Se você tem ou pretende ter uma cafeteria, com certeza precisa servir um cafezinho perfeito, pois este é o principal serviço oferecido pelo seu negócio e que dá nome a ele.
Além de ter um ótimo barista, que entenda dos tipos de grãos, de cafés, temperatura, pressão, entre outras necessidades, é imprescindível ter uma boa máquina de café profissional para cafeteria.
As máquinas de café são grandes equipamentos que prepararão a bebida desde a torra até chegar na xícara que será servida ao cliente.
Para que seja possível realizar um serviço completo com agilidade e ter capacidade de suprir o que a sua empresa precisa, é necessário saber escolher o equipamento ideal.
Preparamos algumas dicas que vão ajudá-lo nesta missão. Vamos lá!
Quanto espaço sua cafeteria tem para a máquina de café?
A máquina de cafeteria pode ser um item de venda, ela deve fazer parte de todo ambiente e ainda ser destaque. Mesmo com uma cafeteria charmosa, o equipamento completo que serve a principal bebida do seu negócio, vai chamar atenção.
Reserve um espaço visível para a máquina de café, ela será como uma vitrine para mostrar aos clientes, até mesmo os leigos no assunto, que você pode oferecer uma grande variedade de cafés com qualidade.
Quem e em qual volume irá consumir o café?
Pela dimensão da sua cafeteria e pelo fluxo de pessoas nos negócios dos arredores, você consegue ter uma base de quantos consumidores irão frequentar o ambiente e quantas xícaras por minuto a sua cafeteira precisa dar conta.
Para os casos de cafeterias - pequenas e grandes - hotéis e padarias, temos um conselho: a cafeteira profissional é a ideal. Isso porque o cliente vai até este ambiente procurando uma bebida diferenciada, mais sofisticada.
Outros negócios que atendem poucas xícaras diárias, uma máquina semiprofissional deve ser o suficiente para suprir a necessidade básica.
Quem irá preparar o café?
Você precisa ter pessoas de confiança que tenham preparo ou experiência - ou ambos - para manusear a máquina de café. Não somente pelo seu valor, mas para saber servir um bom café.
É muito importante ter uma ou mais pessoas, dependendo do tamanho da sua cafeteria, totalmente responsável pela máquina de café. Isso significa que são eles que irão preparar a bebida e realizar a limpeza e manutenção da máquina.
Essas pessoas vão aos poucos construir habilidades com o equipamento e saberão lidar melhor diante das necessidades da máquina e dos suprimentos da empresa.
Quanto mais especialista for o seu barista, maior será a qualidade da bebida servida e da durabilidade da sua máquina, pois estará em boas mãos.
Quanto você pode investir?
Agora que você reconheceu o espaço, o volume de consumo e também o barista, chegou a hora de pensar no quanto você vai investir.
Máquinas de café para cafeterias, semiprofissionais ou profissionais, costumam possuir um preço mais elevado, porém, são completas. Lembre-se que estes equipamentos são de longa duração, você os terá por anos na sua empresa.
Para realizar a compra, leve em consideração os suprimentos da máquina, se você pode dar conta de pagá-la e mantê-la sem acabar em prejuízo. Então, analise o valor da máquina e também dos seus insumos.
Também não compre sem estabelecer um gasto máximo. Lembre-se de avaliar se o investimento está dentro do seu orçamento.
A máquina de café tem uma boa assistência técnica?
Sendo a sua máquina de café um item de longo prazo, ele possivelmente precisará de manutenção, no mínimo, semestral, fora as vezes que podem ocorrer defeitos.
Antes de finalizar a compra, realize uma pesquisa a respeito da marca da máquina e da assistência técnica. Deve ser avaliada a distância e a qualidade do atendimento.
Pergunte ao vendedor se o produto possui assistência técnica vinculada à compra, pois isso significa ter visitas de profissionais que prestam manutenção gratuita.
No momento de realizar a compra, também converse com o vendedor e especifique sobre os itens de espaço e volume de vendas, assim será possível ouvir um profissional e ter a máquina de café perfeita.
Deixe seu comentário