Todo gestor que busca estabelecer metas deve, antes de tudo, pensar em objetivos que sejam realistas e possíveis de serem alcançados. Por isso, comece a estabelecer metas colocando prazos, definindo meios para atingi-las e compartilhando as tarefas com sua equipe para atingir os resultados tão desejados de forma mais rápida.
E não pense que, uma vez estabelecidas as metas, você poderá esquecer elas no fundo de uma gaveta. Os objetivos existem para que toda a equipe trabalhe para alcançar um resultado em comum e, uma vez que a missão for cumprida com sucesso, o gestor deve buscar os próximos desafios e criar mais metas para manter o time sempre em movimento e motivado em busca de algo maior.
Se você já está ciente de que seu negócio precisa de metas para ir para frente, isso já é meio caminho andado. Por sorte, você pode contar com as nossas dicas de quem é especialista no assunto para ajudá-lo a definir trajetórias cada vez mais realistas para o seu restaurante. Vamos juntos?
Quais os objetivos das metas em um restaurante?
As metas em um restaurante servem para direcionar o negócio a um crescimento saudável e organizado, estabelecendo passos realistas para que o local se desenvolva sem riscos e com maiores chances de sucesso.
Enquanto gestor, você deve estar sempre atento às novidades do mercado, até porque ninguém gosta de ficar para trás, não é mesmo? Por isso, você pode estabelecer metas com alguns objetivos em mente:
- Estar sempre na frente da concorrência
- Aumentar o ticket médio do seu restaurante
- Melhorar os resultados por mesa
- Enfrentar possíveis períodos de crise
- Reduzir custos operacionais
Uma das metodologias que pode ajudar você a cumprir essa missão com excelência é a análise SMART. Vamos falar um pouco mais dela junto com outras ideias de metas para restaurantes que você confere a seguir.
Como fazer a implantação de metas em restaurantes
Se você já sabe que precisa estabelecer objetivos para que a operação do seu restaurante possa deslanchar, mas ainda não pensou no assunto, é hora de pegar um papel e uma caneta para anotar as dicas que preparamos para ajudar você a alavancar as suas vendas e transformar seu negócio em um sucesso de vez. Confira!
1. Use o método SMART para restaurantes
De nada adianta estabelecer objetivos a serem alcançados se eles forem muito genéricos ou até mesmo impossíveis de realizar.
É nesse momento que uma análise SMART pode ajudar. Esse sistema consiste em estabelecer metas realistas baseadas em pautas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.
Vamos a um exemplo prático. Estabelecer um objetivo do tipo "vender mais pizzas" é algo mais difícil de atingir e de criar planos de ação do que quando você mentaliza que quer "vender cinco pizzas margherita por noite".
O segundo exemplo trata de um objetivo específico: você não quer vender qualquer sabor de pizza, mas um determinado sabor e por isso já sabe que deverá tomar ações que alavanquem a venda desse determinado produto no seu restaurante.
Para além disso, você sabe quantas pizzas do sabor margherita deve vender, o que é um objetivo mensurável e que você pode atingir. Delimitar uma quantidade é um bom passo para incentivar sua equipe a cumprir com as metas.
Se você tem um bom pizzaiolo, bons ingredientes e um produto de qualidade, também podemos contar com o fato de que seu objetivo é, sim, atingível. Mais um ponto para você, que não vai se frustrar estabelecendo metas que não podem ser alcançadas.
Levando em consideração que a meta do nosso exemplo é algo que vai trazer mais dinheiro ao caixa do seu restaurante, podemos também chegar à conclusão de que esse é um objetivo relevante, já que ele contribui, de fato, com o crescimento do seu negócio.
O último passo da análise SMART é o que tende a motivar a sua equipe. Em vez de "deixar no ar" em quanto tempo você pretende cumprir uma meta, delimite um espaço de tempo para que ela aconteça. No nosso exemplo ideal, cinco pizzas margherita devem ser vendidas em um intervalo de uma jornada de trabalho.
Bem mais fácil atingir os objetivos quando eles estão delimitados dessa forma, não é mesmo? Agora, é hora de observar em quais áreas você consegue criar suas metas mais específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.
2. Crie metas com base em indicadores de desempenho
Seus objetivos precisam estar pautados em alguma fundamentação, e nada melhor do que observar os relatórios de vendas, fluxo de caixa e todos os outros indicadores de desempenho do seu restaurante para fazer planejamentos como esse.
Você pode observar os seguintes indicadores no seu dia a dia e estabelecer metas com base neles:
Número de vendas por mesa
Analise quantos pedidos os seus clientes costumam fazer, seja individualmente ou em grupo e estabeleça métricas para melhorar essa quantidade.
Custos operacionais
Você tem gastado mais com folha de pagamento do que deveria? Ou está precisando de mais mão de obra para dar conta do recado? Tudo isso pode ser observado, inclusive de acordo com o nosso próximo indicador.
Feedback dos clientes
O que os consumidores têm dito sobre o serviço, a qualidade dos pratos e o ambiente do seu restaurante? Esse pode ser um dos indicadores mais importantes para se levar em consideração se você pretende que seu negócio cresça e venda mais.
Vendas por atendente
Analisar quais os colaboradores que mais vendem na sua equipe também é uma forma de estabelecer metas para valorizar esses profissionais e reter talentos. Um funcionário que vende bem é alguém que certamente tem muito a colaborar com o seu restaurante.
Engenharia do cardápio
Esse conceito já deveria estar bem implementado no seu restaurante e, se você ainda não conhece a tecnologia da engenharia do cardápio, pode ser um sinal de que você está perdendo vendas! Basicamente, esse recurso consiste em organizar seu cardápio de modo que você dê destaque aos pratos mais rentáveis do seu menu ao mesmo tempo em que instiga o cliente a pedir mais combinações e consumir mais.
Ufa! Já são alguns pontos que podem indicar por onde você pode começar a avaliar a distribuição de metas, não é? Mas, calma! Você não precisa fazer tudo isso sozinho.
3. Conte com a sua equipe para ir atrás dos objetivos do restaurante
Ninguém chega a lugar algum sozinho, ainda mais quando falamos de negócios. Por isso, é imprescindível que você alinhe as novas metas com a sua equipe.
Inclusive, uma boa ideia é abrir espaço para sugestões e incluir seus funcionários nesse processo, já que, muito provavelmente, são eles quem deverão colocar a mão na massa para realizar boa parte dos objetivos.
Para isso, você deve se preocupar em ter uma equipe capacitada e bem treinada regularmente para que toda a expertise do time reflita no aumento das vendas e na melhoria da operação em todas as áreas do seu negócio.
Uma boa ideia é observar o organograma do seu restaurante e delegar tarefas e metas a serem cumpridas por setor. Vale até mesmo oferecer uma recompensa para quem tanto ajuda seu negócio a crescer.
4. Estabeleça objetivos para lucrar mais enquanto diminui suas despesas
Pode ser que a sua meta maior seja expandir o local ou a operação do seu restaurante, mas, para isso, você precisa ganhar dinheiro.
A boa notícia é que você pode incluir, entre suas metas do restaurante, diminuir custos, seja com a equipe de salão, com fornecedores ou com desperdício de comida no fim do dia.
Alguns fatores que podem fazer com que você lucre mais e gaste menos envolvem:
- Controle de estoque: organizar os produtos por ordem de vencimento e impedir que alimentos bons tenham que ser jogados fora é uma forma de economizar com os insumos.
- Negociações com fornecedores: negociar prazos e descontos pode ser um negócio inteligente para quem quer lucrar mais aumentando a operação ao mesmo tempo em que cria uma relação comercial duradoura com bons fornecedores.
- Tecnologia para restaurantes: um bom sistema para gestão de restaurantes ou um cardápio digital já são fatores que contribuem para que você tenha análises mais precisas das suas vendas e também do seu fluxo de caixa e possa estabelecer metas para aumentar o ticket médio sem perder dinheiro.
E, falando em vendas, é hora de pensar em como realmente trazer mais dinheiro para o seu caixa!
Como estabelecer metas de vendas para restaurantes
São várias as formas que você pode estabelecer esse tipo de objetivo para você e para sua equipe, mas lembre-se que o mais importante é delimitar metas realistas e que possam ser cumpridas, principalmente especificando como e quando elas devem ser alcançadas.
Confira mais dicas de como fazer as metas se tornarem realidade nas vendas do seu restaurante, deixando seu fluxo de caixa sempre positivo.
Estipule uma data-limite para que a meta seja atingida
Colocar um prazo para que um objetivo seja alcançado não significa também desesperar sua equipe para correr atrás de prejuízos, viu?
Essa é só uma garantia para que ninguém fique acomodado e realmente vá atrás de realizar os novos marcos para o estabelecimento.
Uma boa ideia é estabelecer etapas antes do resultado final. Pequenas metas a serem batidas podem motivar a equipe e mostrar que o resultado tão esperado nunca esteve tão perto.
Se sua meta é vender 10 combos promocionais por noite, crie pequenos marcos como a venda do primeiro, terceiro e quinto combos para motivar seu time. Oferecer algum benefício ou bônus por esses pequenos passos também é uma forma de cativar sua equipe a oferecer sempre o melhor em prol de bater as metas.
Ofereça recompensas aos melhores vendedores
Uma equipe financeiramente motivada é uma equipe que trabalha melhor. Seu funcionário certamente ficará bem mais animado em vender mais se ele também for melhor recompensado por isso.
Se a recompensa financeira não for possível nesse momento, pense em oferecer períodos de folga, vouchers de consumo no seu estabelecimento ou até mesmo um presente pensado especificamente para o seu colaborador. Até mesmo considerá-lo para uma promoção é uma boa forma de recompensar o ouro da casa.
Esteja sempre atento ao estoque e ao fluxo de caixa
Para bater uma meta de vendas, você deve se certificar de que tem os insumos necessários para atender a todos os pedidos, certo?
Por isso, na hora de planejar quais são os objetivos do restaurante, certifique-se de que você tem em mãos tudo o que é necessário para que a meta seja batida.
Para além disso, lembre-se de fazer sempre o controle do seu caixa para verificar se as metas escolhidas estão dando resultado. De nada adianta estabelecer um objetivo que não seja relevante para o seu negócio ou não o leve a lugar algum, já que isso seria apenas uma grande perda de tempo.
Mas é claro que, se você tomou notas até aqui e prestou bastante atenção no nosso passo a passo, você já tem em mãos tudo o que precisa para estabelecer metas de sucesso para o seu restaurante.
Ainda precisa de um empurrãozinho para criar metas para o seu restaurante? Preparamos um checklist de metas baseadas nas métricas SMART que podem ajudar você a estabelecer objetivos realistas para cada setor do seu restaurante. Confira!
Exemplo de lista de metas para restaurante
Na cozinha
Otimizar tempo de preparo em até 30 minutos todos os dias.
Organizar o mise en place em até uma hora antes do início das operações.
Reduzir o desperdício de insumos em até 30% no fim do período de um mês (aqui, você pode usar os marcos graduais de 5%, 10% e 15% também).
No salão
Aumentar o número de pedidos por mesa no período de um mês.
Agilizar, em até seis meses, o atendimento em até 25% para reduzir o tempo de consumação por mesa.
Vender mais acompanhamentos e bebidas em um mês.
Meta de um acompanhamento ou bebida por pessoa na mesa.
No marketing
Responder todas as mensagens recebidas através de mídias do restaurante em até duas horas depois do horário de abertura do restaurante.
Prospectar pelo menos cinco novos clientes toda semana.
Reduzir investimento em marketing pago e aumentar a interação do tráfego orgânico em um período de até seis meses.
No financeiro
Aumentar o ticket médio em até 40% em um período de seis meses.
Reduzir custos operacionais em 50% em até um semestre.
Diminuir custos ou prolongar prazos de pagamento com fornecedores em até dois meses.
Todos os prazos e métricas na lista acima podem - e devem - ser adaptados à realidade do seu restaurante, mas não esqueça de especificar o tempo em que quer atingi-los e também de reavaliar suas metas periodicamente. Agora, é só colocar a mão na massa (literalmente!). Boas vendas!
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