Para diferenciar sua hamburgueria das demais, você pode tentar várias estratégias que vão desde criar um cardápio exclusivo e/ou inovador até investir em diferentes ações de marketing digital, pensando em campanhas mais eficazes, capazes de atrair novos públicos e de fortalecer a presença da marca no mercado.
A combinação de pão, carne e queijo é queridinha dos brasileiros: segundo o Grupo Kantar de pesquisa de mercado, as compras de hambúrguer subiram quase 230% entre 2020 e 2024. Só no primeiro trimestre do último ano de levantamento, 47 milhões de pessoas consumiram a iguaria.
E, num mercado que só cresce, inovação e diferenciação somadas à criatividade podem diferenciar um negócio do concorrente do outro lado da rua, então leia as dicas deste artigo para não ficar para trás.
Como diferenciar sua hamburgueria da concorrência?
Vale (quase) tudo na hora de diferenciar um negócio no foodservice, principalmente hamburguerias: inovar no cardápio, melhorar a decoração do ambiente para tornar o restaurante instagramável ou mais acolhedor, atualizar a capacitação da galera de atendimento para todos ficarem mais alinhados com o tom de voz da marca etc.
Seja qual for o caminho escolhido por você, nunca se esqueça de que um estabelecimento no foodservice se destaca principalmente ao criar uma experiência gastronômica completa, pensando nos desejos do público-alvo.
Além disso, priorize aliar os objetivos, as visões e os valores da marca àquilo que ela transmite para a freguesia, senão, a associação entre identidade visual, fachada, nome, decoração, som ambiente e tudo o mais vai por água abaixo!
Por último, mas não menos importante, conheça o que as outras hamburguerias estão fazendo.
Como analisar a concorrência de hamburguerias?
O primeiro passo para uma investigação minuciosa de outras marcas é fazer um levantamento das que são concorrentes diretas e indiretas e entender por que você as considera assim.
Aí, vá atrás de conhecer como elas funcionam, quais são seus diferenciais, qual é o tipo de cardápio que elas adotam, quais são os preços praticados, como é o atendimento e quem as frequenta ou pede os produtos por delivery.
Anote tudo!
De tempos em tempos, repita a operação, seja visitando os estabelecimentos como cliente ou se apresentando como dono(a) de outra hamburgueria interessado em conhecer mais: esse tipo de acompanhamento lhe permite saber das tendências do setor e entender o que melhorar ou mudar para o seu negócio ser diferente – ou único.
Gostou da ideia de estudar a concorrência entre restaurantes? Uma das ferramentas que você pode adotar no processo é uma matriz de competitividade, voltada à análise do posicionamento da sua empresa em relação às outras com base em fatores relevantes para o mercado.
Confira a seguir.
Matriz de competitividade para hamburgueria: aprendendo a usar
Com a matriz de competitividade, dá para medir e comparar o desempenho de concorrentes de um mesmo nicho, identificando pontos fortes e fracos bem como diferenciais. Ao usá-la, gestores comparam, por exemplo, a qualidade dos produtos que vendem, mas não somente.
Crie a sua seguindo cinco passos básicos!
- Identifique a concorrência: considere tanto outras hamburguerias quanto mais tipos de restaurantes que servem hambúrgueres.
- Defina critérios de avaliação da competitividade: você vai querer avaliar preço, qualidade dos itens, variedade de opções no cardápio, forma de anotar pedidos ou quais outros aspectos?
- Atribua notas em diferentes quesitos: faça isso através de avaliações dos critérios predefinidos e para o seu negócio, mas também para os concorrentes, assim você vai identificar se está na frente ou atrás dos melhores do mercado.
- Catalogue as notas atribuídas: então, busque enxergar com clareza as áreas onde sua hamburgueria se destaca e onde precisa melhorar.
- A partir das conclusões, (re)pense estratégias: você deve atuar para melhorar nas áreas que pedem por atenção, mas também para manter lá no alto tudo o que já está bom.
Aceita um exemplo?
Imagine que seu negócio esteja localizado em uma área com muitas outras hamburguerias. Ao aplicar a matriz de competitividade, você descobre que seus concorrentes diretos (as tais hamburguerias) estão oferecendo uma maior variedade no cardápio, porém, com uma qualidade inferior.
Descobre também que a sua loja é vista como mais acolhedora e com melhor atendimento, porém o tempo de espera do pedido acaba não sendo dos mais incríveis.
Com essas informações, você pode ajustar o menu, oferecendo mais opções caso caiba no bolso e na operação, ou melhorar as ações de marketing do restaurante na busca por enfatizar o alto nível do atendimento.
Também pode buscar implementar tecnologias que vão ajudar a reduzir a espera, a exemplo de um cardápio digital para hamburgueria.
E, se ainda precisar de inspiração, outras dicas valiosas foram separadas para lhe trazer insights!
O que fazer para sua hamburgueria sair na frente da concorrência? Veja não uma, mas 11 excelentes dicas
Crie um hambúrguer especial atendendo a pedidos, um menu exclusivo, uma receita do chef, compre ingredientes de boa qualidade, venda no delivery, explore alternativas rentáveis e divertidas de promoções, use da tecnologia a seu favor…
São várias as possibilidades na hora de se diferenciar, por isso, inspire-se por estas dicas e saia na frente.
1. Crie cardápio ou receita exclusivos
Não invista só em receitas tradicionais, mas não as abandone. Em paralelo, busque agradecer quem quer novas experiências através das chamadas “receitas do(a) chef”. Você pode aproveitar e criar diferentes nomes para os produtos ou até testar hambúrgueres doces!
2. Atenda restrições
Tome o cuidado de oferecer alternativas veganas, vegetarianas, sem glúten, especiais para crianças e até para pets, por exemplo! Isso mostra que sua hamburgueria é preocupada com todos os tipos de público e consegue entregar qualidade e flexibilidade para todos.
3. Valorize ingredientes de qualidade
Não adianta querer cobrar mais caro do cliente e pagar barato nos ingredientes! Converse com fornecedores que sejam conhecidos pelos insumos frescos e de qualidade, planeje bem seu estoque e vá explorando sabores e temperos que transmitam o diferencial do seu hambúrguer logo na primeira mordida.
4. Invista também no ambiente físico
O ambiente faz parte da experiência e pode determinar o que as pessoas vão dizer sobre o seu restaurante, portanto, preze por móveis e decoração acolhedores e por uma identidade visual marcante o suficiente para gerar memórias positivas e desejo de voltar.
Distribua a mobília de forma que todos consigam circular sem problemas, teste acrescentar objetos temáticos se fizer sentido, não escureça muito as luzes ou cores das paredes para não parecer que você está tentando esconder algum tipo de sujeira e mantenha o restaurante sempre arejado.
Ao terminar esta leitura, confira outro artigo do blog com várias dicas de decoração para hamburgueria.
5. Conquiste no atendimento
Oferecer um serviço atencioso e com tom de voz alinhado ao dar marca, rápido e com menos erros possíveis significa criar uma boa relação com seus clientes, diferenciando-se de muitas hamburguerias que tratam o público-alvo sem colocá-lo como prioridade.
Dica extra: soluções de autoatendimento, como cardápios digitais, podem ajudar!
6. Faça delivery e/ou takeaway
Se você tiver infraestrutura e funcionários suficientes para entregas rápidas e corretas, compre as melhores embalagens, imprima sua marca nas sacolas, adote um cardápio inteligente para delivery e comece a vender nesse formato também!
O takeaway entra como opção se o seu público-alvo manifestar interesse em pedir, pagar e levar, sem ficar para comer.
7. Marque presença nas redes sociais
Ou seja, tenha perfis exclusivos do restaurante, mantenha-os atualizados, surfe nas tendências tomando cuidado para não ofender ninguém, celebre datas comemorativas, mostre o dia a dia do pessoal da cozinha e do salão, compartilhe segredos de dar água na boca etc.!
As possibilidades de posts para uma hamburgueria são infinitas.
8. Aposte em promoções criativas
E online ou offline, não tem quem não curta uma promoção, então, aposte nos descontos, mas também em programas de fidelidade, combos especiais, eventos temáticos e similares. Vale algo como “compre dois combos e pague só um” no Dia dos Namorados ou sortear brindes para os solteiros.
9. Vá atrás de parcerias estratégicas
Outra forma de se destacar é estabelecer parcerias com marcas vizinhas ou até mesmo com influenciadores. Que tal uma colaboração (collab) com um fornecedor de ingredientes premium que oferece uma carne de alta qualidade ou com uma padaria que tá dando o que falar por causa do pão artesanal?
Que tal também gravar um vídeo com uma figura conhecida da gastronomia para aumentar a credibilidade do seu negócio?
10. Ressalte a sustentabilidade
Cada vez mais consumidores dão valor à sustentabilidade na hora de escolher onde comer, por isso, teste novas práticas ecológicas como trocar suas embalagens de plástico por biodegradáveis ou optar por ingredientes orgânicos. Enfatize isso na divulgação do restaurante!
11. Tenha clareza na sua gestão
No final do dia, por mais clichê que pareça, a principal dica para se diferenciar no meio de um mar de estabelecimentos que já existem e garantir sucesso do seu negócio a longo prazo é ter clareza em relação a:
- dados de consumo apurados;
- status do relacionamento com fornecedores e colaboradores;
- interesses e necessidades do público-alvo;
- posicionamento da marca;
- organização da sua gestão; e
- planejamento de negócios.
Mais uma vez, a tecnologia entra como peça importante, então, fique ligado(a)! Com ela, aumentar as vendas na sua hamburgueria vai ser consequência de várias outras mudanças positivas.
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