização
Veja cada cliente como único. Ao ter essa visão, você pode orientar sua equipe a também ver cada um dessa forma: com suas necessidades e gostos.
Para isso é preciso escutar o que o cliente tem a dizer, analisar, observar, fazer anotações de sugestões e procurar entender o que não está bom, a fim de entregar o que o consumidor deseja. Isso é um atendimento personalizado.
Equipe motivada
Falando na equipe do seu restaurante, é essencial que ela se sinta parte do negócio e motivada a estar fazendo o trabalho que faz. Ninguém desmotivado ou que se sinta desvalorizado vai ter ânimo para prestar um serviço de excelência.
Ofereça treinamentos, oportunidades de crescimento e converse constantemente com seus funcionários sobre o que pode melhorar ou sobre o que ficou ótimo, deixe que eles saibam disso também. Dê feedbacks positivos e negativos, a fim de corrigir falhas e alcançar mais acertos.
Conhecimento
É imprescindível que todo mundo que faz o atendimento ao cliente conheça tudo sobre o serviço prestado. Isso inclui conhecer todos os pratos, como são feitos, de onde vêm os ingredientes, detalhes especiais de cada um. Crie um manual de atendimento.
Seus clientes têm o direito de perguntar o que quiserem e você e sua equipe precisam estar prontos para responder tudo e também para conseguir oferecer aquilo que fique o mais próximo ou exatamente como o cliente deseja. Isso porque o conhecimento tem ligação direta com a personalização do atendimento.
3. O ambiente
Nosso último pilar tem a ver principalmente com o conforto que o cliente sente ao estar no seu restaurante, mas também é sobre serviços extras que complementam esse conforto e o quão autêntico o seu ambiente é. As pessoas costumam querer voltar em locais que não se parecem com nenhum outro.
Conforto
Pergunte-se o quão confortável o seu restaurante é. O espaço entre as mesas é suficiente? Você oferece um banheiro completo e higienizado? Estacionamento? Um espaço kids para as crianças? Um local de espera confortável para dias movimentados? Cafezinho de cortesia?
Enfim, pense em tudo que você pode oferecer para deixar seu consumidor sentindo bem-estar e com vontade de voltar.
Serviços extras
Agregue ainda mais valor ao seu ambiente. Pense nos cinco sentidos do seu cliente:
- Audição: música ao vivo, música ambiente agradável, sem barulhos altos demais ou mesas tão próximas a ponto de se ouvir a conversa de outros clientes.
- Visão: televisão para acompanhar jogos esportivos, obras de arte para serem apreciadas ou um ambiente externo que atrai o consumidor ainda antes que entre no restaurante.
- Tato: utensílios fáceis de manusear, guardanapos com desenhos em relevo, conferindo sofisticação; ou embalagens, se existirem, práticas de abrir.
- Olfato: seus pratos cumprem parte desse papel, mas seu ambiente pode ter algum aroma específico e seu banheiro pode ter um cheiro “de lavanda”.
- Paladar: aí é por conta dos pratos e não se trata de um serviço extra, mas você pode sempre buscar inovar, inclusive nos sabores que oferece.
Autenticidade
Por fim, será que seu restaurante é só mais um no meio de milhares de outros? Ou quando as pessoas pensam no seu ambiente conseguem associá-lo a um lugar único, para o qual gostam de voltar porque existe uma decoração que só você tem?
Pequenos detalhes podem trazer grandes resultados para as vendas. Não deixe a decoração do seu restaurante em segundo plano, pois ela tem um grande peso na percepção do seu cliente.
O que fazer para ter um restaurante de sucesso
Como acabamos de ver, os pilares essenciais de restaurantes que almejam o sucesso é focar no que é servido, como é servido e onde:
- A oferta gastronômica: sua variedade de pratos e sabores, o que efetivamente vai entregar para as pessoas consumirem. É o que você serve.
- O serviço: de que maneira oferece esses pratos, desde como atrai os clientes para os produtos servidos até como os apresenta, oferece e retira os pratos. É como você serve.
- O ambiente: tudo que faz parte do entorno da experiência gastronômica do cliente, a decoração, os sons, a música, os aromas, o espaço confortável, se tem estacionamento ou banheiro com todas as funcionalidades que o consumidor precisa. É onde você serve.
Agora que você já sabe que os pilares de um restaurante estão ligados ao produto que você oferece, ao seu serviço e ao ambiente, comece hoje mesmo a traçar novas estratégias para levar seu negócio ao topo!
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