O happy hour, em português, "hora feliz", surgiu, nos grandes centros, como uma alternativa para evitar o trânsito pesado na sua hora mais pesada. Algumas ideias de happy hour poderão fazer o seu restaurante aumentar o faturamento - enquanto os trabalhadores consomem e ficam mais relaxados, antes de declarar o dia por encerrado.
Talvez esta prática vá de encontro ao momento do dia em que você pode aumentar o faturamento do seu estabelecimento e, para isso, algumas dicas podem alavancar as suas vendas. Somente colocando atrativos é que o cliente vai optar pelo seu estabelecimento - ao invés do barzinho da esquina que serve uma cerveja gelada por um preço menor que os outros.
Isso porque você precisa agregar valor ao seu produto e serviço e, para isso, algumas dicas de como fazer um bom happy hour no bar ou restaurante podem ser fundamentais para atrair e fidelizar clientes.
Para servir, o proprietário pode continuar servindo o que já possui no seu cardápio, mas é possível diferenciar os produtos para o momento do happy hour. Aliás, diferenciar este momento é importante, pois causa ao consumidor um sentimento de urgência.
Em outras palavras, o restaurante pode anunciar que o horário do happy hour é das 17h30min às 20h. Sendo assim, o cliente já sabe que o seu bar ofertará os atrativos por, apenas, 2h30min do dia todo. Essa é a sensação primeira que pode ser provocada no seu cliente.
Mas ela não vai funcionar sozinha: para que o cliente queira correr pro seu restaurante ou bar, ele tem que receber produtos e serviços com valor, que diferenciarão o seu estabelecimento do resto da concorrência. Para isso, vamos passar algumas ideias para você servir no seu bar.
O que servir nos bares no happy hour
Comidas para compartilhar
Você pode servir o que já possui na rotina da sua operação, mas, quem sabe, possa servir em uma quantidade maior, a fim de que uma mesa inteira de clientes possam comer o mesmo prato. São belisquetes fáceis que atraem o público frequentador de happy hour. Isso vai deixar o ambiente mais descontraído, divertido e dará sentido ao nome de "hora feliz”.
Porções menores
Você pode, também, diminuir as porções: assim, se os clientes não quiserem compartilhar um único prato, poderão provar vários outros, se estiverem em mini porções. Quem sabe eles peçam uma porção de bolinho de feijoada e outra de pururuca com geleia. Esta é uma maneira de eles conhecerem todos os seus produtos - e retornarem, num outro horário, também.
Crie combos
Para o horário do happy hour, crie combos: chopp ou caipirinha em dobro, por exemplo. Quem sabe, ainda, uma porção de dadinhos de tapioca grátis na compra de 4 chopps? Faça suas contas e ofereça vantagens para que o cliente espere o trânsito diminuir no seu restaurante, aumentando, assim, o seu faturamento.
Crie um cardápio exclusivo
Para ser usado no momento do happy hour: neste cardápio poderão constar os combos, pratos grandes e as mini porções. O fato de o seu restaurante possuir um cardápio diferente para este público vai causar uma impressão de profissionalismo.
Busque novas referências de petiscos e drinks
Quem já é seu cliente pode querer experimentar novos produtos e, por isso, vale considerar o investimento de incrementar, pelo menos nesse cardápio para o happy hour, alguns petiscos e drinks novos. Quem sabe uma única caipirinha de frutas com alguma erva ou tempero e um pastelzinho de queijo coalho com melaço. São coisas simples que vão trazer brilho nos olhos dos seus consumidores. Inovar é preciso.
Forneça opções saudáveis
Pode ser uma salada ou um bolinho fitness de batata doce com frango. Inovar é fundamental, não é mesmo? E só o fato de o seu estabelecimento acolher clientes que estejam fazendo dieta ou possuem por hábito o consumo de comidas mais saudáveis, já vai fazer o seu restaurante se destacar de toda a concorrência.
Agora que você já pensou no que servir, ou seja, no seu produto, pense no seu serviço e na experiência que o seu cliente vai ter ao escolher o seu empreendimento para curtir o happy hour.
É possível, sim, contratar um cantor, mas, cá entre nós, todos os barzinhos e restaurantes já tiveram essa ideia. Vá além e inove, busque sempre referências a fim de atrair público. Talvez ele não seja o mesmo sempre - o que importa é deixar a casa cheia. Em outras palavras, noites de música temáticas são muito bem vindas (e é assim que se conquista uma variedade de público).
Ideias para dar brilho ao seu serviço:
Noites de música temática
Os tradicionais voz e violão tocando MPB, samba e/ou pagode já estão muito gastos. Inove: uma noite você pode oferecer jazz, noutra, quem sabe, músicas dos anos 80. Qual a idade do seu público? Faça um estudo, pesquise. Converse com o seu cliente, que poderá te dar muitas ideias. Ele é um cliente real e vai ter, com certeza, sugestões bacanas para fazer. A ideia de variar a música é para atrair e diversificar, tanto os seus atuais clientes (para não cansá-los), quanto novos.
Som de DJ ou disco de vinil
E se, ao invés de voz e violão, alguém puder tocar vinil no seu estabelecimento? Esta prática está conquistando públicos em diversas cidades grandes do país e pode ser um diferencial bacana para quem frequenta o seu restaurante. A música, ainda estará presente, mas há novidade no seu tocar. Um DJ pode ser, também, uma boa ideia.
Disponha de jogos e brinquedos nas mesas
É uma forma divertida de entreter o seu cliente, fazendo com que ele fique mais tempo no seu estabelecimento. O investimento é baixo: jogos de tabuleiro, de vareta, dominós, cartas. Não são somente as crianças que gostam de ser estimuladas, enquanto estão no bar - e esta é uma prática que já está consolidada em muitos botecos brasileiros e que tem dado certo.
Teste novas ideias
As ideias são sempre bem vindas e podem ser transformadas a qualquer momento. Quanto mais variedades no produto e serviço, melhor. E esta é uma boa maneira de testar novas práticas para o happy hour do seu estabelecimento. Não há certo e errado na hora de oferecer um diferencial: o que vale é reter o cliente, para que consuma mais e pense no seu estabelecimento como um lugar bacana, em que ele retornará, também, em outras horas do dia.
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