Abrir um restaurante e manter uma boa administração requer alguns cuidados com a saúde dos colaboradores, do ambiente e principalmente do controle financeiro, já que ele é fundamental para que todo o resto vá bem.
Mesmo sendo um dos setores de negócios mais estáveis e resistentes, é imprescindível esse cuidado, já que o setor financeiro será responsável também pelo crescimento da empresa e pelo seu destaque diante da concorrência.
Pensando nas dificuldades que podem ser encontradas durante a gestão financeira, trouxemos algumas dicas de como administrar um restaurante ou bar financeiramente, atentando-se a pequenos detalhes que podem fazer a diferença no orçamento.
10 dicas para uma boa gestão financeira para o restaurante
A gestão financeira não trata apenas do cuidado com o dinheiro da empresa, mas com os colaboradores, o ambiente, os produtos e serviços oferecidos, a segurança e a opinião dos consumidores. Por isso, trouxemos algumas dicas que vão ajudá-lo a administrar um restaurante de forma completa e eficaz.
1. Plano de negócio para restaurante
O primeiro passo na criação de um restaurante, é fazer o plano de negócios. Ele será o documento responsável pelas metas e objetivos da sua empresa, guiando-o desde o começo para os caminhos que devem ser seguidos para garantir o funcionamento e atingir o sucesso do empreendimento.
Geralmente, esse plano está dividido em 5 etapas:
- análise de mercado e concorrência;
- plano de marketing;
- plano operacional;
- plano financeiro; e
- análise de cenário.
É muito importante que esse planejamento seja realizado antes de abrir as portas do restaurante e que todo seu conteúdo seja condizente com a realidade do investimento. Ao longo de cada evolução, você vai anotando o crescimento e criando objetivos cada vez maiores de forma muito mais segura.
2. Mantenha as licenças em dia
Para evitar multas ou até mesmo o fechamento do restaurante, é importante manter em dia todas as licenças e vistorias, assim você também garante que a sua equipe trabalhe tranquila e sem receio de problemas com as inspeções. As principais licenças para restaurantes são:
- Alvará de funcionamento.
- Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
- Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS).
- CNPJ.
- Cópia autenticada do RG e CPF do proprietário.
- Cópia do contrato de locação ou compra e venda do estabelecimento.
- Folha-espelho do IRPF.
- IPTU do imóvel.
- Manual de boas práticas de fabricação.
- Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).
- Registro de compra dos alimentos.
Entre outros documentos específicos exigidos pela prefeitura da sua cidade.
3. Fluxo de caixa
É indispensável que você tenha um bom controle de todas as movimentações financeiras do restaurante, certo? O fluxo de caixa é a prática de entrada e saída de dinheiro de um negócio, levando em consideração as vendas realizadas e contas a receber e a pagar.
Monitorando as receitas e despesas é possível chegar ao capital de giro, valor mínimo necessário para manter o negócio ativo, tornando possível enxergar de forma clara o saldo do restaurante e planejar o futuro da empresa.
Para realizar essa gestão, você pode abrir e fechar o caixa diariamente de forma manual aderir a um sistema de caixa para restaurante, que fará tudo de forma automatizada fornecendo relatórios diários e gráficos que podem auxiliar ainda mais no controle financeiro.
4. Automatize os pedidos com cardápio digital
Um recurso como o cardápio digital em que os consumidores possam realizar os seus próprios pedidos e encaminhá-los diretamente para a cozinha será um diferencial que, pela qualidade e agilidade no atendimento, trará mais pessoas para o seu restaurante, gerando mais lucro, reduzindo os erros nos pratos e aumentando a satisfação dos clientes.
Um cardápio automatizado também pode auxiliar em um fator extremamente importante para o crescimento do restaurante: o aumento do ticket médio. Quando é oferecido um atendimento de qualidade, moderno, próximo do consumidor, com ofertas especiais e variedade de produtos, é muito mais fácil fidelizar e atrair novos clientes. Tenha em mente que a tecnologia é um investimento que vai trabalhar a seu favor.
Além disso, é através da análise dos registros de quantos clientes atendeu em um dia que você poderá calcular o lucro e descobrir onde realizar novos investimentos, tornando o seu negócio cada vez melhor. Esse serviço fica muito mais simples quando é automatizado.
5. Precificação de cardápio
Essa é certamente uma das tarefas mais desafiadoras de quem deseja empreender. Ao precificar um produto, é necessário levar em consideração uma série de custos, operações, lucros e suas variações.
Em primeiro lugar, a comida que você vende precisa ter um preço honesto. Cobre pelo custo real dos ingredientes, profissionais, equipamentos, espaço, manutenções e, claro, adicione o seu lucro.
Tente observar os concorrentes, mas não baixe os seus preços ao se comparar, pelo contrário, valorize o que você está oferecendo e a qualidade do seu restaurante.
Uma dica importante é calcular os preços dos pratos e drinks individualmente, pois cada um possui um tipo e uma quantidade de ingredientes variados, além de preparos diferentes, necessitando de um valor que esteja de acordo com o seu preparo.
6. Controle de estoque
Um bom controle de estoque auxilia na economia do restaurante, já que é através dele que será possível realizar compras mais assertivas dos ingredientes utilizados nos pratos e evitar o desperdício.
É importante conhecer as receitas, manter o estoque atualizado e saber quais são os pratos mais pedidos do restaurante para que não faltem ingredientes.
Algumas dicas para o controle de estoque são:
- Classificar e dividir os produtos.
- Manter uma tabela atualizada sobre entrada e saída de produtos.
- Fazer a contagem e conferência regular do estoque.
- Criar uma ficha técnica do cardápio com os ingredientes de cada prato.
- Possuir um responsável pelo estoque.
7. Faça uso do marketing digital
As redes sociais são as melhores plataformas para divulgar o seu restaurante, já que grande parte das pessoas passa o dia inteiro atenta às atualizações do Instagram, TikTok, Twitter e Facebook.
A inscrição é gratuita e você pode abusar da criatividade com fotos dos pratos, detalhes do ambiente, apresentação da sua equipe, criação de pequenos vídeos de montagem de pratos e até mesmo dicas de receitas.
Incentivando que os clientes interajam, tirem fotos das refeições ou com os amigos você divulga o seu restaurante de forma gratuita e pode recompensá-los com cupons de descontos ou cortesias enquanto você recebe em troca a entrega de uma boa divulgação que pode trazer mais clientes para o estabelecimento.
8. Esteja atento aos desperdícios
Economizar é fundamental e, para isso, é importante utilizar equipamentos que colaborem para a economia de energia e água do restaurante, além de mantê-los desligados sempre que não estiverem em uso.
Separar os alimentos, possuir uma parceria com uma rede de coleta de materiais recicláveis e encaminhar o lixo orgânico para alguma horta municipal são formas de iniciar um restaurante sustentável e boas alternativas para o ambiente e para a consciência também.
9. Tenha um sistema ERP
Ele auxiliará em toda administração do restaurante de forma muito mais ágil e organizada. O sistema ERP é certamente o melhor conselho quando se trata de gestão financeira, já que ele automatiza e unifica em apenas um lugar alguns serviços como:
- Contabilidade.
- Finanças.
- RH.
- Suprimentos.
- Patrimônio.
- Vendas.
As funções podem variar de acordo com o aplicativo para gestão de restaurante escolhido e o tipo de serviço contratado.
10. Tenha uma pessoa responsável pelo setor financeiro
Mesmo com ajuda da tecnologia, é importante possuir uma pessoa responsável por administrar as finanças do seu restaurante e estar atenta às contas a pagar, entradas de mercadorias, investimentos e lucros, podendo assim realizar um melhor planejamento para crescimento constante do negócio.
Lembre-se que o restaurante é a soma de muitas pessoas, funções e objetivos e todos esses fatores merecem carinho e cuidado especial para andar em equilíbrio.
É fácil entender a importância de uma administração financeira, já que é através dela que o gestor poderá estabelecer metas, reduzir erros e tomar decisões mais seguras para manter e expandir a empresa.
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