Como se tornar um dono de restaurante bem sucedido

Entenda quais aspectos na administração do seu restaurante, se bem trabalhados, farão com que você se torne um dono de restaurante bem sucedido.

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dono de restaurante

Administrar qualquer negócio exige muita disciplina. Os donos de restaurantes são categóricos ao afirmar que administrar um restaurante, exige muito mais. Isso porque são custos que, às vezes, não conseguem ser exatamente mensurados, como a de gramatura de determinado ingrediente em determinada receita.

Assim, o que tornará um empresário do ramo de alimentação bem sucedido, além de trabalho duro, é a boa administração do seu estabelecimento. E administrar bem um restaurante está além de ter as planilhas preenchidas e sob controle: exige atenção em cada detalhe.

Começando pelo básico da administração de qualquer negócio, entenda seus custos. Se um ingrediente for difícil de calcular, como mais acima escrevemos, é importante manter uma ficha técnica para cada receita do seu prato. Essa dica vale ouro e tornará os seus controles ainda mais fortes.

Calculou todos os custos, desde os ingredientes em cada prato até os custos variáveis, impostos e folha de pagamento? Foque nos seguintes itens:

  • Produto: o seu produto deve ser diferenciado de toda a concorrência, seja pela qualidade, seja por uma especificidade da sua culinária. Quanto mais exclusivo e de qualidade for o seu produto, maior o preço que você poderá cobrar. Vá além, pesquise o que o mundo está fazendo de diferente e legal, que você possa adaptar ao seu negócio. Traga novidades nos sabores do seu cardápio. Inove, invente e crie!
  • Serviço: manter uma equipe engajada e se tornar um líder, ao invés de um chefe, vai te fazer decolar na frente da concorrência. Isso porque é uma das tarefas mais difíceis da administração: lidar com pessoas. Cada uma com as suas particularidades, dificuldades, defeitos e virtudes. Entender qual o potencial de cada um e desenvolvê-lo, às vezes, leva tempo - e, nesse meio tempo, muitas equipes podem se acabar e recomeçar, com novos membros. Esta é a maior dificuldade.

Um dono de restaurante bem sucedido sabe que a equipe deve estar SEMPRE motivada, que as folgas e as férias devem estar em dia para que eles possam descansar e que, acima de tudo, eles têm na figura do patrão alguém com quem podem contar. Uma dica valiosíssima, para todo o negócio de modo geral, mas, principalmente, para unir a equipe, mesmo que haja rotatividade, é incutir na cabeça de todos os funcionários, incluindo na sua própria, qual é a visão, a missão e os valores da empresa.

É algo imaterial: não apenas servir comida italiana, por exemplo, mas, sim, servir felicidade. O que vai motivar todo mundo a sair da cama. E servir felicidade, nesse exemplo, não é só para o cliente, não: é o patrão servindo felicidade para os funcionários, os funcionários para os clientes. É um ciclo virtuoso que começará a ser alimentado, diariamente, seja através de dinâmicas ou reuniões. 

O dono de restaurante bem sucedido tem para si qual o motivo do seu sonho, que vai muito além de preparar uma refeição e ter lucro. O lucro e a refeição serão consequências.

  • Experiência: como vai a experiência do seu cliente no seu estabelecimento? E dos seus funcionários com o seu negócio? Se somarmos o produto de qualidade ao serviço de excelência, falta proporcionar novidades durante a estadia do cliente no seu estabelecimento e encantá-lo, seja através de uma novidade ou produto exclusivo. 

De novo: um dono de restaurante de sucesso está sempre atrás de novas maneiras de fidelizar o seu cliente. Uma das mais fortes é entender, como explicamos um pouco mais acima quando falamos de serviço, que o seu próprio funcionário também tem de estar encantado. Um dono de restaurante bem sucedido é um líder e leva todo mundo junto na hora de escolher e modificar algo no seu negócio, sem que haja resistência, tanto dos funcionários quanto dos clientes.

Voltando para o tópico da experiência, o que você tem que fazer é criar algo único, que representará e fortalecerá a sua marca: seja a decoração, os menus do dia, uma novidade como cardápio digital. Se o restaurante for italiano e você quiser vender felicidade, que tal treinar seus funcionários para serem divertidos?

Mantendo os custos em ordem

Um dono de restaurante de sucesso, depois de tudo isso, é o dono que lucra. Que pode afirmar que todo o esforço é recompensado, porque ele está com os custos controlados, inventa promoções, treina e engaja a equipe, passa de mesa em mesa e pergunta sugestões. Mas faz tudo com base na matemática, sem arriscar perder grandes montas.

restaurante de sucesso

Hábitos fundamentais

Ah.. um hábito fundamental é saber ouvir: já falamos que precisa ouvir o funcionário, mas se faz necessário ouvir o seu cliente. Mesmo que ele seja grosseiro e não saiba se expressar: o dono de restaurante sabe que precisa ser um pouco psicólogo para lidar com muitos tipos de pessoas.

dono de restaurante de sucesso

Um dono de restaurante bem sucedido, é aquele que sabe que o restaurante é o lugar para onde o cliente vai a fim de substituir uma comida caseira, no sossego de sua casa e que, portanto, merece todo o carinho de uma acolhida familiar, confortável e que o deixe satisfeito. 

O dono de restaurante sabe que, na grande maioria das vezes, o que o coloca como bem sucedido é uma soma de pequenos detalhes, muitas vezes deixados de lado pela concorrência.

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