O modelo à la carte é, sem dúvidas, um dos segmentos de maior importância entre os restaurantes.
O menu variado com opções exclusivas e sazonais aliado a uma refeição preparada assim que o cliente faz o pedido são características que conquistam a preferência de qualquer consumidor.
Porém, essas características só agregam valor se o serviço for entregue com qualidade. Quer saber como atingir essa qualidade e se tornar referência no ramo? Confira!
O que é restaurante à la carte
A expressão “à la carte” vem do francês e seu significado é “como está no cardápio” ou seja, o cliente pede um item do cardápio e a cozinha realiza o preparo na hora, garantindo um alimento sempre fresquinho, quente e saboroso.
Nesse modelo, não existe nada pronto, como é o caso de restaurantes que servem no modelo buffet.
Esse conceito se diferencia por oferecer um cardápio mais variado de pratos e bebidas, permitindo ao cliente uma maior personalização na hora de escolher a sua refeição. Essa variedade de escolhas agrega também qualidade e elegância ao restaurante.
Se você pretende oferecer um serviço à la carte de excelência, é muito importante conhecer as características desse modelo, bem como quais são os pontos importantes para seu sucesso. Vamos aos detalhes?
Como funciona o modelo de serviço à la carte
No geral, os cardápios de um estabelecimento à la carte são divididos nas seguintes categorias:
- Entradas
- Pratos principais
- Acompanhamentos
- Sobremesas
É claro que uma boa refeição só fica completa com uma bebida gelada e, por esse motivo, é importante incluir no menu uma variedade de bebidas como sucos e refrigerantes, além de drinks com ou sem álcool.
O seu cliente escolhe entre porções individuais de cada categoria, podendo pedir apenas prato principal e acompanhamento, por exemplo. O pedido é então informado para a cozinha, que faz o preparo.
Mas não confunda o modelo à la carte com o de pratos executivos, ok?
Qual a diferença entre à la carte e prato executivo
A principal diferença entre os dois serviços é a variedade de opções. Enquanto no à la carte você pode escolher vários pratos para a sua refeição, no prato executivo, o seu pedido é uma refeição completa e predefinida pelo restaurante, limitando as suas escolhas.
O restaurante pode oferecer um menu com opções de pratos executivos que variam diariamente, mas não terá o mesmo nível de personalização de um serviço à la carte.
Como servir à la carte
O processo operacional de um restaurante à la carte exige uma rotina diária de preparação e cuidado.
Para que você nunca tenha que dizer a um freguês “Este prato não está disponível no momento”, confira os pontos essenciais de operação para servir à la carte no seu restaurante!
1. Faça mudanças na elaboração do cardápio
O cardápio precisa ser elaborado com antecedência, pois isso possibilita ao chef adquirir os ingredientes necessários, solicitar a compra de equipamentos ou organizar as funções da equipe de cozinha, garantindo que tudo esteja organizado na hora de preparar os pedidos.
2. Planeje bem a compra dos insumos
Você já comeu em um restaurante em que a comida não tinha gosto de nada? Provavelmente, os ingredientes não eram tão frescos assim.
É importante elaborar uma lista com ingredientes que devem ser comprados diariamente, como verduras e legumes, e os que podem ser comprados num intervalo maior, como carnes, massas e grãos.
3. Faça um controle de estoque regularmente
Ao final de cada expediente, cabe à equipe de cozinha verificar nas geladeiras o que está no fim, o que está sobrando e o que está estragando. Num restaurante perfeito, nunca falta nada e nada vai para o lixo.
4. Faça uma análise de consumo no seu restaurante
Saber qual é a preferência dos seus clientes vai ajudar a otimizar processos na sua cozinha, evitar desperdício e agilizar o trabalho.
Se um prato faz muito mais sucesso que outro, faz sentido manter sempre um estoque maior de ingredientes que são usados no seu preparo. Por outro lado, se tem algum item no cardápio que raramente é pedido, pode valer a pena remover ele do cardápio.
Isso evita que sejam adquiridos ingredientes desnecessários e abre espaço para novas receitas que podem ser sucesso de vendas.
5. Realize a limpeza e manutenção de equipamentos
A cozinha é o coração do restaurante e, para que ele bata em um ritmo saudável, é necessário fazer exames de rotina.
A equipe precisa ser responsável por manter o freezers, fogões, fornos e todos os utensílios sempre bem limpos.
Ela precisa estar atenta também ao desempenho desses equipamentos. O que acontece se o freezer não está gelando corretamente ou se o forno não está atingindo a temperatura correta?
O time deve informar o gestor, que precisa procurar uma assistência especializada para resolver o problema. Identificar esse tipo de problema com antecedência evita que ele (e a conta da manutenção) cresça.
Como montar um restaurante à la carte?
Também existem outros fatores mais gerais que influenciam diretamente no sucesso do restaurante. O empreendedor que planeja abrir um negócio nesse ramo precisa levar em conta:
- localização
- público-alvo
- equipe; e
- variedade do cardápio
Confira cada um desses detalhes e anote as dicas que vêm a seguir!
Pense na localização e público-alvo
Escolher corretamente a localização do empreendimento é uma das primeiras decisões a serem tomadas para quem vai abrir um restaurante que ofereça esse tipo de serviço.
Se o foco será servir pratos mais simples, visando atingir um público-alvo mais popular, o estabelecimento precisa estar situado em uma região com grande fluxo de pessoas, como próximo a centros comerciais ou estações de transporte público como metrô ou terminais rodoviários.
Para atrair clientes com um poder aquisitivo maior, oferecendo um cardápio mais refinado, o restaurante precisa estar localizado em bairros nobres, próximo a centros empresariais e vias de grande visibilidade.
Contrate uma boa equipe
A equipe de colaboradores é parte fundamental no funcionamento de qualquer negócio, mas principalmente em um restaurante, afinal, o time fica responsável por coisas como:
- limpeza do ambiente;
- cuidado no preparo dos alimentos; e
- qualidade e agilidade no atendimento.
Lembrando que esses também costumam ser alguns dos principais pontos pelos quais o freguês vai avaliar seu estabelecimento.
Ter uma equipe bem treinada e motivada, capaz de atender os consumidores de maneira agradável e entregar os pedidos sem cometer erros com certeza será fundamental para a fidelização de clientes.
Pense na variedade do cardápio
Este é o grande diferencial do modelo à la carte. Para atender a expectativa dos consumidores, o cardápio precisa ter uma estrutura organizada, oferecendo pratos que complementam uns aos outros.
O menu em si precisa ter descrições precisas de cada prato e seus ingredientes e fotos profissionais ajudam a abrir o apetite do cliente, além de facilitar a escolha do pedido.
Nesse quesito, um cardápio digital pode ajudar um restaurante à la carte, oferecendo fotos em melhor resolução para o freguês ao mesmo tempo que permite ao gestor analisar as preferências da clientela e adicionar ou colocar itens no menu a qualquer hora, seja por falta de insumos ou por querer testar um prato novo.
Também é possível oferecer pratos sazonais, que podem ser inseridos no cardápio de acordo com a disponibilidade dos ingredientes em certas épocas do ano.
3 maiores vantagens de servir à la carte
Proporciona uma experiência gastronômica única para o cliente
A personalização e exclusividade proporcionam a cada cliente uma experiência gastronômica especial. Ter um menu especializado em receitas regionais ou focado em culinária de outros países pode agregar ainda mais valor ao seu restaurante.
É mais econômico para o seu restaurante
Como cada insumo é utilizado de acordo com as demandas do cliente, isso permite que a cozinha faça um uso otimizado desses insumos, reduzindo o desperdício de alimentos e economizando nas compras dos ingredientes.
Todo esse processo também pode ser otimizado se você possui cardápio digital no seu restaurante, já que essa ferramenta costuma fornecer relatórios de quais itens saem mais e permite que você se planeje melhor na hora de renovar o estoque.
Garante maior facilidade no preparo dos pedidos
Com a ficha técnica de preparação de cada prato do seu cardápio disponível para a equipe do chef, o preparo fica mais fácil para colaboradores que trabalham na cozinha. Esse fator influencia diretamente na redução do tempo de espera desde o momento que o freguês realiza o pedido e a comida é servida na mesa.
Sem dúvidas, esse é o modelo de negócio que pode levar seu restaurante a um status de excelência. Uma boa administração, com uma equipe bem treinada, utilizando sempre bons ingredientes são o tripé de todo bom restaurante à la carte.
Desejamos sucesso nessa jornada!
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