O que um restaurante precisa ter para ser bom?

O setor de food service já mostrou ótimos indicadores de retomada após a pandemia. Fique por dentro de tudo o que torna um restaurante bom aos olhos do consumidor e saiba como melhor aproveitar essa onda.

Compartilhe

O que o restaurante precisa ter para ser bom

Gerir um restaurante de sucesso é o grande projeto de muitos empreendedores, o que leva gestores a buscarem a receita equilibrada de tudo o que torna um restaurante bom aos olhos do público.

Marcelo Fernandes, premiado proprietário de uma bem sucedida e diversificada rede de restaurantes na capital paulista, em entrevista à revista Exame, apontou três pilares fundamentais para dominar esse ramo: ambiente, atendimento e cardápio excepcionais.

Apesar de concorrido, o setor de food service já mostrou, em 2022, uma retomada promissora dos principais indicadores, como a participação do segmento nas vendas da indústria de alimentos e bebidas crescendo cerca de 26% em 2021 contra uma queda de 24% em 2020, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

Para ajudar você a aproveitar melhor esse aguardado reaquecimento do mercado, preparamos um guia completo com as melhores dicas para restaurantes, visando elevar o nível da sua gestão, cativar clientes e conquistar seu lugar como estabelecimento de referência na opinião dos consumidores. Confira!

9 características de um restaurante de sucesso

Segundo especialistas em gestão de restaurantes, além de apresentar bons pratos, os melhores estabelecimentos reúnem características específicas que devem ser cultivadas e constantemente observadas para entregar um serviço de qualidade ao seu público. Veja quais são!

1.  Conte com uma boa localização

Um dos principais pontos fortes de um restaurante, que deve ser avaliado desde o planejamento inicial do empreendimento, é a localização, item que compete com o plano de negócios em grau de importância no sucesso inicial do projeto.

Para acertar nesse quesito, é necessária uma boa pesquisa prévia sobre os possíveis locais de abertura do seu empreendimento.

Além dos valores de compra ou aluguel e do estado de conservação do imóvel, é preciso considerar outros itens que afetam a impressão do consumidor sobre sua marca e até mesmo influenciam na conquista de novos clientes.

Atenção aos fatores que devem ser observados:

  • disponibilidade de vagas na rua ou de espaço para estacionamento;
  • presença de lojas, universidades, escritórios corporativos ou outros estabelecimentos que influenciam na circulação de pessoas no entorno do seu restaurante;
  • informações sobre a segurança da região escolhida; e
  • mapeamento de possíveis concorrentes.

Além desses pontos, você deve contar com um espaço interno de qualidade como diferencial do seu negócio.

2.  Invista na estrutura

Nós sabemos que um cliente procura comida de qualidade por um preço justo em um restaurante, mas é ainda mais satisfatório realizar suas refeições em um ambiente aconchegante, confortável, limpo e bem organizado.

Pode não parecer, mas itens como o acabamento dos móveis, a iluminação, a climatização e a decoração do ambiente são aliados para conquistar o público, cativando-o através de outros sentidos além do paladar.

Também é muito importante dispor de banheiros discretos e higienizados regularmente, de acordo com o fluxo de clientes do restaurante, informação essencial para orientar também outras questões, como o espaço entre as mesas do local.

Além de dar mais comodidade aos clientes, planejar o espaço facilita a circulação dos garçons e demais membros da sua equipe. E por falar neles, vale frisar a relevância da motivação e do treinamento constante para cada colaborador.

3.  Capacite seus colaboradores

Desde a cozinha até a manutenção e limpeza, passando pelos garçons e gestores, o time deve estar coeso e alinhado com os valores que você quer transmitir ao cliente. Cursos de capacitação são investimentos em que o retorno é um cliente satisfeito que vai desejar voltar ao espaço, além de recomendá-lo aos amigos.

Seu pessoal deve estar preparado para atender as demandas dos clientes, conhecer bem os pratos da casa, atuando com agilidade e atenção aos detalhes. Também é importante treinar a equipe para mediar eventuais conflitos e para saber lidar com críticas negativas e aprender com elas.

4.  Não deixe um talento escapar

Nesse meio, é muito comum a rotatividade de colaboradores devido à falta de flexibilidade de horários e turnos de finais de semana, o que leva o administrador a ter que lidar com novas contratações com frequência.

A energia de quem está começando é importante, mas vale a pena investir em planos de carreira na lealdade daquele colaborador que se destaca dentre os demais. A sugestão de Marcelo Fernandes é oferecer alguma participação na administração e nos lucros do empreendimento.

5.  Capriche no atendimento ao cliente

Em um restaurante, cada setor é essencial, mas tenha um foco especial nos colaboradores que estão na linha de frente, em contato direto com o cliente. O bom atendimento é um dos fatores mais relevantes para trazer o consumidor de volta ao seu espaço.

É preciso contar com profissionais que tenham experiência em atendimento ao público, especialmente com sensibilidade para ler o ambiente, que atendam com agilidade, carisma e cordialidade.

6.  Priorize o atendimento personalizado

A padronização no atendimento pode ser uma ferramenta muito útil para manter o nível do serviço dentro das suas expectativas, mas oriente seu time a se adaptar sempre que possível para oferecer um atendimento personalizado ao cliente.

O objetivo é tornar a experiência mais exclusiva e prazerosa para o seu público e, para isso, ter uma equipe estável, coesa e com razoável tempo de casa resulta num diferencial marcante em um setor tão competitivo.

7.  Especialize-se em um nicho

Por falar em competitividade, um dos caminhos para o sucesso no segmento é encontrar um nicho e se especializar. É ideal orientar seu empreendimento para um nicho desde o início, mas, como o setor de food service é um dos mais diversificados, não tenha medo de se reinventar, esteja atento às novidades e ao que seu público está procurando.

Além disso, trabalhar com uma linha variada de produtos pode interferir na qualidade de cada prato, enquanto optar por um cardápio mais específico facilita o processo de padronização das operações do restaurante, evitando desperdícios e acelerando a entrega dos pratos.

8.  Tenha um produto de destaque

Via de regra, quem decide o prato de destaque é o cliente. Dentre as opções do seu cardápio, provavelmente haverá uma opção que é a mais pedida pelo público.

Saiba identificar qual é esse prato e aproveite para direcionar as campanhas de marketing do restaurante usando essa preferência ao seu favor.

9.  Cumpra rigorosamente as normas sanitárias e de segurança

Essa é a regra de ouro e vale para todos os estabelecimentos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determina padrões rígidos de controle sanitário, visando garantir a segurança alimentar e a saúde dos clientes.

Observe cuidadosamente as normas técnicas da Resolução 216/2004, que determina as práticas adequadas para o serviço de alimentação, bem como as demais orientações legais do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura do município.

Além de essencial para conseguir liberação para prestar o serviço, a atenção ao contido na resolução ajuda a prevenir sanções administrativas, contaminação do estoque de alimentos e o principal: a perda de clientes, seja por intoxicação alimentar ou pela simples constatação de irregularidades, o que pode levar o seu negócio a fechar as portas.

Se conseguir reunir essas características principais, você já está no caminho certo. O status de bom restaurante é uma grande realização, mas é totalmente compreensível sua vontade de se destacar ainda mais. Por isso, vamos deixar cinco ideias extras para elevar o nível do seu empreendimento. Continue com a gente!

Ideias para restaurantes se destacarem da concorrência

Um bom gestor sabe que o segredo para atingir a excelência está nos detalhes, e os itens abaixo podem ser a chave para seu empreendimento se destacar dos demais. Confira!

Diversifique os meios de pagamento

Trabalhe com mais de uma operadora de cartão e implemente desde já o pagamento por meios digitais como Pix, PicPay e WhatsApp Payments no seu estabelecimento. Esse é um diferencial prático que vai agradar bastante a sua clientela.

Cuide bem de seus colaboradores

Para além de recompensas financeiras já citadas, reconheça o esforço individual e coletivo da sua equipe e se esforce para conhecer e acolher suas peculiaridades, criando uma boa atmosfera de trabalho que refletirá no atendimento ao público.

Trabalhe nos finais de semana

Se a meta é ser o restaurante preferido do seu cliente, esteja pronto para recebê-lo no seu dia de lazer com a família e amigos. Ajuste a rotina da equipe para descansar em dias de semana.

Invista em marketing digital

Alie o marketing tradicional aos modelos de marketing digital. Marque presença nas redes sociais do momento como o Instagram e o Tiktok, alcançando um público ainda maior, ampliando as chances de conquistar novos clientes.

Faça a manutenção preventiva dos equipamentos

As manutenções preventivas programadas são necessárias não apenas para evitar gastos extras, mas também para garantir o funcionamento pleno do seu restaurante e a entrega de cada opção do cardápio com qualidade e prontidão.

Anotou tudo? Agora é hora de pôr a mão na massa. Aproveite bem as nossas dicas e sinta-se à vontade para acrescentar outras e compartilhar suas experiências nos comentários abaixo.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais